OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 25 de setembro de 2011

Por que é tão difícil emagrecer?

Por que é tão difícil emagrecer?
Emagrecer lhe parece uma tarefa impossível de ser cumprida? Alguma vez você já se perguntou por que é tão difícil emagrecer? Já tentou diversas dietas indicadas por amigos(as) ou mesmo por nutricionistas e mesmo assim não conseguiu perder peso e ficar com um belo corpo? Calma, isso não acontece só com você – emagrecer pode ser uma tarefa complicada para qualquer um, principalmente quando não se está acostumado com o novo estilo de vida (mais saudável) que se deve adotar.
Nutrição em Foco fez um levantamento e constatou três como sendo os principais empecilhos para o emagrecimento de forma saudável.
Dificuldades em manter os novos hábitos alimentares
O primeiro grande problema é que os novos hábitos alimentares podem contrastar muito com as preferências da pessoa. Estamos, muitas vezes, acostumados com hábitos alimentares desregrados, onde comemos muitos alimentos gordurosos e altamente calóricos – e estes são os principais inimigos daqueles que desejam emagrecer.
Sendo assim, o primeiro obstáculo que você provavelmente enfrentará quando tentando emagrecer é conseguir manter os novos hábitos alimentares – uma tarefa nada fácil, diga-se de passagem.
A dica aqui pode ser a redução gradual dos “alimentos proibidos”, substituindo-os por alimentos mais saudáveis na medida em que são necessários, desta forma, seu corpo e mente podem ir acostumando-se com a reeducação alimentar e a sensação de “impacto” causada pela mudança nos hábitos será menor.
A prática de exercícios físicos também é importante
Um segundo ponto bastante problemático é a introdução de atividades físicas na rotina do indivíduo: começar a realizar atividades físicas não é difícil, o difícil mesmo é continuar fazendo as mesmas atividades físicas, diariamente.
Entretanto, não há como contra-argumentar: se a pessoa deseja não somente emagrecer, mas também manter o corpo saudável e em forma, é necessário que se desenvolva a prática de exercícios físicos aliada à nova alimentação, pois são os exercícios físicos que irão não somente contribuir com o delineamento dos músculos do corpo, mas também com a prevenção de diversos distúrbios e doenças, dentre elas doenças crônicas não-transmissíveis como a obesidade e hipertensão arterial.
Paciência – os resultados virão com o tempo
E o terceiro principal ponto a se observar é a necessidade de ter paciência – não é em alguns dias ou semanas que se perderá todo o excesso de peso e manterá o corpo em forma. Trata-se de uma rotina que deve virar hábito, assim, trará grandes benefícios ao longo de toda a vida e não somente em um curto período em que se está preocupado(a) com o peso.
São necessárias, assim, persistência e paciência – os resultados virão gradualmente, conforme o tempo passa. Querer “adiantar o relógio”, conseguir resultados em menos tempo somente levará a falsos resultados, aumentando assim a sua frustração por mais uma tentativa de emagrecimento sem sucesso.
Adote um novo estilo de vida e o viva intensamente – esta é a melhor forma de não somente emagrecer como também sentir-se bem consigo mesmo(a)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário