OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 10 de setembro de 2011

Emagrecer: Resgatando os prazeres da vida


Por Rodrigo Aquino

Emagrecer sendo Feliz. Não acredito em fórmulas mágicas durante o processo de emagrecimento, mas tenho provas de que essa fase deve ser leve, prazerosa e reveladora.

O primeiro passo a ser dado é desenvolver o querer e, para que esse querer esteja repleto de comprometimento (com a causa, com a saúde), devemos nos livrar de tudo aquilo que nos aborrecer, dos lixos internos que acumulamos e que nos fazem ficar "pesados".
Minha experiência em consultório me fez crer que "engolir sapo" é altamente calórico.

O segundo passo é resgatar os prazeres da vida, entendendo que a comida não é e não precisa ser a única fonte de delícias. O nascer do sol pode ser saboroso, caminhar ou estar com os amigos pode ser confortante (muito mais que um bombom).

Trocar afetos por bolos e tortas é uma troca injusta e ineficiente. Por um instante, o alimento preenche o vazio interno, satisfaz momentaneamente determinada carência, tudo bem! Mas fazer isso é o mesmo que abastecer um carro a álcool com gasolina. Ele pode até andar, mas vai engasgar até estragar o motor.

Nesse momento, o terceiro passo se apresenta - as vezes com cara de "bandido", revelando tudo aquilo que por tempos foi ocultado atrás da gordura. Medos inseguranças, incertezas, frustrações... Sentimentos escondidos e soterrados por balas, barras de chocolates e sanduíches.

Remover os entulhos e encará-los, talvez seja complicado, mas não deixa de oferecer o enorme prazer de encontrar, entre incertezas, inseguranças e quilos em excesso um ser poderoso e forte - que vale mais do que pesa. Encontrar novos caminhos para o dia-a-dia, um estilo de vida mais saudável e pleno guarda um inesquecível sabor de vitória.

Essas revelações trazem a leveza pr'alma e pro coração. Esteja certo disso e, partir desse instante, tudo ficará mais fácil. Definição de metas na dieta, assumir com convicção o tratamento (seja ela qual for) até encontrar o ponto de equilíbrio - físico, mental e emocional.

Emagrecer é um ato de amor-próprio, de busca pela auto-estima e de todos os prazeres da vida: social, profissional, familiar, sexual. Emagrecer ajudar o indivíduo a resgatar sua identidade.

Por isso, entre nessa aventura de peito aberto, em busca de sua felicidade e não para atingir padrões estéticos pré-estabelecidos pela nossa sociedade. Ao emagrecer (sendo) feliz, perceberá que a conquista dessa leveza, do corpo e da alma, será uma conquista eterna.
Rodrigo Aquino   E-email: rodrigo.aqn@uol.com.br

 http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/07/17/402-emagrecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário