Parece brincadeira, mas a refeição mais importante do dia também é a mais subestimada, esquecida e negligenciada. Mas isso não é segredo para ninguém. Assim como dizer que cigarro faz mal à saúde, que é bom fazer exercícios físicos regularmente, que a alimentação deve ser pobre em gorduras saturadas e trans... O problema é colocar em prática todo esse conhecimento e deixar de lado velhos costumes.
Pois saiba que o esforço para mudar vale a pena. O desjejum fornece os primeiros alimentos que irão nutrir e propiciar o combustível necessário para encararmos mais uma jornada diária. Isso é importante, porque durante o sono o corpo gasta energia para manter os órgãos funcionando. E esse consumo abaixa os níveis de glicose no sangue (ou seja, o açúcar que fornece energia para começarmos bem o dia). Talvez por essa razão, muita gente ainda acredite que, ao pular essa refeição, o organismo irá receber menos calorias e, assim, emagrecer. Puro engano.
Na verdade, ocorre o contrário. “Após três a cinco horas sem se alimentar, o organismo entende que precisa acionar um mecanismo automático para economizar energia e proteger-se da inanição”, explica Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Essa explicação é histórica. Quando o homem vivia na época das cavernas, passava, vez ou outra, por períodos caracterizados pela escassez de alimentos e seu corpo, muito sábio, desenvolveu um sistema para armazenar energia, caso ela faltasse.
Dessa maneira, o ritmo orgânico (o metabolismo) desacelera para não gastar combustível em excesso, permanecendo lento ao longo de todo o dia. Ou seja, o gasto energético do indivíduo torna-se bastante vagaroso, favorecendo o estoque de gordura.
Por outro lado, segundo estudos realizados no mundo todo, quem faz questão de tomar o café da manhã acelera o metabolismo, contribuindo para a queima de calorias e o emagrecimento. As pessoas evitam beliscar, pois não sentem fome fora de hora. “Elas também não exageram no almoço”, explica Vivian Ellinger, presidente do Departamento de Diabetes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).
CRIANÇAS QUE PULAM A REFEIÇÃO MATINAL PODEM PERDER OS DENTES DA PRIMEIRA DENTIÇÃO MAIS CEDO PELO DESENVOLVIMENTO DE CÁRIES
Aliás, um dos principais estudos nessa área, publicado pelo Journal of Obesity Research (Jornal de Pesquisa em Obesidade) dos Estados Unidos, expressa preocupação com as iniciativas tomadas para a perda de peso em curto tempo, como a de pular o café da manhã.
Evidentemente, o hábito do desjejum não é suficiente para garantir quilos a menos, saúde e vida longa. Mas é um dos fatores que, aliado a outras iniciativas, como dieta pobre em gorduras saturadas (nocivas à saúde, encontradas em alimentos de origem animal, como carnes e derivados do leite integral) e trans-insaturadas (presentes em biscoitos, bolos, frituras), a prática de uma atividade física regular, o não tabagismo, entre outros, colabora para uma vida mais saudável.
O DESJEJUM FICA COM 1/4 DA ENERGIA QUE DEVEMOS INGERIR E DEVE SER CONSTITUÍDO, PRINCIPALMENTE, DE CARBOIDRATOS — COMO PÃES E CEREAIS — POIS SÃO FONTES DE ENERGIA. AS PROTEÍNAS TAMBÉM SÃO FUNDAMENTAIS E PODEM SER CONSUMIDAS POR MEIO DE DERIVADOS DO LEITE DESNATADO
O banquete ideal
Quem nunca ouviu a afirmação: tenha o café da manhã de um rei, o almoço de um príncipe e o jantar de um mendigo? Alguns especialistas dizem que nas primeiras horas do dia, o metabolismo do corpo é mais acelerado, colaborando para a queima de calorias. O certo é que com o cair da tarde ele desacelera, tornando a queima de combustível mais lenta, pois o organismo está se preparando para o sono. Neste período, o hormônio do crescimento começa a ser liberado, mas nos adultos, que não crescem mais, seu papel é reduzir a gordura e aumentar a massa muscular.
Embora não haja comprovação científica, acreditase que, se houver grande ingestão de açúcar no jantar, a ação desse hormônio pode ser inibida por conta da elevação do nível de glicose no sangue. Segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, o jantar deve representar de 5% a 10% das calorias consumidas no dia. Já o percentual para o café da manhã fica em torno de 20% a 30% do total. “Em tese, o desjejum fica com um quarto da energia que devemos ingerir e deve ser constituído, principalmente, de carboidratos (como pães e cereais), pois são fontes ricas de energia”, explica o médico. Os especialistas sugerem que se dê preferência às opções integrais, ricas em fibras insolúveis — substâncias que ajudam a equilibrar as funções intestinais e promovem saciedade prolongada. As proteínas também são fundamentais e podem ser consumidas por meio de derivados do leite desnatado, como requeijão, queijo, iogurte ou o próprio leite com achocolatado ou café. “A cafeína é estimulante e melhora a capacidade de raciocínio”, explica Durval Ribas Filho.
QUEM NUNCA OUVIU A AFIRMAÇÃO: TENHA O CAFÉ DA MANHÃ DE UM REI, O ALMOÇO DE UM PRÍNCIPE E O JANTAR DE UM MENDIGO?
Até as gorduras precisam estar presentes para garantir energia. Mas isso não significa ter uma mesa farta de guloseimas sem valor nutritivo. Como em qualquer outra refeição, é importante a busca por alimentos saudáveis. Nas prateleiras, por exemplo, já podem ser encontradas margarinas livres de gorduras trans. E mesmo a manteiga pode ser consumida com moderação. “Uma dica é substituí-las pelo azeite de oliva com teor de acidez menor que 0,5, pois é menos industrializado e tem maior quantidade de ácidos insaturados (gorduras do bem, que ajudam a limpar as artérias do LDL, o colesterol ruim)”, ensina.
CARDÁPIO PARA TODOS OS GOSTOS
Seja qual for a sua necessidade calórica e nutritiva, comece o dia com uma alimentação saudável e saborosa. É certo que há variação na dieta se considerarmos o estilo de vida, as condições de saúde e as características físicas individuais. Para ajudá-lo a sempre ter um café da manhã balanceado, o nutrólogo Durval Ribas Filho propõe três sugestões.
STANDARD – deve ter um carboidrato (pão, cereal ou biscoito), um laticínio (leite, iogurte, queijo, requeijão) e uma fonte de gordura (manteiga, margarina ou um fio de azeite extra-virgem). Dê preferência aos carboidratos integrais, pois tiveram seus compostos nutritivos preservados no processo de industrialização.
LUXO – além dos componentes pertencentes aos grupos alimentares do tipo standard, agregue uma fruta de sua preferência ou mesmo um suco natural e mais uma fonte de proteína, como uma fatia de peito de peru ou um ovo pochet (cozido em banho-maria, sem adição de óleos).
SUPERLUXO – para ser ainda mais saudável, acrescente uma porção pequena de nozes (avelãs, castanhas, amêndoas), pois têm gorduras insaturadas, benéficas ao coração.
Crianças saudáveis
Ficar em jejum ou comer pouco nas primeiras horas do dia pode afetar o desempenho intelectual e as capacidades de concentração, reflexo e raciocínio e ainda contribuir para a irritabilidade e o mau humor. Em relação à garotada e aos adolescentes, não é diferente. Estudo realizado com escolares pelo estado de Minnesota (EUA) concluiu que as crianças que faziam a refeição matinal antes das aulas tinham melhor rendimento nas matérias que envolvem cálculos e leitura.
A falta constante do café da manhã, segundo Carlos Nogueira de Almeida, diretor do departamento de nutrologia pediátrica da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), pode desencadear nos pequenos um processo chamado de cetoacidose que provoca desânimo, moleza e inaptidão física. O quadro passa muitas vezes despercebido e só aparece no baixo rendimento escolar.
Mesmo comendo menos do que os adultos, o cardápio das crianças deve ser completo, com carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. O biscoito recheado e as guloseimas em geral são grandes fontes de gordura trans, sendo prejudiciais à saúde. “Mas um pedaço de bolo está liberado, desde que sem recheio”, sugere Durval Ribas Filho.
UM COPO DE LEITE COM CAFÉ É SUFICIENTE.
Não é bem assim. Um bom desjejum precisa ser balanceado com alimentos de todos os grupos (carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais).
DOCES SÃO PROIBIDOS NO DESJEJUM.
Em termos. Um jovem saudável que faz alguma atividade física pela manhã pode comer uma porção de biscoitos, um pedaço de bolo. Já para um adulto acima do peso que passará o dia todo sentado em um escritório não é aconselhável.
AS CRIANÇAS PODEM SUBSTITUIR O LEITE POR UM ACHOCOLATADO PRONTO.
Segundo a endocrinologista Vivian Ellinger, da Sbem, essas bebidas trazem em sua composição somente o soro do leite e não a sua proteína, importante para o desenvolvimento na fase infantil.
TORRADA É MAIS SAUDÁVEL DO QUE PÃO.
Na verdade, elas têm os mesmos nutrientes. A não ser que se opte pelas integrais e livres de gorduras.
CAFÉ PRETO: TOMÁ-LO OU NÃO?
Às vezes mocinho, às vezes bandido, o café é objeto de estudo desde que se comprovou seus efeitos estimulantes no cérebro por conta da cafeína. No entanto, a bebida contém mais de mil substâncias. Entre elas estão os antioxidantes, que, aliás, são encontrados em maior quantidade no café do que no chá verde. Mas para que essas propriedades sejam preservadas, a água do preparo não pode ultrapassar os 90° C e nem ser fervida. Ingerido no período da manhã, segundo os especialistas, ajuda a melhorar o raciocínio e há estudos que comprovam seu poder de afastar a depressão. Ou seja, ele pode jogar a favor de sua saúde desde que tomado moderadamente. “De quatro a seis xícaras, no máximo, distribuídas ao longo do dia”, aconselha o nutrólogo Durval Ribas Filho. No entanto, em relação à garotada, algumas orientações devem ser seguidas. Segundo Carlos Nogueira de Almeida, pediatra e nutrólogo, “a cafeína atrapalha a absorção de ferro em crianças menores de seis anos”. Após essa idade, o consumo está liberado desde que não seja exagerado.
Você pode estar pensando que tudo isso é muito bom, porém no seu dia-a-dia não há nada que faça seu filho comer nas primeiras horas do dia. Os especialistas garantem que a criançada costuma copiar o comportamento dos pais. Se você tem o hábito de sentar-se à mesa na refeição matinal, seu fi- lho será motivado a fazer o mesmo. “Tem criança que toma o café em pé e a mãe ainda exige que se alimente bem”, aponta o endocrinologista Walmir Coutinho, professor associado de endocrinologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ).
UMA PESQUISA REALIZADA PELA FACULDADE DE MEDICINA DE BAYLOR, NOS ESTADOS UNIDOS, SUGERE QUE ADOLESCENTES QUE PULAM O CAFÉ DA MANHÃ TÊM DUAS VEZES MAIS PREDISPOSIÇÃO À DEFICIÊNCIA DE FERRO
O ideal é que esse tempo seja agradável, tranqüilo e cativante para a garotada e toda a família. Desligue a TV, pois ela dispersa a atenção, provoca estresse e, dependendo da programação, pode até alterar o apetite.
DILEMAS COTIDIANOS
1. Pela manhã não tenho fome e sinto até ânsia só de pensar em comer. Segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, não se deve forçar a ingestão de alimentos nesses casos. Mas se conseguir, ao menos, tomar um copo de leite com café já é melhor do que nada. No entanto, o endocrinologista Walmir Coutinho sugere que neste caso se escolha um alimento leve e saboroso, como meia fruta ou um pote de iogurte e aumente a quantidade de consumo gradativamente. “O organismo tende a se acostumar com a mudança”, explica.
2. Sempre tomo o café da manhã, mas há dias nos quais não consigo fazer a refeição, pois acordo atrasado. Uma dica é tomar um copo de iogurte ou comer uma fruta, mesmo no meio do caminho para o trabalho ou a faculdade. “A maçã é um alimento que, além de vitaminas e minerais, tem fibras e pectina, substância que diminui a absorção de gorduras”, ensina o especialista Durval Ribas.
3. Só como meia banana e meia maçã pela manhã. Mesmo não sendo um desjejum ideal, as frutas são ricas em vitaminas e minerais essenciais à saúde. “Se todo mundo que não fizesse a refeição matinal, comesse ao menos uma fruta, seria ótimo”, afirma o nutrólogo Durval Ribas Filho.
4. Em alguns dias preciso me levantar mais cedo que de costume. Porém não sinto fome. Nos outros dias, tomo o café da manhã normalmente. É bom que a refeição não seja negligenciada. Os especialistas aconselham que, nesse caso, dá para se esperar o horário habitual para fazê-la, mesmo que você já esteja fora de casa. É só tomar cuidado com a seleção dos alimentos, evitando frituras e doces, facilmente encontrados em padarias e lanchonetes.
5. Meu filho estuda à tarde e, por isso, não levanta cedo. Não sei se devo incentivá-lo a tomar o café da manhã e almoçar em seguida. Não vale a pena encher a criança de comida. “É natural não sentir fome ao levantar tarde. Para que forçar? Se o pequeno teve um café da manhã farto, diminua a quantidade de alimentos no almoço. E vice-versa”, sugere Durval Ribas.
Porque devemos tomar café da manhã?
Café da Manhã, a refeição mais importante do dia
O que é o Café da Manhã?
O desjejum, também conhecido como café da manhã, nada mais é do que a primeira refeição realizada no início do seu dia e recebe este nome por ser ela quem tira o corpo do jejum.
A oferta de alimentos deve ocorrer antes que a demanda por energia aumente, pois caso isso não ocorra diversos processos fisiológicos podem ser prejudicados!
É importante lembrar que a demanda de energia aumenta, conforme aumentam as atividades do organismo.
Que Prejuízos a Ausência do Desjejum pode Trazer?
Pular ou omitir esta refeição, pode ser extremamente prejudicial para o seu corpo, pois diversas funções acabam sendo comprometidas.
Entre as áreas afetadas, podemos incluir: atividades intelectuais, especialmente em crianças na fase pré escolar, atividades físicas, diminuindo portanto rendimento físico e mental.
Portanto não importa se você vai trabalhar ou praticar uma atividade física, o que importa é que você não saia de casa sem o seu desjejum.
É importante lembrar também, que a falta do desjejum atrapalha o corpo a manter um peso saudável, sendo este um fator de risco para a obesidade.
Por que Fazer o Café da Manhã?
Em primeiro lugar porque você vai ter melhor desenvolvimento cognitivo e mental na suas atividades diárias, além de um melhor desempenho físico.
O desjejum de acordo com alguns estudos, aumenta a oferta de vitaminas e minerais como cálcio, essenciais para o bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças como osteoporose.
Estudos mostram também que a prática desta refeição é fundamental para a manutenção de um peso saudável, pois diminui a fome nas refeições subsequentes, e diminui a vontade e procura por alimentos excessivamente calóricos.
O desjejum ajuda também na manutenção de um estilo de vida mais ativo fisicamente.
Além disso, um estudo realizado em Boston mostrou que esta refeição pode ser de grande ajuda na redução dos riscos de desenvolvimento de diabetes tipo II e de doenças cardiovasculares.
Como Emagrecer Realizando o Desjejum?
Você já ouviu falar naquele ditado "devemos tomar café da manhã como rei, almoçar como príncipe e jantar como mendigo"?
Pois se já o ouviu deveria estar seguindo. O desjejum deve sempre ser maior que o seu jantar, pois é no início do dia que o nosso metabolismo encontra-se mais acelerado.
Conforme o dia vai decorrendo, ocorre uma desaceleração natural do metabolismo, que é a capacidade de queimar gordura, e por isso deve ocorrer também uma diminuição quantitativa da ingesta alimentar.
O que Ingerir no Desjejum?
Essa conversa de que não dá tempo hoje não pode mais ser usada, pois temos no mercado uma imensa oferta de alimentos que podem ser consumidos até mesmo no carro, no ônibus ou seja no trajeto para o trabalho!
Mas devemos lembrar que o ideal é sentar a mesa e realizar o desjejum com calma, mas se realmente não der tempo, melhor fazer a caminho do trabalho do que não fazer!
Confira a seguir as opções que você pode usar no seu café da manhã:
01 pão francês ou 02 fatias de pão de forma light ou integral light ou 04 torradas prontas ou 04 bolachas sem recheio ou 01 pacote de bolachas salgadas tipo club social ou toda hora,...ou 01 barra de cereal normal ou 02 barras de cereal light ou 04 colheres de sopa de cereal matinal.
01 fatia de queijo branco ou 03 de blanquet de perú ou 01 de queijo amarelo ou 01 polenguinho light ou 01 colher de sobremesa de requeijão
120 ml de leite desnatado ou 120ml de capuccino light ou 120 ml de leite de soja light ou 120ml de achocolatado light
01 porção de fruta ou 01 porção de suco de uma fruta.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/conhecimentos-gerais/por-que-devemos-tomar-cafe-da-manha-3.php
plebeu”. Sábias palavras.
A primeira refeição do dia, ignorada por muitos, é a responsável pelo suprimento de energia para começarmos a
nossa jornada bem dispostos e não exagerarmos nas refeições seguintes, segundo a nutricionista Dagmárcia Tumeo,
da Paraná Clínicas, em Curitiba.
A nutricionista afirma que muitas pessoas deixam de tomar o café da manhã porque sentem enjoos, preferem dormir
mais dez minutinhos, ou ainda, alegam que não sentem fome.
“Esta é a pior escolha para quem quer emagrecer”, afirma Dagmárcia. “Ao não receber alimentos durante o desjejum, o
organismo vai economizar energia, acumulando gordura”, completa.
Ela garante que o ideal, nesta refeição, é comer proteínas, como queijo branco, iogurte, leite, requeijão ou ricota e
alguns carboidratos, como torradas, cereais, pães integrais e frutas, que também fornecem vitaminas e minerais ao
corpo.
O tradicional pão com manteiga, acompanhado de café com leite, no entanto, não é o mais indicado. “Por ser uma
alimentação rica em carboidratos, ela aumenta o desejo de comer mais carboidratos ainda, durante o dia”, diz a
especialista.
Além das dicas sobre o café da manhã, a nutricionista alerta sobre a importância de uma alimentação equilibrada.
“Quando não comemos direito, as conseqüências são: diminuição do rendimento durante o dia, deficiência
imunológica – que nos torna mais suscetíveis a doenças como gripes e resfriados -, dores musculares, câimbras, falta
de sono, carência de ferro e ganho de peso”, esclarece Dagmárcia.
A especialista também aponta alguns alimentos-chave para uma dieta saudável.
chá verde, maçã, peixes, soja, tomate e verduras.
Porque devemos tomar café da manhã?
Testado e aprovado
Resultado: as que se alimentaram com um café da manhã "magro"(com poucas calorias) perderam cerca de 4% do peso corporal - e voltaram a engordar! -, enquanto o grupo do café da manhã "gordo" perdeu 21% do peso corporal - e continuou emagrecendo.
Por que funciona?
1. Olho no relógio!
O café da manhã é a refeição mais importante do dia: quando você acorda, seu corpo precisa de energia! Tomar um café turbinado acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordura.
2. Não dispense
Carboidratos são essenciais no café da manhã porque, nesse horário, são utilizados como combustível para o organismo - e não reserva de gordura. Proteínas também são importantes, já que prolongam a sensação de saciedade.
3. Inteligentíssimo
Se você pular a primeira refeição do dia, seu cérebro entende que não terá energia. Assim, passa a acumular gordura e, pior, a retirar energia dos músculos. Tudo isso porque o organismo é treinado para guardar energia em caso de privação.
4. Resultados noturnos
Para aguentar uma noite sem receber alimentos, o corpo reduz seu metabolismo e a respiração fica mais lenta. Tomar café da manhã faz com que o organismo desperte, reacelerando o metabolismo.
5. Emagreça sem sofrimento
Pessoas acima do peso sentem muita fome. "A maioria é viciada em carboidratos", diz Daniela Jakubowicz. Por isso, é mais fácil seguir uma dieta que permite a ingestão de gordura e carboidratos.
Palavra de nutricionista
1. Claudete Luz, especialista em emagrecimento, diz que a dieta vale para pessoas acima do peso "desde que a gordura animal seja substituída pela gordura vegetal e o carboidrato seja integral", explica.
2. Para Fernanda Machado, especialista em nutrição clínica, a dieta funciona, mas não deve ser tão liberal. "O café correto deve ter fruta, chá e laticínio", exemplifica.
3. Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, diz que ingerir 600 calorias no café é muita coisa. "O ideal seria: 400 calorias pela manhã, 500 no almoço e 300 no jantar", recomenda.
Como a dieta funciona
Café da manhã (600 calorias)
4 porções de proteína (incluindo 2 porções de derivados do leite)
2 porções de carboidratos
1 porção de gordura
1 porção de doce
Almoço (300 calorias)
1 porção de proteína
2 porções de vegetais,
1 porção de vegetais doces
1 porção de fruta
Jantar (300 calorias)
1 porção de proteína
1 porção de vegetais doces
2 porções de frutas e vegetais à vontade.
Uma porção corresponde a...
Proteína: 1 filé de frango, 1 filé de carne vermelha, 2 fatias de peito de peru, 2 claras de ovo, 1 fatia de queijo branco, 2 fatias de ricota, 2 fatias de mussarela, 1 colher (sopa) de queijo cottage, 1 pote de iogurte, 1 copo de leite.
Carboidrato: 1 fatia de pão integral, 1 pão francês, 5 bolachas salgadas, 1 xícara de cereal.
Gordura: 1/8 de abacate*, 1 colher (sopa) de óleo vegetal, 8 azeitonas pretas, 1 colher (sopa) de molho para salada, 10 amendoins, 6 amêndoas.
Vegetais: 1 pires (chá) de ervilha ou chuchu ou cenoura ou abobrinha, espinafre e couve à vontade.
Vegetais doces: 1 pires (chá) de beterraba ou batata-doce.
Doce: 1 fatia de bolo de chocolate, 6 quadrados de chocolate, 1 bola (peq.) de sorvete de frutas, 8 bolachas doces sem recheio, 3 cookies de aveia.
Frutas: 1 unidade ou 1 punhado.
*Devido ao seu alto teor calórico, o abacate é considerado gordura nesta dieta.
Cardápio
Café da Manhã (até as 10h)
2 fatias de pão de fôrma + 1 colher
(sopa) de geleia
2 fatias de ricota
2 fatias de presunto ou peito de peru
6 pedaços pequenos de chocolate
1 copo de vitamina ou suco de fruta com leite
Peito de frango grelhado
Prato grande de salada verde (temperada com limão, pouco sal e azeite)
Prato pequeno de aspargos
1 pera
Daniela Jakubowicz Fonte: www.guiadanutricao.comOvo cozido
Prato grande de salada com várias folhas (temperada com limão, pouco sal e azeite)
Prato pequeno de vagem cozida
1 xícara de morangos ou 1 copo de suco de uva
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/conhecimentos-gerais/por-que-devemos-tomar-cafe-da-manha-4.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário