OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 10 de setembro de 2011

Veja dicas para ficar com um corpo perfeito como as japonesas




Veja dicas para ficar com um corpo perfeito como as japonesas.

Ter uma silhueta esbelta é muito comum entre a população nipônica, e motivos não faltam para isso. Os japoneses ingerem pouca gordura, muitos vegetais, alimentos crus e muito peixe, ao invés de carne, que tem digestão mais lenta. Mas não é só o conteúdo de sua alimentação que determina a saúde e a forma física dos japoneses. Uma lição passada de pai para filho por muitas gerações torna a tarefa de ter um corpo saudável muito mais fácil, baseando-se em um principio simples: a mastigação oriental.

Uma mastigação mais compassada é o primeiro passo para uma boa digestão. “Quando os alimentos chegam ao intestino delgado bem triturados fica mais fácil a seleção do que deve ou não ser aproveitado. Isso transforma a digestão em um processo mais rápido e saudável”, explica a nutricionista Luiza Machado.

Além disso, a saciedade que uma refeição consumida de forma mais lenta traz é maior e mairápida. “São necessários cerca de 15 minutos para o cérebro assimilar a inge isso, se a mastigação for lenta, o tempo para o organismo perceber esse processo é suficiente”, diz Luiza.

Diminuir a sobrecarga no sistema digestivo também é outro bom motivo para seguir o conselho da população oriental e ter uma mastigação e deglutição mais pausadas.

E além de todos os benefícios para a saúde, dessa forma de mastigação, os sabores também ficam muito mais intensos e as refeições são muito mais apreciadas para os adeptos dessa prática. “É na boca que estão localizadas as papilas gustativas. E a sensação de saborear os alimentos é muito mais intensa se feita de forma lenta”, explica Luiza.

Para ter uma ingestão mais saudável e uma mastigação mais lenta aí vão algumas dicas:

- Descanse os talheres (ou hashis): assim você evita colocar mais alimento com a boca ainda cheia.

- Separe tempo para as refeições: dessa forma fica mais fácil comer devagar sem colocar a desculpas nos compromissos futuros.

- Sinta o gosto e a textura dos alimentos: assim é possível despender mais tempo com a mastigação e ao mesmo tempo apreciar o sabor da refeição.

- Não faça refeições na frente da TV: para mastigar lentamente é necessário se concentrar na refeição. E a televisão é um meio de se distrair.

http://culinariajaponesa.terra.com.br/integra.php?id_conteudo=61&canal=8

Nenhum comentário:

Postar um comentário