OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Comida por quilo

Comida por quilo
Se você costuma comer em restaurantes que servem comida por quilo, sabe como é difícil escolher os itens certos em meio a tanta variedade. Mas dá, sim, para montar o prato ideal, que vai ajudá-la a alcançar seu objetivo - emagrecer, manter o peso.
Confesse: diante de tanta fartura comum aos restaurantes por quilo, é complicado fazer um prato com exatamente o que você precisa para atingir uma destas cinco metas - que pode ser emagrecer, manter o peso, obter energia para a ginástica, ingerir mais nutrientes ou engordar com saúde.
Em geral as pessoas comem com os olhos e não é raro bater aquela vontade de provar um pouquinho de tudo - o que significa, no fim das contas, encarar um prato que mais parece o Monte Everest. Nesse momento de gula o que menos importa é o paladar (não é à toa que o sushi é acomodado bem ao lado da porção de rondelle).
Mas com um pouco de autocontrole e algumas informações dá para fazer tudo diferente. Sabendo que cada alimento exibido no bufê tem a sua finalidade, é possível escolher os itens certos sem o perigo de pecar por excessos. Assim você aproveita as vantagens desse tipo de restaurante - cuja praticidade e tempero caseiro vêm bem a calhar. 
A seguir, veja os exemplos de menus ideais que se encaixam nestas situações:
Emagreça sem sofrer
Para eliminar peso é preciso consumir menos calorias do que se gasta. Isto significa ingerir mais itens magrinhos e abrir mão, pelo menos até chegar ao peso desejado, dos alimentos engordativos dos restaurantes por quilo - musses, bolos, tortas etc. Veja o que você deve escolher e, ao lado, como seria a refeição ideal.
Sugestão de cardápio:
1 prato de salada com folhas variadas (agrião, alface, rúcula) e legumes (tomate, cenoura); 
4 col. (sopa) de arroz; 
1 fatia (100 g) de maminha ou frango grelhado; 
2 escumadeiras de vegetais cozidos (brócolis, chuchu e couve-flor, por exemplo)
Valor calórico aproximado: 400 calorias
Coma mais nutrientes
Se você está procurando uma alimentação mais saudável e rica em vitaminas e minerais, deve saber que esses nutrientes estão presentes nos mais variados tipos de verduras, legumes e frutas. E, quanto mais colorido seu prato ficar, maior gama de itens nota dez estará consumindo. 
A carne de soja pode substituir a vermelha, se estiver disponível no bufê e se você gostar. 
De qualquer maneira, o importante é incluir uma porção de proteína - e de preferência variar nos dias da semana. Segunda-feira carne vermelha, terça frango, quarta peixe e por aí vai. Assim enriquece seu cardápio e não enjoa.
Ah, e escolha sempre as que são leves (nada de empanadas ou fritas).
Sugestão de cardápio:
4 col. (sopa) de arroz integral; 
1 fatia média de torta de legumes; 
1 escumadeira de vegetais (espinafre cozido e berinjela); 
1 sorvete de frutas;
Valor calórico aproximado: 400 calorias
Manutenção
Quem quer conservar o corpinho em cima deve usar o bom senso: não precisa ficar amarrada a uma dieta do tipo camisa-de-força mas, em contrapartida, também não deve abusar. Na hora de fazer o prato, priorize a variedade de alimentos para garantir a ingestão de todos os nutrientes. Isso é bem fácil nos restaurantes por quilo, que trazem de tudo um pouco. 
Como está no peso certo, você pode se permitir um pequeno excesso - não mais que isso para não perder as formas. Então, escolha algo que adora: uma fritura como pastel, coxinha de galinha ou frango empanado, ou se servir de um doce como sobremesa.
Sugestão de cardápio:
4 col. (sopa) de arroz; 
4 col. (sopa) de feijão; 
1 filé de frango (100 g) empanado; 
1 escumadeira de legumes cozidos (cenoura e vagem); 
1 taça de musse de maracujá.
Valor calórico aproximado: 500 a 600 calorias
Busque energia para malhar
Se você faz 1 hora e meia de exercícios, precisará de carboidratos - arroz, massa, pães. O melhor é não comer demais no almoço e fugir de alimentos de digestão lenta, como as proteínas - presentes principalmente nas carnes. Mas para fugir da flacidez e ganhar massa muscular, não deixe de ingerir uma porção deste grupo de alimentos à noite. As fibras também devem ser evitadas para quem vai se exercitar dali a pouco tempo, porque retardam o processo de absorção dos carboidratos. 
O ideal: um tipo de macarrão com molho ao sugo, que é bem levinho porém substancioso.
Sugestão de cardápio:
4 rondelles com recheio de ricota e molho ao sugo; 
1 pêra.
Valor calórico aproximado: 400 a 500 calorias.
http://luanacoelho.com.br/COMIDA-POR-QUILO.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário