OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 25 de setembro de 2011

"O meu desafio foi emagrecer"

"O meu desafio foi emagrecer"
Depois de ser taxada de gorda na última edição do Big Brother Brasil, Bruna Tavares, que arrematou o terceiro lugar na atração, venceu a provocação feita no programa. Secou 7 kg e ainda garante: "Vou afinar mais 5 kg e realizar o sonho de ser modelo de passarela"

POR FABIANA GONÇALVES  FOTOS: CAIO MELLO

Com apenas 23 anos, ela saiu do anonimato ao deixar a cidade de Taió, 15 mil habitantes e a 4 horas de Florianópolis, SC, quando foi escolhida para entrar na sétima edição do Big Brother Brasil. Bruna Tavares não apenas participou do programa como ganhou a atenção e o carinho do público, a ponto de ficar entre os três finalistas. "Acho que consegui fazer com que uma cidade tão pequena do sul do País, e que nunca havia estado em uma manchete nacional, ficasse conhecida sem ser por falcatruas", brinca a jovem, que arrematou o terceiro lugar, depois de mais de três meses de confinamento.

Além de ter iniciado um romance com o Alberto (outro participante da casa) - que ela garante que está de vento em popa - , a loira ficou conhecida como a mais gordinha da turma. Falavam que ela comia demais. "Eu saí da casa com a impressão de que passei três meses lá dentro só comendo. As pessoas me viam e diziam: 'Nossa, você é alta. E não é gorda como parecia na TV'. Se, por um lado, isso era um alívio, por outro, sabia que tinha de mudar essa imagem. E logo", diz.

"E olha que nem engordei tanto quanto parecia no vídeo. Foram 7 kg no total. Mas, na tevê, a impressão era de uns 12 kg", brinca a loirinha. "Confesso que saí do programa aborrecida com isso, pois, com exceção do Alberto, todo mundo engordou. Mas só eu fiquei com a fama", lamenta.

Menos 5 kg em duas semanas

Por outro lado, Bruna revela que os comentários sobre o seu corpo foram o estímulo para que ela virasse o jogo.
"Conversando com a Carol (Carollini Honório), eu prometi, em cadeia nacional, que assim que saísse do programa iria emagrecer. Lancei um desafio, não para os outros, mas para mim mesma - porque sei que preciso da minha imagem para trabalhar", diz. "Assim, corri atrás do prejuízo e consegui. O que são 7 kg, perto dos 18 kg que havia engordado e secado dois anos atrás? Isso aconteceu, embora ninguém soubesse", compara.

fidelidade ao cardápio
Confira abaixo o menu que fez a loirinha secar os 18 kg há dois anos e, agora, mais 5 kg em duas semanas
CAFÉ DA MANHÃ - 8 h
●1 omelete feita com cenoura ralada e 1 fatia de queijo branco
●1 fatia de melancia
LANCHE DA MANHÃ - 10 h
●1 pêra ou 200 ml de água-de-coco
ALMOÇO - 12 h
●1 porção de carne grelhada ou assada
●Salada de folhas à vontade e 1 tomate fatiado, temperada com sal e limão
LANCHE DA TARDE - 15 h
●1 iogurte com lactobacilos vivos JANTAR - 17 h
●Salada de folhas à vontade, temperada com sal e limão
●1 porção de carne vermelha ou ave grelhada ou assada
CEIA - 20 h
2 fatias de abacaxi
 
Determinada, Bruna Tavares conta que, na primeira semana depois de deixar o BBB conseguiu queimar 2 kg. "Isso foi só porque voltei à rotina que tinha antes da atração na tevê, com uma dieta que sempre seguia quando eu me sentia cheinha", entrega.
Determinada, Bruna Tavares conta que, na primeira semana depois de deixar o BBB conseguiu queimar 2 kg. "Isso foi só porque voltei à rotina que tinha antes da atração na tevê, com uma dieta que sempre seguia quando eu me sentia cheinha", entrega.

"Na segunda semana queimei mais 3 kg. Além da boa alimentação, voltei a correr por uma hora, todo dia. O fato de ter voltado à atividade física foi bom porque ganhei facilidade para perder os extras", admite a moça. "Reduzir o carboidrato também foi essencial no meu caso. Eu deixei de lado arroz, feijão, pães, massas, cereais, porém mantive as frutas, que comia nos intervalos das refeições para não me sentir fraca e sem disposição", explica.
"Nossa alimentação dentro da casa do BBB era rica em carboidratos. Até porque não havia muitas opções na hora das compras. Pouca oferta de frutas, verduras e legumes.
Por outro lado, todos comiam muito arroz, feijão, massas e carne", conta a moça que, cá entre nós, era muito elogiada por ser uma cozinheira de mão cheia.
"Ao contrário da Íris, que fazia pratos maravilhosos, eu cozinho o básico. Comida do interior, sabe?", diz com modéstia.

"Foi difícil seguir a dieta, mas sabia que tinha de ser persistente até o quarto dia, pois a partir dele o corpo se acostuma com a mudança"

Outra desvantagem que a ex-maquiadora de Taió lembra é que na casa do Big Brother não havia horários determinados para as refeições. "Nós comíamos quando sentíamos vontade, pois não tinha aquela coisa de fazer refeições juntos, diariamente. A comida ficava lá, disponível. E vontade nem sempre é sinônimo de fome... Verdade seja dita: eu não era a única, todos devoravam o que tinha à disposição", entrega.

MEDIDAS
Altura: 1,76 m
ANTES
Peso: 70 kg
Manequim: 44
DEPOIS
Peso: 63 kg
Manequim: 40
Uma dieta infalível: inventada por ela!
Como essa não foi a primeira vez que a catarinense precisou emagrecer com dieta - aliás, dos 13 aos 18 anos, quando era modelo em Santa Catarina, Bruna vivia de regime: "Quilos a mais significavam trabalhos a menos", lembra ela. "Na época era bem magra, pesava 50 kg. Quando a balança subiu para 52 kg, eu não conseguia mais desfilar e desisti", lamenta.
Nessa época, a bela voltou para Taió, fez curso de maquiagem e passou a trabalhar em um salão de cabeleireiros como maquiadora. "Consegui manter os 52 kg por quase três anos, mas, de uma hora para outra, comecei a engordar absurdamente. E não era comendo doce. Ao contrário da minha fama no programa, adoro salgados! Na época não fazia exercícios, o peso foi subindo, subindo. Em 2 anos, eu já havia chegado a 80 kg. Eu me sentia deprimida, mas não conseguia sair daquela situação", lamenta Bruna, que tinha, então, 21 anos.
"Até que, um dia, decidi que iria mudar aquilo. Era modelo, não poderia relaxar daquele jeito. Foi assim que comecei a seguir a dieta que inventei. Passei a fazer caminhadas pelas ruas de Taió. Em poucos meses já corria, mas o processo foi gradativo: um minuto de corrida e outro de caminhada; 5 de corrida e 5 de caminhada... Em um mês, já corria 10 minutos. No segundo mês, eram 20, até que passei a correr uma hora", lembra.
"O resultado foi tão bom que, em menos de seis meses, tinha perdido 18 kg", comemora a loira que, depois desse período e já magra, mandou vídeos e cartas para as três últimas edições do BBB. "Em todos eu fui chamada, fiz testes, mas imagino que só no último me encaixei no perfil que eles buscavam. Ainda bem", comemora a jovem.
Dá para notar pelas fotos os 7 kg adquiridos por Bruna durante os meses de confinamento: bochechas arredondadas, seios maiores, braços gordinhos e barriga saliente. Bem diferente da silhueta enxuta atual!
"Minha vida melhorou", afirma Bruna, que agora promete emagrecer ainda mais. "Voltei a ser magra, porém quero ser modelo de passarela e, para isso, preciso secar mais 5 kg. Vou atingir essa meta", responde a moça. Quem duvida?
seios e cintura recuperados
Bruna Tavares realizou outro grande sonho: diminuir os seios para manequim 42. "Estou conhecendo outro mundo.
Eles incomodavam porque eram grandes demais. Além do lado estético, já estava ficando com problemas na coluna e nos ombros por causa do peso dos seios. Logo, não titubeei e fiz a cirurgia na primeira opotunidade. Vida nova", brinca.
Sobre a lipoaspiração: "Não foi nada programado, mas quando a doutora Ana Patrus (Clínica Santé) perguntou se queria secar aquelas gordurinhas mais difíceis de ser eliminadas com atividade física, eu respondi: "Ah, já que estou aqui, pode fazer", conta, rindo.
A loira revelou que, diferentemente da recuperação da lipo, bem mais tranqüila, a dos seios foi árdua. "Tive de ficar mais de 40 dias sem movê-los. Mas não me arrependo. No caso da lipo, cheguei a fazer duas sessões de drenagem num mesmo dia para reduzir os inchaços", conta. "Mas esse incômodo passa logo.
Olha só o resultado", comemora Bruna, que, depois da recuperação das cirurgias, secou mais 2 kg.
SÍMBOLO IMAGENS (STILL). DIVULGAÇÃO: TV GLOBO / KIKO CABRAL. PRODUÇÃO: GABI GABRIEL E RENATA MUSSI. 
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: CAROL KANAAN. 
CABELO E MAQUIAGEM: SAYURI ODO E JOÃO AFONSO. 
ELA USA: LIEU JOLIE (TOP LUREX E TRICÔ), RENNER (SHORTS), EMPÓRIO NAKA (SAPATOS), ALPHORRIA (VESTIDO), FAZENDO ONDA (BIQUÍNI), SWAROVISKI (COLAR), ACESSÓRIOS MODERNOS (PULSEIRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário