OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Obesidade está na origem dos casos de câncer de útero e dos tumores de esôfago nos homens

Oi amiguinhos, procurem vencer a obesidade, que é muito difícil, mas pode levar ao cancêr, cuidado. Bjs, Tety Mendonça
   

 Obesidade está na origem dos casos de câncer de útero e dos tumores de esôfago nos homens

Obesidade está na origem de 29% dos casos de câncer de útero entre as brasileiras e 20% dos tumores de esôfago nos homens

02/02/2011 - O relatório Saúde Brasil 2009, divulgado pelo Ministério da Saúde, revela que 46,6% dos brasileiros estão acima do peso e que a obesidade forte

 impacto sobre uma das doenças que já se apresenta como a segunda causa de morte no país e no mundo: o câncer. Em 2010-2011, o Brasil terá quase 1 milhão de novos casos: 978.540.

 
Alimentação, Nutrição e Atividade Física  
 
publicado em fevereiro deste ano pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) em parceria com o Fundo Mundial para Pesquisa contra o Câncer (WCRF) revela que uma fração importante dos casos de câncer poderia ser evitada no Brasil a partir do controle da obesidade. 
 
Segundo o relatório, no Brasil. a obesidade é responsável por:

Entre as mulheres
· 29% dos casos de câncer no colo do útero
· 26% dos casos de câncer de esôfago 
· 16% dos casos de câncer de rim 
· 14% dos casos de câncer de pâncreas 
· 14% dos casos de câncer de mama 
· 1% dos casos de câncer de colorretal

Entre os homens:
· 25% dos casos de câncer de pâncreas
· 20% dos casos de câncer de esôfago
· 10% dos casos de câncer de rim 
· 8% dos casos de câncer de colorretal

O nutricionista Fábio Gomes, do INCA, explica que a alimentação pode ser fator de proteção ou risco para câncer. Frutas, fibras e hortaliças e peixes são considerados alimentos protetores. Já gorduras, carnes gordas, alimentos processados, sal e álcool são substâncias que aumentam o risco de desenvolver a doença.

Gomes afirma que o consumo de bebidas adoçadas, como os refrigerantes e refrescos à base de xaropes, e alimentos de alta densidade energética (que contêm mais de 2 calorias para cada grama de alimento), disparou nos últimos 30 anos no Brasil, aumentando mais de 400% no caso dos biscoitos e refrigerantes. “O consumo excessivo de lanches tipo “fast food” e biscoitos, impulsionado pelo estímulo bem-sucedido da publicidade, agora tem seus resultados expressos nas estatísticas de excesso de peso e obesidade”, resume Gomes.  

A Pesquisa de Orçamentos Familiares – Aquisição alimentar domiciliar (IBGE 2008-2009) confirmou o crescimento explosivo da obesidade no Brasil nas três últimas décadas. O estudo revelou que metade dos brasileiros adultos apresentam peso excessivo, assim como uma em cada três crianças de 5 a 9 anos e um em cada cinco adolescentes. “Essa situação alarmante implicará aumento da parcela da população que é ou será futuramente acometida por vários tipos de câncer”, afirma Gomes.

Segundo o nutricionista, o controle da obesidade demanda compromissos e investimentos que passam pela regulação do estímulo ao consumo de alimentos processados. O primeiro passo seria proteger o público infantil, diminuindo as chances de que as crianças de hoje sejam futuras pacientes de câncer.

Tumores - Entre os seis tipos de tumores citados no documento Políticas e Ações para Prevenção do Câncer no Brasil: Alimentação, Nutrição e Atividade Física, três estão entre os mais incidentes na população brasileira – entre homens e mulheres.

Segundo estimativa do INCA, em 2010, o Brasil terá 7.890 casos de câncer de esôfago entre homens e 2.740 entre mulheres; 13.310 casos de câncer colorretal entre homens e 14.800 entre mulheres. Mama, o tumor mais incidente e primeira causa de morte pela doença entre as mulheres brasileiras terá 49.240 novos casos. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário