Benefícios à Saúde
Em 1997, a FDA (Food and Drug Administration – Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos) aprovou o primeiro anúncio dos benefícios de saúde de um alimento, nos pacotes e anúncios de aveia. Comer três gramas de fibra solúvel da aveia, como parte de uma dieta de baixa caloria e baixo colesterol, reduz o colesterol LDL (ruim) no sangue. As fibras agem como “protetoras”, pois diminuem a absorção de gorduras fazendo com que parte desta seja eliminada sem ser absorvida. Essa quantidade de fibra solúvel – 3g – equivale a aproximadamente 3 colheres de sopa de aveia.
Outra vantagem é com relação a pressão alta. Segundo pesquisas, incorporar a aveia na dieta de pessoas hipertensas reduz significativamente a pressão alta e a necessidade de medicamentos contra a doença. De acordo com estudos, iniciar o dia com uma dieta nutritiva e rica em fibras contribui para manter um peso saudável. O mingau de aveia, por exemplo, tem o maior valor de saciedade de todos os alimentos do café-da-manhã, fornecendo sensação maior de satisfação. Isso porque a fibra solúvel presente na aveia, chamada de beta-glucana, é responsável por retardar o esvaziamento gástrico, que tem como resultado uma maior saciedade.
Tanto a versão tradicional em flocos regulares como a de flocos finos, são definidas como grão integral, já que em todas as formas oferecem os mesmos nutrientes e nas mesmas quantidades.
Dica: Para um mingau de aveia mais cremoso e nutritivo, cozinhe o cereal com uma bebida à base de soja e, em seguida, acrescente uvas-passas e bananas.
Você Sabia?
A aveia pode substituir um terço da farinha de trigo, utilizada nas receitas de panquecas, pães, bolos, biscoitos e barra de cereais.
Atenção: 60g do alimento (4 colheres de sopa) em flocos equivale a 215 kcal. Outro detalhe importante com relação à aveia é que, assim como o trigo, a cevada, o malte e o centeio, ela possui glúten em sua composição. Por isso, não deve ser consumido por portadores da doença celíaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário