OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 11 de setembro de 2011

Ler para emagrecer!

por Nataliaateixeira Olá pessoal, bom dia!
Hoje eu trouxe para vocês alguns livros relacionados ao emagrecimento e à manutenção do peso saudável que podem nos ajudar no processo de mudança de hábitos alimentares.  Já li o Magra? Não, Gorda em Recuperação e adorei, muito inspirador! Inclusive falei sobre ele aqui no blog nesse post aqui. Comecei a ler o Pense Magro, As Mulheres Francesas não Engordam e Diário de um Magro, mas ainda não terminei (aproveitando o momento para traçar uma meta da semana: dar continuidade à essa leitura) e o Você é o que Você Come eu não li ainda, mas é da autora de um programa de televisão que eu havia comentado aqui.
Coloquei a sinopse desse livros para vocês saberem um pouquinho mais a respeito de cada um. E alguns deles têm os links para vocês baixarem!
Diário de um Magro:  Passados quinze anos de sua primeira publicação, Diário de um magro está mais em forma do que nunca. De lá para cá, Prata passou a vida dele a limpo e descobriu que perdeu alguns vícios no spa, entre eles o do cigarro (e não engordou nem um quilinho), mas ganhou um impossível de superar: o vício em… spa (ele já esteve lá 104 vezes!). Pode degustar Diário de um magro como se ele contivesse doze mil calorias. Mas cuidado: Mario Prata também vicia. E afirma: rir faz emagrecer.
Magra? Não, Gorda em Recuperação!: Alguns leitores disseram que a primeira coisa que um gordo em recuperação precisa fazer é ler o livro. Isso para ter consciência através da vivência da autora que perdeu 37 quilos e saiu do manequim 52 para o 36. Depois de dar adeus aos 94 quilos que desequilibraram por completo sua vida, Mirella Ciarlini achou uma saída se tornando uma gorda em recuperaçãoPara baixar o livro clique aqui.
As Mulheres Francesas não EngordamO livro exalta o prazer de comer bem – sem abrir mão da saúde e da boa forma – seguindo o exemplo das mulheres francesas, que comem o que querem, sem culpa, e não engordam. Saiba como ser magra, comer bem e continuar magra com uma deliciosa combinação de memória, imaginação, receitas deliciosas e o exemplo das mulheres francesas.
Pense Magro: Atrelado a qualquer dieta adequada, este programa de seis semanas oferece as ferramentas para pensar diferente e fazer mudanças comportamentais necessárias para emagrecer e manter a perda de peso.
Você é o que Você Come: Best-seller internacional, “Você é o que Você Come” é mais que um livro de dieta – fala, principalmente, sobre reeducação alimentar. Apresenta cardápios viáveis e receitas simples. Você vai aprender a ler os sinais do corpo que dizem o que há de errado na alimentação. Para baixar o livro clique aqui.
E vocês, já leram algum desses livros? O que acharam? Conhecem algum outro livro que possa ajudar no emagrecimento ou manutenção do peso?
http://leveparasempre.com/2011/07/13/ler-para-emagrecer/ 

PROGRAMAS SOBRE EMAGRECIMENTO

Olá a todos!

Tenho assistido a 3 programas no GNT sobre emagrecimento e alimentação saudável.
Às 20h (tem 30 min de duração) é o "Você é o Que Você Come". Em cada episódio, uma nutricionista (Gillian McKeith) faz uma avaliação dos hábitos alimentares de uma pessoa ou família acima do peso. Ela prepara um programa de reeducação alimentar e exercícios físicos para melhorar a saúde e a vida em geral dos participantes. Após oito semanas, ela retorna para verificar o resultado que eles alcançaram. Tem sido muito interessante, pois eesas pessoas emagrecem mais de 10kg nesse período, o que eu acho excelente. Só que ela é radical: a pessoa só come legumes nessa fase inicial. Ela diz que mais adiante serão introduzidos alimentos mais calóricos na rotina. No entanto, isso nunca acontece na frente das câmeras. Outra coisa que eu acho é que, no programa, parece que emagrecer acontece num passe de mágica, mas isso é porque eles têm 30min para mostrar todo o processo de mudança de hábitos.
Outro programa no mesmo canal se chama Noivas Fora de Forma. Nesse, a 6 semanas do casamente, a noiva não cabe no vestido que comprou pro casório. Aí entram um personal trainer e uma nutricionista para fazer a noiva malhar e comer menos para caber no vestido de noiva.
O melhor de todos é Jamie Oliver e a Revolução da Comida. Ele recebeu o Prêmio Emmy pelo programa, onde inicia uma campanha para mudar a alimentação das crianças junto às mães e nas escolas. É assustador quando ele se depara com crianças que não sabem o que é um tomate fresco - eles dizem que é batata!!! - e se alimentam de comidas congeladas e pré-prontas, como nuggets, babata frita e pizza. Esse progrmana passa aos sábados às 19h.

Alguem aqui assiste? O que vocês acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário