OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 11 de setembro de 2011

Como treinar seu cérebro para emagrecer


Como treinar seu cérebro para emagrecer

Os alimentos altamente calóricos olham para você como se estivessem te chamando? Se os chocolates dizem “coma-me” e você não resiste, saiba que é possível controlar seu cérebro para trocá-los por saladas e alimentos saudáveis.
Isso porque não há uma razão biológica para a maioria de nós preferirmos sorvete a brócolis. A razão disso é o instinto, e lutar contra ele é o maior desafio.
Esse tal instinto – inimigo das dietas – é do tempo das cavernas, literalmente. Na maior parte da história humana, as pessoas não tinham alimentos o suficiente. Por isso a procura por gordura e alimentos altamente calóricos era grande – tudo pela sobrevivência.
Agora, as opções de alimentos são variadas e facilmente adquiridas. Mesmo assim, o cérebro tende a buscar alimentos ricos em calorias sempre que eles estão por perto, para evitar morrer de fome como no passado.
Isso ajuda a explicar porque aquele bolo de chocolate é tão irresistível, ou porque você dá aquela paradinha na loja de doces, mesmo sabendo que precisa seguir a dieta.
Analogamente, é uma situação como a de um dependente químico que se viu livre do vício ao passar por uma clínica de reabilitação, mas que não pode ver a droga pouco tempo depois ou pode cair na tentação novamente.
Pesquisas no Japão também sugerem que os desejos são influenciados pelo ambiente, como mulheres japonesas viciadas em sushi. O desejo por algum tipo de alimento é influenciado também por tradições alimentares e culturais.
Mas até os chocólatras podem trocar o chocolate pelas frutas. Quando uma pessoa desiste de alimentos que costumava desejar e consegue perder peso por isso, psicologicamente esse alimento fica associado negativamente.
Confira abaixo três passos para trocar os alimentos gordurosos pelos saudáveis:
  • Limpe seus armários: gosta muito de chocolate e está engordando por causa disso? Retire todos os indícios dele de sua casa – desde os bombons até os cookies. A tigela que costumava receber doces pode receber agora bolinhas de gude, ou quem sabe flores para a decoração.
  • Transporte alimentos saudáveis: leve maçãs ou a fruta de sua preferência na bolsa. Barrinhas de cereais também são boas pedidas. Assim, quando bater aquela fome e você não estiver em casa, poderá continuar seguindo a dieta saudável.
  • Alimentos pouco saudáveis? Só no meio da refeição. Nas primeiras duas semanas da dieta, o ideal é que se evite comer alimentos pouco saudáveis, para se desprender do desejo. Depois disso, é possível comer até 100 calorias daquela comida no meio da refeição.
É a “técnica do sanduíche”. Se você come chocolate no início de uma refeição, quando você estiver com muita fome, por exemplo, seu cérebro vai associar o chocolate com a sensação de saciedade e felicidade. Se você ingere o doce no final, o cérebro vai se lembrar de como ele foi delicioso da última vez que você provou. Por isso, quando bater a vontade de chocolate, prefira ingerir no meio da refeição.[CNN]

A maneira futurista de comer sem engordar: Alimentos vaporizado

Cientistas finalmente arranjaram uma forma de você poder saborear uma barra de chocolate sem engordar nem um pouquinho: vapores de alimentos. Literalmente, em vez de você comer seu prato preferido, você pode inalar seu vapor e sentir seu sabor.
O aparelho que possibilita isso foi inventado por um cientista de Harvard, mas é na França que existem dois “Le Whafs”, restaurantes que oferecem o vapor. Ele vem de um líquido especialmente preparado, com o sabor dos alimentos. A máquina faz com que esse líquido vire uma nuvem de vapor, contida em uma grande redoma de vidro.
Calcula-se que “cheirar” o vapor do “Le Whaf” por dez minutos fazem com que você ganhe apenas 200 calorias, o que equivale a duas barrinhas de cereal.
David Edwards, o professor de Harvard que inventou o aparato, acredita que ele representa uma forma futurista de comer.
Algum leitor aí seria adepto dessa nova forma de dieta? [Jezebel]

Como almoços controlados podem te ajudar a perder peso

Quando pulamos uma refeição ou comemos muito pouco para tentar emagrecer, o efeito pode acabar sendo contrário ao desejado. Depois disso, geralmente sentimos mais fome. Mais tarde, podemos acabar comendo um pouco mais… ou até muito mais do que comeríamos normalmente.
Mas existe uma forma de emagrecer e não sentir uma fome voraz depois das refeições, o que pode colocar tudo a perder. Um novo estudo indica que se você almoçar comendo porções controladas de alimentos, pode perder até 11 quilos em um ano.
Pesquisadores monitoraram a dieta diária de 17 voluntários. Eles forneceram um buffet para que os participantes pudessem comer o que quisessem no almoço por uma semana.
No almoço das duas semanas seguintes, metade do grupo teve que escolher apenas uma das seis opções disponíveis no buffet, que eram porções controladas de alimentos, como um prato de macarrão ou de sopa. Eles foram liberados para comer o quanto quisessem nas outras refeições. A outra metade dos participantes do estudo continuaram a comer o que e quanto quisessem do buffet em todas as refeições.
O estudo mostrou que os participantes que comeram porções controladas nos almoços consumiram 250 calorias a menos por dia, e perderam uma média de meio quilo durante as duas semanas.
Ou seja, comer porções controladas nas refeições é uma maneira simples e de baixo custo para reduzir o número de calorias. Em um ano, essa dieta resultaria na perda de pelo menos 11 quilos.
Se você não conseguir comer porções controladas em todos os almoços, fazer isso em alguns dias da semana já ajuda a reduzir o ganho de massa. [LiveScience]

Uma má economia pode fazer você comer mais

Se você optar por uma fatia de bolo ao invés de um pedaço de fruta para sua sobremesa, mesmo tendo pleno conhecimento dos quilos a mais que a escolha lhe confere, pode não ser sua culpa.
Segundo uma nova pesquisa, uma combinação de más notícias sobre a economia e seus instintos de sobrevivência pode ser a verdadeira culpada pela sua cintura redonda.
Vários estudos já abordaram a questão da “sobrevivência”. As pessoas são levadas a pensar, evolutivamente, que os recursos são escassos, e por isso tendem a escolher alimentos mais calóricos.
Agora, a pesquisa descobriu que notícias de queda no mercado de ações, ou altos níveis de desemprego, podem ativar essa “mentalidade de sobrevivência”.
“Ter essa mentalidade significa que as pessoas sentem que seus recursos estão em perigo, e compensam esse fator escolhendo alimentos ricos em calorias, que sustentam a vida”, disse o pesquisador Anthony Salerno, da Universidade de Miami, EUA.
No estudo, Salerno e seus colegas “prepararam” os participantes para ter uma mentalidade de sobrevivência.
Os participantes deveriam fazer um teste de habilidade verbal. Eles viam uma série de letras e eram instruídos a apertar um botão se as letras formassem uma palavra. Para metade dos participantes, a maioria das palavras era relacionada à sobrevivência, incluindo “privação” e “resistir”.
Os participantes foram então convidados a avaliar seu desejo por certos alimentos. Aqueles preparados para ter uma mentalidade de sobrevivência foram mais propensos a preferir um sanduíche de alto teor calórico a um de baixo teor calórico. Em contraste, aqueles preparados para uma mentalidade de “abundância” (com palavras como “muito” e “amplo”) preferiram o sanduíche de baixa caloria.
Em um segundo experimento, os participantes foram preparados para ter mentalidade de sobrevivência ou de prazer (usando palavras como “satisfação” e “agradável”). Participantes com mentalidade de sobrevivência eram mais propensos a querer um sanduíche grande rotulado como “com alto teor calórico” do que um rotulado de “gostoso”. Para aqueles com a mentalidade de prazer, o oposto ocorreu.
Segundo os pesquisadores, os resultados sugerem que publicar informações de calorias em menus de restaurantes pode ter um efeito contrário ao pretendido. Para as pessoas em modo de sobrevivência, a informação de calorias pode fazer com que escolham alimentos mais calóricos, com a ideia de comer o quanto for possível.
No entanto, muitos estudos atuais mostram que a publicação de calorias em menus tem muito pouco efeito – positivo ou negativo -, independentemente de como o cérebro das pessoas estão “programados” para pensar.[MSN]

Nutrição: Como emagrecer para sempre

Sejam 3 ou 30 quilos que quer perder, se seguir algumas regras pode manter os resultados por muitos e muitos anos!

O intestino deve funcionar bem
É através do trânsito intestinal que o organismo elimina toxinas e transporta a gordura para o exterior. Para conseguir que a sua barriga funcione como um relógio, deve consumir alimentos ricos em fibra: fruta, legumes, cereais e pão integral.
As fibras servem também para atenuar a fome, pois transmitem uma mais rápida sensação de saciedade.

Mexa-se!

Só emagrecerá se gastar mais calorias do que as que consome. Ignore o elevador e vá pelas escadas, dance enquanto aspira, inscreva-se na natação ao fim de semana, pedale na bicicleta, corra para o autocarro. Só assim conseguirá queimar o que come. Para além disso, um organismo exercitado tem, ao longo de todo o dia, um gasto energético mais eficaz. Durante uma dieta, o organismo vai buscar energia aos 'armazéns' que são as suas coxas, rabo, barriga ou braços. Pode até conseguir perder bastantes quilos sem actividade física, mas vai ter mais dificuldade em manter-se magra do que alguém que faça ginástica. O exercício diminui a taxa de gordura corporal e aumenta a massa muscular, o que lhe dará um aspecto mais tonificado e elegante. Uma caminhada de 15 a 20 minutos por dia pode ser a solução.

Espere dez minutos antes de petiscar

Se lhe deu vontade de petiscar, faça outra coisa. Tome um banho, vá dar um passeio, telefone a alguém. Regra geral, a vontade passa.

Evite as grandes oscilações

Passar o dia todo sem comer nada e, depois, chegar a casa e atacar a despensa é o pior que pode fazer. Cada vez que o corpo não recebe a quantidade de comida de que necessita para a sua manutenção diária reage como se estivesse a enfrentar um racionamento. O instinto de sobrevivência faz com que o gasto calórico seja menor, para que possa armazenar energia. Ou seja, tudo o que comer vai ser aproveitado ao máximo em vez de ser rapidamente metabolizado. O ideal é comer pequenas quantidades muitas vezes ao dia. Nunca esteja mais de três horas sem fazer uma refeição leve a não ser, obviamente, durante a noite.

­Não às dietas iô-iô

Perder e recuperar peso de forma sucessiva, torna o emagrecimento cada vez mais difícil. A perda de peso muito rápida, caracterizada essencialmente por perda de massa magra, leva a um enfraquecimento do organismo e a um novo aumento de gordura mais repentino, que só muito dificilmente será eliminada. A perda de peso rápida pode também trazer consigo inestéticas estrias e complicações como a anemia. O emagrecimento lento é mais duradouro.

. O pequeno-almoço é obrigatório

Nunca deixe de comer bem de manhã. Beber apenas um copo de leite ou um café e um bolo é um erro grave para quem quer emagrecer, pois tudo o que comer ao acordar será melhor digerido e terá com mais energia para fazer face ao resto do dia.
Inclua fruta natural no seu pequeno-almoço, as proteínassó devem ser incluidas caso exista um aumento das necessidades (adolescência , gravidez, amamentação).

. Coma devagar

Comer à pressa é péssimo para a digestão. Se não tem o hábito de mastigar bem os alimentos faça o seguinte: pouse o garfo no prato depois de cada bocado e não volte a enchê-lo até ter esvaziado a boca.

. Evite os alimentos salgados

Consome com frequência queijos, enlatados, carnes fumadas, temperos prontos e batatas fritas ou aperitivos de pacote? As comidas ricas em sal causam retenção de líquidos. O corpo adquire um aspecto inchado. Se tem celulite deve ter especial atenção a este problema.

. Congele

Divida os cozinhados em pequenas porções que pode congelar. Assim, só vai comer o necessário.

. Prefira sempre a ementa menos gorda

Se costuma almoçar num restaurante ou cantina onde tem à sua disposição vários pratos, escolha sempre a ementa com menor quantidade de gordura: é melhor comer carne grelhada que frita, mas é preferível frita que guisada. Evite os alimentos fritos. Os pratos guisados ou estufados podem até ser saudáveis se a gordura utilizada for exclusivamente o azeite.

. Coma pouco à noite

Reduzir a ingestão de gorduras ao jantar é essencial para emagrecer. Comer demais à noite resulta em armazenamento de reservas porque esta é uma altura do dia em que o gasto de energia é mínimo.
O importante não é a que horas come mas sim o que come e em que quantidade. No entanto, o organismo gasta menos calorias à noite porque é um período de repouso. Assim, deve optar por fazer uma refeição leve ao jantar, como uma sopa ou um copo de leite com uma tosta.

. Reserve as bebidas alcoólicas para os dias de festa

Além das calorias extras, o álcool, com excepção para o vinho tinto, não traz qualquer benefício para o organismo. Contem as chamadas calorias 'vazias', que engordam sem alimentar.

. Durma bem

Oito horas pode parecer muito quando temos tantas coisas para fazer, mas é o mínimo que devemos dormir para recuperar forças. O sono reequilibra mente.

. Cuidado com os doces

Para a maior parte das pessoas, aqui é que a dieta se torna mais difícil. Para um amante de doces, a vida perde todo o encanto se não tiver direito à sua recompensa diária sob a forma de um chocolate, fatia de bolo ou taça de sobremesa. Se quer emagrecer vai ter mesmo de cortar nos doces, o que não quer dizer que não possa comer uma pequeníssima guloseima todos os dias, um bonbom, uma bolachinha de chocolate ou dois quadradinhos de chocolate. Outra opção é estar toda a semana sem comer doces e comer uma sobremesa ao domingo. Prefira os doces com fruta, como mousse de manga, tarte de maça ou bolo de laranja.

. Engane a fome

Tenha sempre à mão, em casa, na gaveta da sua secretária do emprego, dentro da sua mala, pacotes de leite, iogurtes, fruta, bolachas integrais e meia dúzia (amêndoas, nozes, avelãs, cajús).
. Deixe as travessas na cozinha
Quando se for sentar è mesa, leve apenas o prato já servido. Evita assim a tentação de repetir. Sirva-se só uma vez.

. Deixe de fumar

O alerta não é novo, mas nunca é demais repeti-lo. O cigarro prejudica a oxigenação sanguínea e das células o que, por exemplo, causa celulite. Como se não bastasse, fumar envelhece a sua pele.

. Tome um suplemento vitamínico

É importante garantir níveis diários de certas vitaminas e minerais. Se tem uma alimentação pobre em frutas e legumes, tome um suplemento vitamínico, pelo menos quando se sentir mais cansada. Essenciais são também os anti-oxidantes, que combatem os radicais livres causadores de cancro. Estão presentes na Vitamina C (citrinos), beta-carotenos (cenoura, tomate e legumes laranja e avermelhados), vitamina E (grão, ovos, óleos vegetais e folhas verdes), magnésio (nozes e grão), zinco (grão, trigo, frutos do mar, carnes), crómio (cereais) e cálcio (leite).

. Substitua

O azeite e os molhos de salada podem ser substituídos por sumo de limão, mostarda e ervas aromáticas. Corte com os refrigerantes e opte por água, chá ou sumos naturais leves (melancia, melão, ananás, maracujá ou uva). Substitua o pão branco por pão integral, o leite gordo por meio gordo, a manteiga por requeijão e as bolachas por pão com fibras.

. Dê um salto ao corredor macrobiótico

Sempre que for ao supermercado, dê um pulo ao corredor dos produtos naturais. Conheça os produtos que se comercializam, leia os rótulos e veja se alguma coisa lhe agrada.

. Marque na agenda o 'dia dos disparate'

Hamburguers, cachorros-quentes, gelados com cobertura, cheese-cake, qual de nós não é simplesmente louca por, pelo menos, uma destas coisas? É possível comer qualquer um deles de vez em quando, mas não por sistema e há cuidados a ter na hora de escolher. Se quiser comer um hamburguer reforçado, daqueles grandes e cheios de molhos, dispense as batatas fritas e a sobremesa. Quando quiser comer as batatas, não coma o hamburguer. Se for lambuzar-se com um gelado, coma uma refeição saudável e pouco calórica primeiro. Quem adoptar por este tipo de estratégia, pode comer 'fast-food' mais ou menos de 20 em 20 dias. Com duas condições: coma apenas pratos leves nas outras refeições desse dia. A outra é que este tipo de farra gastronómica não pode mesmo tornar-se um hábito...

Receita para emagrecer com saúde e para sempre

Para emagrecer com saúde e para sempre, é necessário seguir uma fórmula.
Para começar é importante fazer uma alimentação correta, e para isso é preciso inserir no cardápio bastante fruta (4-5 porções/dia), dando preferência àquelas que são menos calóricas e com mais líquido como o melão, a tangerina, a melancia, o morango e até o mamão.
Mastigar devagar é um hábito muito difícil de se desenvolver, mas é um dos pequenos segredos que fazem a dieta funcionar. Por isso  mastigue bem os alimentos e assim além de melhorar a digestão será mais fácil sentir a hora certa para parar de comer.
Considere as frituras um inimigo diário, e não dê trégua. Evite também o sal em excesso já que pode causar retenção hídrica provocando uma sensação desagradável de inchaço.
Nunca fique muitas horas sem comer, este é o principal motivo das dietas ficarem pela metade. Não pule as refeições e beba bastante água nos intervalos.
A reeducação alimentar é um processo que sempre evolui passo a passo de forma a fazer parte naturalmente da rotina diária, e o organismo responde sempre muito bem a uma alimentação equilibrada. 
Não tenha pressa, os resultados irão aparecer. O pensamento deve estar em cumprir o compromisso e não nos quilos a menos pois eles são uma consequência natural e inevitável.

Como emagrecer com saúde – Dicas

Quer perder peso, mas sem que isso afete a sua saúde? Atualmente isso é mais simples do que parece. Conheça algumas dicas que farão com que você tenha uma alimentação muito mais saudável e – ainda melhor – lhe ajudarão a emagrecer.

Dicas Como emagrecer com saúde   Dicas Coma frutas. De todas as cores, tipos e sabores. Além de serem pouco calóricas em sua maioria, têm uma vasta gama de vitaminas necessárias à sua saúde.
Faça seu prato ficar mais colorido, com saladas e verduras de todas as cores. De preferência, os legumes preparados no vapor, para que não percam seus nutrientes. E as verduras sem adição de óleo, e pouco sal.
Evite pão, arroz e batata. Que possuem muitos açucares maléficos ao organismos e que queimam rapidamente, fazendo com que a sensação se fome retorne rapidamente e criando assim um processo que se torna uma bola de neve.
Tome muito chá verde. Pode ser ingerido quente ou gelado, a gosto. É antioxidante e ajuda na prevenção de inúmeras doenças.
O Tomate é um alimento com baixíssimas calorias.
O pepino é rico em muitas vitaminas e em água, o que o torna um excelente diurético, ajudando, assim, a eliminar as toxinas do organismo.
Coma aveia, que é rica em fibras este alimento pode ser consumido em flocos, ele ajuda na formação do bolo fecal auxiliando a digestão.
O arroz integral é um tipo de arroz repleto de minerais que são perdidos quando o arroz é polido, o tipo integral é rico em fibras que acaba atuando junto à aveia para melhor digestão
Uma fruta que também é um ótimo diurético (que ajudam, também, a eliminar gordura) é a maçã. Use e abuse.
A gordura ômega-3 encontrada no peixe é de muita importância para a prevenção de doenças e o bom funcionamento do coração. Se for consumir carne os peixes frescos são a melhor opção e com poucas calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário