OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Reeducação Alimentar e emagrecimento

por Profª. Vânia Almeida quinta-feira, 3 de setembro de 2009 
 
Hoje, a vaidade é uma realidade e a busca pelo corpo perfeito é uma constante no dia-a-dia de muitas pessoas. No entanto, a “amiga” do peso em excesso é a má alimentação. A falta de tempo para comer, o estresse, a invasão dos “fast-foods” são inimigos da alimentação saudável. Comer o desnecessário tornou-se uma armadilha para quem busca o peso ideal.

Atualmente, a fórmula encontrada pelos nutricionistas é a reeducação alimentar. Manter bons hábitos alimentares é um processo de mudança comportamental que faz com que a pessoa passe a consumir somente o alimento necessário para o seu organismo. Ou seja, a melhor maneira de perder os quilinhos em excesso é aprender a comer o ideal.

A reeducação alimentar tem como objetivo apontar os nutrientes variados, sem a restrição total de nenhum alimento. O grande segredo de fazer uma alimentação mais saudável é respeitar a individualidade, ou seja, quanto mais próximo da realidade de cada um, mais fácil será o processo de mudança.


Não adianta orientar um executivo que mora sozinho e trabalha o dia todo a comer refeições caseiras todos os dias. Ou mesmo proibir um ‘chocólatra’ de comer chocolate.

Vários fatores devem ser levados em consideração para a elaboração de um cardápio que proporcione um emagrecimento e a manutenção de peso: idade, profissão, peso, horários e rotina diária, tempo disponível para realização das refeições, patologias existentes, condições socioeconômicas, necessidades nutricionais e alergias alimentares.

O processo educativo implica em mudanças nos hábitos alimentares que devem ser incorporadas gradativamente, ou seja, dia após dia. Deste modo, a probabilidade de terem continuidade, uma vez adotadas, é muito maior.

A alimentação deve ser personalizada, porém, orientações básicas podem garantir o sucesso dos resultados:










Beba diariamente pelo menos dois litros de água.
• Faça de cinco a seis refeições por dia, evitando ficar um período superior a 4 horas em jejum, pois seu nível glicêmico diminuirá muito e sua compulsão alimentar pode aumentar.
• Consuma uma fruta natural desidratada ou como suco, barra de cereais, iogurte nos intervalos das principais refeições.
• Procure não abusar de líquidos durante as refeições.
• Evite condimentos fortes (pimenta) e molhos à base de gorduras.
• Não se alimente em locais sem boas condições de higiene geral.
• Não consuma alimentos perecíveis que estejam expostos ao meio ambiente (salgadinhos, espetinhos e doces cremosos).
• Consuma regularmente alimentos ricos em fibras: cereais integrais, frutas com casca e bagaço, vegetais, grãos.
• Prefira preparações grelhadas, assadas ou cozidas.
• Consuma com maior freqüência carnes brancas e com menor teor de gorduras, evitando comer carne vermelha à noite.
• Importante: As quantidades devem ser orientadas individualmente!

Para auxiliar o processo de mudanças de hábitos alimentares, seguem alguns exemplos e pequenas trocas inteligentes que poderão trazer bons resultados.

Cuide da sua saúde sempre!
http://www.cuidandodocorpo.com/2009/09/reeducacao-alimentar-e-emagrecimento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário