OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 11 de setembro de 2011

6 dicas para começar o ano novo mais magra

6 dicas para começar o ano novo mais magra

by Silvia
O maior obstáculo para quem quer emagrecer é fazer com que suas metas se tornem realidade, afinal para perder peso, além de muita força de vontade e de um bom planejamento, é necessário disciplina e uma mudança em seu estilo de vida. Muitas pessoas resolvem pular essa parte, buscando dietas rápidas e restritivas, mas sabemos que esse não é um caminho saudável pois pode trazer prejuízos à nossa saúde.

Para ajudar você a encontrar a maneira correta para emagrecer, trouxemos 6 estratégias infalíveis para emagrecer com saúde.

1. Faça um compromisso

Para ter um emagrecimento saudável e duradouro sabemos que não é nada fácil, pois leva tempo e esforço. E além de tudo acaba se tornando um compromisso vitalício. Certifique-se que você está pronto para fazer mudanças permanentes e que você os fará pelas razões certas.
Antes de qualquer coisa é necessário estar focado, afinal essa atitude acaba gerando um grande desgaste físico e mental. Portanto, antes de fazer qualquer mudança em seu estilo de vida, resolva todos os outros problemas que tiver, seja ele em relação aos estudos, finanças ou até mesmo conflitos de relacionamento. Com tudo isso resolvido, fica mais fácil você se dedicar às mudanças de hábitos, sem que nada atrapalhe.

2. Encontre a sua motivação interna

Ninguém pode emagrecer por você, portanto quem deve dar início às mudanças é você mesmo. Mudar para agradar aos outros também é uma tática que não dá certo. Antes de mais nada, você deve querer mudar por si mesmo e para agradar a si próprio, com a consciência de que isso trará benefícios à sua saúde e à sua autoestima.
Elabore uma lista com as razões pelas quais você deseja emagrecer, pois dessa forma você ficará mais motivado e ajudará a focar nos reais objetivos. Coloque essa lista em um lugar visível e de preferência perto das tentações, como na porta da geladeira ou da despensa, pois assim você estará sempre lendo e isso ajudará a evitar a gula.

3. Estabelecer metas realistas

Isso pode parecer óbvio, porém estabelecer metas inalcançáveis é mais comum dos que se pensa. Não adianta pensar em emagrecer 10 kg em um mês, quando sabemos que isso é praticamente impossível. Procure fazer metas realistas e curtas, como perder 500g a 1 kg por semana. Desta maneira é mais fácil cumpri-las e assim não haverá riscos de frustrações.
Na hora de estabelecer a quantidade de calorias ingeridas a cada dia e a quantidade de tempo para os exercícios devemos fazer a mesma coisa, ou seja, devemos estabelecer uma quantidade realista. Não adianta querer comer apenas 500 calorias por dia ou 1 hora de exercícios diários, quando sabemos que não daremos conta.
Em relação às calorias, comece com 1500 calorias e vá reduzindo após um período, pois assim seu corpo não sofrerá com a redução drástica de calorias. Em relação aos exercícios ou caminhadas, comece com 15 minutos diários e aumente conforme achar necessário.

4. Desfrute de alimentos mais saudáveis

Uma ótima maneira de reduzir a quantidade de calorias ingeridas é adotando hábitos e alimentos saudáveis, como grãos integrais, frutas, verduras e legumes. Ter uma dieta equilibrada e variada não quer dizer que a quantidade calórica deve ser grande. Muito pelo contrário, afinal, boa parte dos alimentos saudáveis não possuem muitas calorias.
Adote um café da manhã rico em frutas e grãos integrais, lanches saudáveis com fontes de gordura monoinsaturada como azeite, nozes e amêndoas e refeições com muita verdura e legumes. Peixes duas vezes por semana também é recomendável, além de cortar o açúcar, escolher produtos com baixo teor de gordura e restringir o consumo de carne vermelha.

5. Exercite-se regularmente

A chave para emagrecer é queimar mais calorias do que você consome. Por exemplo, 3500 calorias equivale a cerca de 1 quilo de gordura, portanto, você precisa queimar 3500 calorias a mais do que ingere para perder 1 quilo. Pode parecer muito, mas se você distribuir ao longo de uma semana, verá que não é tão difícil assim.
Se você cortar 500 calorias da quantidade total de calorias diárias, em uma semana você conseguirá perder 1 quilo (500 calorias x 7 dias = 3.500 calorias). Se você praticar exercícios físicos, conseguirá acelerar a queima com certeza, além de trazer muitos outros benefícios: Seu humor vai melhorar, fortalecerá o seu sistema cardiovascular, reduzirá a sua pressão arterial, além de ajudar na manutenção do peso.

6. Mudar sua perspectiva

Nenhum plano de emagrecimento terá sucesso se você achar que deve comer alimentos saudáveis apenas por algumas semanas. É preciso rever seus conceitos em relação à sua alimentação e adotar hábitos alimentares saudáveis para o resto da vida. Porque se não for assim, com certeza os quilos perdidos voltarão e ainda de corre o risco de ganhar mais alguns extras.
O grande desafio de emagrecer, consiste em se manter magro após a dieta e isso só é possível com uma mudança nos hábitos e atitudes que sabotam sua perda de peso. Aprendendo a lidar com os seus sabotadores, você conseguirá vencer o que tanto teme, que é a volta dos quilos ingratos e assim garantir uma boa forma física de uma vez por todas.
É claro que nem sempre são flores e algumas recaídas podem acontecer. O importante é não desistir e recomeçar a batalha no dia seguinte. Lembre-se, você pode até perder uma batalha mas jamais deve perder a guerra. Todas as mudanças fazem parte de um longo processo, que é uma mudança de vida e de alimentação e obstáculos aparecerão durante essa longa jornada.
Fique focada em seus objetivos, pois com certeza os resultados valerão a pena todo o esforço dispendido em seu projeto de emagrecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário