OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 6 de setembro de 2011

Como escapar da armadilha alimentar no Domingo de Páscoa?

Como escapar da armadilha alimentar no Domingo de Páscoa?



Quem é que não espera ansiosamente o Domingo de Páscoa? Assim como o Natal, a Páscoa é o dia em que as famílias se reúnem em volta de uma mesa farta para se deliciarem com tortas, pães recheados, bolos, colombas pascais, doces e chocolates! Mas, não é porque você está fazendo uma dieta ou está tentando manter o peso que deixará de comer essas gostosuras, não é? Conheça melhores opções na hora de se alimentar e não extrapole na quantidade.

Planeje seu almoço de Páscoa. Independente de ser em casa ou em um restaurante, escolha alimentos de fácil digestão e com baixo valor calórico, como:

  • Saladas à base de verduras e legumes, temperadas com azeite, limão, sal ou mostarda. Evite maionese e molhos cremosos.



  • Carnes magras: como os cortes bovinos: lagarto, filé mignon, coxão duro, coxão mole e patinho; peixe de músculo claro (bacalhau, badejo, corvina, garoupa, linguado, pescada) e aves (principalmente a região do peito, sem pele).



  • Acompanhamentos: arroz, batata cozida ou assada, polenta, cuscuz e massas com molho simples, como o de tomate (esqueça aqueles com creme de leite ou leite de coco, eles são muito gordurosos).



  • Sobremesas: opte pelas frutas típicas de sua região, utilizando-as picadas, na forma de saladas de frutas com gelatina, cozidas ou assadas (com canela e adoçante). Evite os cremes, mousses, pavês, tortas ou bolos com recheio, eles contêm muita gordura em sua composição (proveniente dos ovos, manteiga ou margarina e creme de leite), são muito calóricos!


  • Na Páscoa é muito comum a troca de presentes especialmente a de ovos de chocolate. Se você não está querendo "cair na tentação", avise seus familiares e amigos que este ano, ao invés de ganhar ovos imensos, você prefere uma caixinha de bombons ou um ovo menor.Se você é o único de casa que está querendo emagrecer ou está preocupado em manter o peso, não vá ao supermercado comprar doces, colombas pascais ou chocolates para presentear seus familiares. Imagine só a vontade que você irá passar! 

    Lembre-se que a quantidade a ser comprada deve ser limitada: o consumo de doces - em excesso - não é saudável nem para quem está acima do peso e nem para quem é magro.
    Se você já ganhou, mesmo antes do Dia da Páscoa, um farto ovo de chocolate ou uma colomba pascal, o que fazer? Ficar com vontade de comê-lo, não é benéfico para ninguém. No entanto, devorá-lo em poucos minutos, também não é.

    Para não se descontrolar, você pode resolver essa situação de duas maneiras: abra o presente, experimente um pedacinho e compartilhe-o com seus familiares e amigos, assim, sua tentação logo poderá acabar; ou coma um pedacinho e guarde o restante em um recipiente, de tal forma, que você possa ir consumindo aos poucos, ao longo de toda a semana.
    Dessa forma, você não sobrecarregará seu organismo de calorias extras e nem sua consciência de culpa. Muitas pessoas acreditam que o chocolate diet possui menos calorias que o tradicional. Não se iluda!

    Apesar de não possuir açúcar e sim adoçante, esse tipo de chocolate, em geral, contém um teor maior de gordura para ter a mesma consistência de um chocolate comum. Aí é que mora o perigo, pois, dessa forma, ele acaba sendo tanto ou até mais calórico que o tradicional. 
    Portanto, ele é indicado apenas para as pessoas diabéticas e não para aquelas que querem emagrecer.
    Seguindo essas dicas, você não correrá o risco de exagerar na alimentação e não terá o sentimento de "arrependimento", típico das segundas-feiras após as grandes festas.

    http://vilamulher.terra.com.br/como-escapar-da-armadilha-alimentar-no-domingo-de-pascoa-11-1-70-66.html?origem=materias_relacionadas 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário