OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Hortaliças realçam o seu prato

Talvez você não conheça todos os alimentos listados aqui e não saiba como são bons para a saúde. Eles são, igualmente, deliciosos e ricos em nutrientes importantes. Experimente-os. Acrescentamos algumas ideias de receitas:
1 – Alho - Não recomendamos fazer isto sozinho. Encontre alguém que esteja disposto a compartilhar a experiência. Remova as camadas fininhas e mais soltas de uma cabeça de alho, fatie um pequeno pedaço do topo, borrife levemente com um pouco de azeite, embrulhe em papel-alumínio e asse em forno preaquecido a 180ºC durante aproximadamente uma hora. A seguir, esprema a pasta cremosa que sairá da casca do alho e espalhe sobre torradas quentes. O resultado não só é delicioso como também lhe proporcionará uma imensa dose de thioallyls, nutriente fitoterápico capaz de baixar os níveis de colesterol no sangue, além de impedir a formação de coágulos que podem vir a lesar o coração. Cientistas acreditam que você possa baixar seu colesterol em aproximadamente 9% só de comer alguns dentes de alho fresco, diariamente, durante um período de até seis meses.

2 – Abacate - É verdade, é rico em gordura, mas trata-se de gordura “boa” – do tipo monoinsaturado, que ajuda a baixar o nível de colesterol. Experimente amassar um abacate maduro com um pouco de suco de limão, uma cebola e um tomate picados como recheio de batatas cozidas ou panquecas.

3 – Funcho - Também conhecido como anis ou erva-doce, o funcho tem sabor adocicado e é levemente licoroso. As folhas delicadas podem ser usadas como tempero em sopas e ensopados. A base larga e bulbosa é servida como legume e pode ser comida crua ou fatiada e cortada em cubos para ensopados, sopas e recheios. O funcho ajuda a digestão e combina bem com peixes.

(Fonte: Dicas Secretas – Reader’s Digest)
http://br.mulher.yahoo.com/hortali%C3%A7as-real%C3%A7am-seu-prato-145811898.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário