OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

CINCO PASSOS PARA UMA LONGEVIDADE SAUDÁVEL


   

Estudos comprovam que 50% dos fatores que levam à vida saudável são provenientes do estilo de vida. Spa Kurotel mostra como reverter positivamente esta porcentagem

O ditado popular já diz que é melhor prevenir do que remediar, mas será que você está cuidando de verdade da sua saúde? O premiado Kurotel - Centro de Longevidade e Spa, que em 2007 completou 25 anos de muita pesquisa na área da medicina preventiva e preditiva, apresenta os cinco degraus que devem ser seguidos por quem quer atingir uma vida longa e saudável.

Segundo indicam alguns estudos, a genética familiar contribui em cerca de 20% no estado de saúde das pessoas, sendo que outros 20% são formados pelo meio ambiente e 10% pela assistência médica. Os 50% a 53% restantes são a parte afetada pelo estilo de vida, porcentagem significativa que só depende da consciência de cada um.

Na base da pirâmide da Longevidade Kur está o equilíbrio emocional, constituído por pensamentos e atitudes positivas. A maneira de pensar não melhora apenas a percepção da vida, mas também o quanto se vive. Pesquisadores americanos comprovaram que pessoas otimistas têm reduzidos pela metade os riscos de morte prematura em comparação a pessoas que tendem a ser mais pessimistas. Outros fatores importantes para equilibrar a área emocional são o controle do estresse, um bom sono e a harmonia no convívio social e familiar.

Em segundo lugar vem a opção de não fumar e não usar drogas. O fumo é a principal causa de morte evitável e mata mais que AIDS, acidentes, drogas, suicídios e homicídios juntos. Um quadro nada animador também para os dependentes de álcool e outros tipos de drogas.

No terceiro degrau estão os exercícios físicos que além de ajudar a manter o peso, melhora a saúde vascular, fortalece os ossos, assistindo na proteção contra o estresse e inúmeras doenças. Pessoas ativas têm maior liberação se serotonina, dopamina e endorfina , o que proporciona uma sensação de bem-estar, contribuindo para a redução do estresse e promovendo melhor qualidade de vida.

Logo a seguir, no quarto degrau, está a alimentação saudável e equilibrada, que deve ser rica em carboidratos complexos, fibras e "gorduras do bem", como o Ômega 3 e restrita em sal, açúcar refinado e gorduras ruins como as trans e saturadas. Frutas, verduras, grãos, cereais, alimentos integrais e peixes atuam diretamente na longevidade, reduzindo doenças cardiovasculares, metabólicas e neoplásticas. Outro cuidado que deve ser tomado é a alimentação fracionada, ou seja, sem longos períodos de jejum e feita de uma maneira consciente e tranqüila, mastigando bem os alimentos.

E no topo da pirâmide está o balanceamento dos microelementos, de fundamental importância para que as células tenham substratos necessários para proceder suas funções de defesa. A carência de vitaminas pode ser responsável pelo desenvolvimento de inúmeras doenças.

Seguindo estes passos, certamente você estará no caminho de uma vida saudável. Nosso corpo e nossa mente são o resultado daquilo que comemos, de quanto e como nos exercitamos, do ambiente com o qual estamos em contato e, finalmente, daquilo que pensamos.


Serviço: www.kurotel.com.br 









Nenhum comentário:

Postar um comentário