Como escapar da epidemia de obesidade
Nunca antes na história deste país os brasileiros foram tão gordos!Uma pesquisa divulgada há poucas semanas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o excesso de peso atinge 48% das mulheres brasileiras e 50,1% dos homens acima dos 20 anos.
Entre as crianças entre 5 e 9 anos, 30% sofrem com sobrepeso, enquanto o índice é de 20% entre os jovens de 10 a 19 anos. Os números do estudo, realizado com 188,4 mil pessoas, dão a dimensão de uma epidemia silenciosa que abre caminho para mais de 30 doenças, como diabetes e hipertensão.
O pior é que, se a população não mudar os maus hábitos, a realidade tende a se agravar. No ritmo atual, em 10 anos 30% da população estará acima do peso adequado, mesmo índice dos Estados Unidos, onde a obesidade é hoje um grave problema de saúde pública.
Na raiz dessa epidemia estão o sedentarismo e uma alimentação rica em açúcares e gorduras e pobre em nutrientes. Segundo a última Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada pelo IBGE entre 2002 e 2003, os brasileiros estão substituindo o tradicional arroz e feijão por comida pronta ou processada. Para complicar, apenas 10,2% da população com 14 anos ou mais se exercita regularmente.
Para fugir das estatísticas de quilos extras, não há outra maneira que não controlar a alimentação e praticar atividade física. Às vésperas do verão, as academias costumam lotar, quando o objetivo é afinar o silhueta para ficar bem na roupa de praia.
Mas uma vida saudável só se conquista com bons hábitos o ano inteiro. Para ajudar você nessa missão, o Publications International e o How Stuff Works elaboraram sugestões para uma vida saudável. Confira.
1: Siga um programa regular de exercícios
Uma caminhada rápida de 30 minutos queima algo em torno de 1,5 mil calorias por semana, ou seja, 78 mil calorias por ano. Exercícios cardiovasculares são excelentes para o coração e pulmão, mas adicione à sua rotina uma ou duas sessões semanais de musculação para tonificar seus músculos.
2: Tenha um parceiro de treinos
Saber que alguém está esperando você para treinar já é um motivo e tanto para não faltar. Além disso, o treino é, sem dúvida, bem mais agradável quando se pode também conversar.
3: Movimente-se enquanto trabalha
Levante-se e caminhe um pouco nas suas “paradas” dentro do escritório. Quando em frente ao computador, sente-se corretamente.
4: Faça pequenas refeições durante o dia
É melhor comer seis pequenas refeições durante um dia inteiro do que três grandes refeições. Você sentirá menos fome e o seu metabolismo trabalhará mais acelerado.
5: Hidrate-se
Beba, no mínimo, oito copos de água durante o dia. Isso não inclui café, refrigerante ou suco.
6: Tome sempre um bom café da manhã
Pular o café da manhã é um método que muita gente utiliza quando quer emagrecer. Mas estudos já comprovaram que pessoas que tomam café da manhã regularmente têm menos chance de se tornarem obesas.
7: Não polua o seu corpo
Evite o cigarro, excesso de álcool e drogas ilegais. Tudo isso faz mal e pode inibir a perda de peso.
8: Abandone as frituras
Opte por assar ou grelhar a sua comida. A fritura só acrescenta calorias desnecessárias à comida.
9. Proteja-se do sol
O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer. A exposição ao sol é o principal fator de risco. Use sempre bom protetor solar.
10: Cuide das emoções
Se você estiver emocionalmente mal, seu sistema imunológico ficará mais vulnerável e, você, mais suscetível a doenças. Não ignore o que quer que esteja passando em seu coração e mente. É saudável reconhecer suas emoções e buscar o equilíbrio.
11: Seja menos estressado
O estresse pode causar ou agravar muitas condições de saúde. Então, não se aborreça por qualquer coisa.
12: Priorize o sono
Uma noite mal dormida causa estresse e aumenta os níveis de cortisol e insulina no corpo, tornando mais difícil a perda de peso.
13: Curta a vida
Embora seja importante ter um bom emprego e assumir responsabilidades, a vida precisa ser desfrutada. Ria de si mesmo e divirta-se o mesmo tanto que você trabalha!
http://wp.clicrbs.com.br/vidasaudavel/tag/obesidade/
Nenhum comentário:
Postar um comentário