OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Para emagrecer - Florais de Bach

Emagrecimento e os Florais

Obesidade - impossível conviver com ela...difícil se livrar dela!

Algumas considerações sobre obesidade:
“As pessoas obesas têm dificuldade para expressar aquilo que sentem. Mostram-se afetuosas com os outros, mas em seu íntimo repousa uma grande carência, que se intensifica por não saberem lidar direito com os próprios sentimentos”. ( Valcapelli & Gasparetto, em "Metafísica da Saúde").
 
"As dietas não são eficientes no tratamento da obesidade, e seus benefícios são muito pequenos se comparados com os prejuízos. Você pode perder de 5% a 10% de seu peso em seis meses, com vários tipos de “dieta”. Mas depois os quilos voltam".( Tracy Mann, professora de psicologia da UCLA). 
 
Cristina Cairo diz, em seu livro “Linguagem do Corpo”, “a gordura é o casulo que a pessoa cria, inconscientemente, para se proteger e se esconder dos problemas externos”. Para ela, o obeso permite-se magoar com facilidade, “engolindo” mágoas, por ter expectativas, a maioria das vezes irreais, em relação às outras pessoas. 

Há uma extensa produção de matérias sobre o tema e todas acabam concordando que não basta fazer dieta. Obesidade não é apenas uma questão de comer ou não comer. É uma perigosa doença crônica. O mais preconizado para tratá-la é dieta combinada com atividade física. Controle do que ingerimos e do que gastamos. Temos aí uma questão puramente matemática, que demonstra apenas um aspecto do problema. Mas está provado que aspectos sociais, culturais e psicológicos colaboram, e muito, para o surgimento da obesidade ou o fracasso no tratamento. 
A maneira como vivenciamos nossas emoções é a resposta para o sucesso ou o fracasso de qualquer projeto, inclusive de emagrecimento. É fato que a genética não pode ser modificada. Uma pessoa pode “herdar” a obesidade mas não precisa conviver com ela durante toda sua vida. 
O tratamento não se restringe ao binômio dieta/atividade física. Há que se considerar todo o conjunto de fatores e modificar a estrutura emocional que leva uma pessoa a ficar e permanecer obesa. Por isso, uma abordagem holística (tratar o todo e não apenas parte dele) é a mais indicada.
 
A força sutil dos florais
“A doença é o resultado do conflito entre a alma e a mente, e ela jamais será erradicada, exceto por meio de esforços mentais e espirituais". Edward Bach.
 
No sistema Florais de Bach temos várias essências que podem auxiliar quando decidimos emagrecer. O floral atua no nosso campo energético possibilitando a transmutação das emoções negativas em virtudes necessárias para efetivarmos mudanças. Se a dificuldade em iniciar um processo de emagrecimento está ligada à Indecisão, temos 4 essências. CERATO: para pessoas que não conseguem iniciar um tratamento por falta de confiança em si mesmas. GENTIAN: para as que se desanimam facilmente. GORSE: quando se perde a esperança e a fé, não acreditando que o tratamento possa dar resultado positivo. WILD OAT: quando há determinação mas não se consegue achar o caminho. 
Outra dificuldade que se apresenta muito freqüentemente é a Falta de Interesse. Para combater as diversas maneiras com que o desinteresse se manifesta, contamos com 5 essências. CLEMATIS: para acabar com a indiferença, o “dar de ombros” para a situação. WILD ROSE: para aquelas pessoas que “entregam os pontos” e se conformam, achando que não vale à pena lutar. OLIVE: alivia o cansaço, físico e mental, que impede o reconhecimento das conquistas. MUSTARD: para os desanimados, aqueles que não se entusiasmam com coisa alguma. CHESTNUT BUD: essa essência é uma das mais importantes porque ajuda a evitar a repetição dos erros, que é o que mais acontece quando tentamos emagrecer. 
Pessoas que se deixam levar por Opiniões e Influências podem contar com 3 essências. AGRIMONY: para quem vive “torturado” pelos problemas que enfrenta mas não assume, mostrando uma despreocupação que não existe. CENTAURY: para quem se preocupa demasiadamente em agradar, chegando ao extremo de não cuidar de si mesma. WALNUT: essência indicada para proporcionar constância e proteção e aumentar a auto-estima. Temos ainda 4 essências ligadas ao Desalento. LARCH: para aquelas pessoas que esperam pelo fracasso em tudo que se propõem. PINE: é o floral que alivia a culpa pelos deslizes. ELM: para a depressão que ocorre quando a tarefa se torna demasiadamente pesada. CRAB APLLE: é considerado o floral da limpeza da mente e do corpo, ajudando a diminuir a ansiedade em se livrar de um problema. 
A indicação de um floral para emagrecer (ou uma fórmula com várias essências), deve ser precedida por uma boa anamnese, conduzida por um profissional que conheça bem o Sistema Floral. É importante ressaltar que floral não emagrece. Atua como coadjuvante num processo que envolve outras medidas necessárias. Reeducação alimentar, um bom programa de atividades físicas, medicamentos, terapia e o mais difícil porém mais importante, a superação dos obstáculos pela força de vontade, são os caminhos que podem derrotar a obesidade definitivamente.   Sonia Rocha – Terapeuta Floral

Americanos apontam que emagrecer pode ser mais fácil com Florais de Bach


Aliados, os florais Crab Apple, Cherry Plum e Chestnut Bud compõem uma fórmula que ajuda na aceitação das imperfeições, no controle dos ataques à geladeira e no aprendizado do que é ou não bom para sua dieta. O produto já é sucesso no mercado americano.
floraisTodo mundo conhece a fórmula do emagrecimento: dieta balanceada aliada à queima calórica por meio de exercícios físicos. Porém, também se sabe que aspectos emocionais contribuem para o sucesso ou o fracasso de uma dieta. Como em tudo, as emoções afetam a ansiedade e outros sentimentos que nos levam, muitas vezes, a nos refugiar na comida. Portanto, para que se obtenham resultados positivos no processo de emagrecimento, é preciso também encontrar o equilíbrio emocional, explica Maria Aparecida das Neves, terapeuta floral e especialista em transtornos alimentares.
Para quem quer atacar o problema por todos os lados, uma boa indicação são os Florais de Bach Originais. As essências florais não são medicamento, mas sim elementos capazes de agir sobre as emoções e sentimentos que nos levam a transtornos, doenças, culpas e muitos outros males. Por serem naturais, os Florais de Bach Originais não têm contra-indicação, podendo ser aplicados a pessoas de todas as faixas etárias, mesmo aquelas que apresentam problemas físicos.
Os três florais estão sendo comercializados, nos Estados Unidos, em uma única caixa, chamada de ‘Eating Kit’, um sucesso absoluto de vendas (veja em: http://www.nelsonshomeopathy.com/shop-online/Bach-Emotional-Eating-Kit_prod1763.aspx), tornando-se uma a mais nova “febre” entre os que buscam emagrecer sem riscos à saúde e sem grandes esforços.
No Brasil, os florais são vendidos separadamente, mas os três frascos formam exatamente o mesmo produto. A ação de cada um dos componentes da fórmula pode ser assim definida:
Crab Apple – Trata-se de um floral indicado para a auto-aceitação. Quando a pessoa tem problema em aceitar-se, podendo desenvolver repugnância por sua aparência se acha visualmente desagradável, sentem-se sujos, impuros, perde a auto-estima por não aceitar suas imperfeições, dificilmente encontra forças para mudar. É aí que o Crab Apple e’ conhecido como o floral da limpeza, ela ajuda a limpar qualquer que seja o aspecto – físico ou mental, já que ajuda no processo de aceitação de suas imperfeições.
Cherry Plum – Quando você sente medo de perder o controle e causar danos a voce mesmo, que perdeu o controle de sua dieta, ao simples fato de ser contrariada, vai para a compensação. Cherry Plum o ajuda a pensar e agir racionalmente. É a típica cena: você sabe que um pedaço de pizza tem o mesmo gosto que a terceira ou quarta fatia. E sabe que não precisa de uma grande quantidade de alimento. Porém, algo o faz atacar o prato, totalmente sem controle. O Cherry Plum  pode ser considerado um tônico para a razão, que permite retomar o controle sobre seus pensamentos e ações, ajudando-o a entender o processo de emagrecimento e a agir em prol de sua dieta.
Chestnut Bud – Para completar o Eating Kit, o Chestnut Bud vem ajudá-lo a não repetir os mesmos erros. Há pessoas que vivem em dieta eternamente. Dieta da lua, da proteína, dos pontos, há quem conheça cada uma delas detalhadamente. Elas já sabem como se alimentar corretamente e como escapar das armadilhas alimentares, parecem não aprender com suas experiências, sempre cometem os mesmos erros. Compras exageradas de itens que devem ficar fora da dieta, abuso de álcool e sobremesas, vontade de faltar na academia… Seja como for, acabam repetindo os mesmos erros – e que o leva cada vez mais distante do seu objetivo – o Chestnut Bud o auxiliará a não repetir as mesmas falhas,ajudando a seguir adiante e alcançar um nível de vida melhor.
É importante ressaltar que os Florais de Bach originais não substituem a dieta, os exercícios físicos ou mesmo os medicamentos (quando receitados por médicos), mas complementam o tratamento, atuando diretamente nas emoções.
O composto dos florais Crab Apple, Cherry Plum e Chestnut Bud pode ser preparado em uma farmácia de manipulação de sua confiança ou você pode adquirir os três florais separadamente e ministrá-los conforme a orientação de um terapeuta floral.

Os Florais de Bach
O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal, para ele a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo – uma constatação, atualmente, muito fácil de entender.
Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e florais, ‘gotinhas’ que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica – perdas, traumas, etc. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal.
Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo.
A chave para receitar as essências é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. É o passo mais importante para equilibrar as emoções. São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida.
O sistema criado por Bach tem ainda outras vantagens: é totalmente natural, não é algo caro e não têm contra-indicação. Esta forma de tratamento tem sido utilizada, cada vez mais, por terapeutas e pessoas comuns que buscam o equilíbrio com a ajuda de métodos naturais.
(Caso deseje agendar uma consulta ou obter mais informações sobre a terapia floral, entre em contato com zenitude@neymourao.com.br ou pelo telefone: 31 3421-8102)
 http://www.zenitude.com.br/blog/americanos-apontam-que-emagrecer-pode-ser-mais-facil-com-florais-de-bach

Nenhum comentário:

Postar um comentário