EMAGRECER É DIFÍCIL...
Os números estão aí! 95% das pessoas que emagrecem voltam a engordar em um ano! Isso, das que conseguem!
Porque isso acontece? Emagrecimento é muito mais que dieta, medicamentos, exercícios. Consiste na firme disposição de modificar estilo de vida para sempre, na medida em que a obesidade não tem cura, mas sim tratamento. É uma doença crônica. Você pode ESTAR MAGRA, mas NÃO É MAGRA. Estará magra enquanto mantiver o problema sob controle. Descuidou? Engordou! A finalidade é perder gordura para a vida toda e não por curto período de tempo.
O alimento é muito mais que nutrição. É afeto, sociabilidade e está intimamente ligado às nossas emoções. Comemos por fome, mas também por fatores emocionais como insegurança, para suprir nossas carências afetivas, por ansiedade, depressão, stress. Comemos nas celebrações. O alimento simboliza amor, afeto, carinho. Nossa relação com a comida não é tão lógica. O alimento nos traz, alem da nutrição, prazer e dor.
Portanto mexer no comportamento alimentar não é fácil, já que se institui desde o nascimento, no aleitamento materno. E, no entanto é necessário fazê-lo, se a pessoa quiser efetivamente emagrecer e POR TODA A VIDA, se quiser permanecer magra.
Se você engorda e emagrece, come sem fome, é preso de ansiedade, belisca após as refeições, come excessivamente à noite, se come compulsivamente, se tem longo histórico de obesidade-sobrepeso, inclua a psicologia em seu programa de emagrecimento.
Quando a comida serve para outros propósitos como a compensação de emoções, suprimento de carências, o nosso lado consciente quer emagrecer, mas enfrenta o lado inconsciente, que quer manter as coisas como estão. E em conflitos desse tipo, querer a mesma coisa ao mesmo tempo, vence o lado inconsciente. SEMPRE!
Quem tem o problema, quer emagrecer e permanecer magra deverá se reestruturar emocionalmente. Precisará emagrecer principalmente a cabeça.
ESSA É A FUNÇÃO DA PSICOLOGIA!
http://www.tommaso.psc.br/site/artigos/?id_artigo=44
Emagrecer é mais difícil do que parece..
Publicado a 08 Julho 2011 por Maduca
Passar por uma situação novamente me leva a pensar algumas coisas .Talvez minha mãe tenha razão e não aprendi a lição, então sou obrigada pela vida a refazer tudo, talvez seja carma mesmo ou apenas um despertar.
Como estou tecnicamente proibida de comer chocolate, venho passando a limpo algumas coisas na minha vida .A primeira coisa é que não sou 100% honesta e minha força de vontade foi levada por algum tsunami .Não posso e não devo comer chocolate, mas as vezes me dá um negócio e como um bombom .Não deveria, mas não resisto, o que me leva a entender o tamanho do vício e da força de vontade de algumas pessoas que conseguem sair das drogas .Pra mim fica claro que vou diminuir o consumo do chocolate,mas não vou largar .
Se antes eu já achava que o gordo era massacrado pelo mundo, hoje afirmo isso.Conheci uma pessoa que usava cocaína, quando quis largar mudou de amigos, deixou de ir a lugares e trocou o telefone .Eu saio na rua e por onde passo tem comida e doces e chocolates.Se tento me livrar do vício, parece impossível .Até uma simples padaria tem barras de chocolate no caixa .O mundo perturba e humilha o gordo,mas ao mesmo tempo tenta atrair ele com anúncios de comida em todos os lugares e cheiro de comida .Eu não tinha reparado no cheiro da loja de chocolates, mas agora um quarteirão antes posso sentir, como se eu fosse um cachorro farejando.
Para largar um vício ligado a comida é preciso uma força de dez viciados em crack, onde você for alguém vai te oferecer comida, bolachinha, chocolate, pãozinho .
Diante desse panorama me assusta ver como o mundo não apóia os gordos, pelo contrário, como eles são empurrados a fazer uma coisa quase impossível, deixar de comer em um mundo onde todos nos movemos pela fome, pela gula e pela satisfação.
Deveriam existir locais de atendimento 24 horas para quem está tentando sair de algum vício ligado a comida, psiquiatra, psicólogos, psicanalistas, videntes, astrólogos, todo o tipo de terapeuta alternativo deveria estar a disposição .
Sempre fui cínica ,mas vejo uma possibilidade de piorar .Há anos tenho certeza que o ser humano não é digno de nada ,mas agora tentando me livrar do meu vício vejo como o mundo conspira para que eu tenha recaídas .Pra que atormentar os gordos então ?Quem nesse mundo não é movido pela fome ? Seja de comida, de dinheiro, de sexo, de poder, de fama, todos estamos famintos .
http://pt-br.paperblog.com/emagrecer-e-mais-dificil-do-que-parece-187967/
Nenhum comentário:
Postar um comentário