Vou contar uma história… Esses dias fui até a endocrinologista (coisa normal para a maioria das mulheres) e qual foi a minha surpresa??? Vário quilo a mais, que não havia previsto.
Uma pergunta que sempre me faço, e acredito que a grande maioria das mulheres faz é “Por que emagrecer é tão difícil?”
Seria tão fácil se todas nós conseguíssemos emagrecer com a mesma facilidade que temos de engordar.
O problema maior em uma dieta é que a grande maioria das pessoas que sofre de sobrepeso acha que emagrecer acontece do dia para noite. Mas na verdade isso só acontece se você quiser passar por uma lipoaspiração….
Mas a verdade é uma só: a eficiência de uma dieta não depende só do método. Se você não tem alguma doença que prejudique o emagrecimento, qualquer dieta funciona. Basta FAZER DIREITO. E o maior problema está justamente nestas duas palavras: fazer direito.
Fazer direito significa segurar as vontades e seguir as regras da dieta até chegar ao seu objetivo.
As pessoas querem emagrecer 1 quilo por semana, no mínimo. E quando percebem que isto não acontece, acabam desistindo. Ou começam a seguir dieta só de segunda a sexta, como se sábado e domingo não contassem no processo.
A ansiedade é um dos sentimentos que mais estraga dietas por aí. Muita gente come para aliviar a ansiedade (eu, por exemplo). Stress, depressão, problemas de relacionamento, solidão, raiva, frustração e até mesmo tédio também estão na lista dos “Sentimentos que Engordam”, pois acabam com a nossa força de vontade.
Resumindo: emagrecer é difícil porque NOSSA CABEÇA atrapalha o processo. As maiores dificuldades não estão nas dietas, mas dentro de nós.
Mas, se são os sentimentos que nos impedem de emagrecer, como lidar com eles?
Paciência e perseverança…. São as palavras certas para quem quer emagrecer. É preciso entender que emagrecer muitos quilos DEMORA MESMO.
Criar expectativas irreais sobre a dieta só piora as coisas. Você pode ficar frustrada e ansiosa, o que resultará no objetivo contrário: ENGORDAR.
Dicas:
• Se você estiver passando por um momento de stress na vida, espere um pouco para começar a dieta. É muito difícil lidar com privações quando estamos chateados. E as dietas exigem privações, pois não podemos comer uma série de coisas e precisamos dizer “não” para nós mesmos muitas vezes por dia. Se receber não já é uma coisa difícil, imagine quando estamos chateados.
• Se você procura calma ou conforto na comida, não arrisque dietas com muita restrição alimentar. Por exemplo: dietas que tiram todo o seu carboidrato. Dificilmente uma pessoa ansiosa consegue ficar muitos dias sem carboidrato. Neste caso, prefira dietas que permitam mais variedade de alimentos, incluindo frutas ou um pedacinho de chocolate aqui e ali. O Sistema de Pontos é ótimo nestes casos.
• Toda vez que você sentir vontade de sair da dieta, preste atenção no sentimento que marca o momento do “eu não vou aguentar”. É tristeza? Irritação? Ansiedade? Frustração? Tente identificar os sentimentos que fazem você sair das suas dietas. Descobrindo quais são os sentimentos envolvidos no seu fracasso, você pode procurar outros meios para lidar com eles. Algo que consiga substituir a comida.
• Lembre-se: FAÇA SEMPRE EXERCÍCIOS FÍSICOS!
Se você nota que já tem prejuízo psíquico como vergonha de comer pelo excesso de quantidade de comida que você tem necessidade de ingerir, vergonha de expor seu corpo em alguns tipos de vestimentas, baixa auto-estima entre outros procure imediatamente ajuda. Você pode desenvolver um transtorno ansioso generalizado, depressivo ou alimentar.
Cuide-se! A palavra é prevenção, e não tratamento.
Colaboração: melhor amiga
http://www.mulhermodesta.com/index.php/2011/06/por-que-emagrecer-e-tao-dificil/
Nenhum comentário:
Postar um comentário