OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ansiedade: dá para controlar?

Ansiedade: dá para controlar?

por nataliaateixeira
Pessoal, bom dia!
Muitas vezes o maior inimigo do nosso emagrecimento somos nós mesmos, né?
Quantas vezes, por conta da nossa mente, descontamos no nosso corpo?
Quantas vezes a ansiedade e a compulsão já atrapalharam nosso regime?
Se você respondeu SIM a uma dessas respostas, esse é seu lugar! :) 

Adaptando para a nossa realidade, trouxe hoje para vocês algumas dicas que o psiquiatra Adalberto Barreto deu no programa Bem-Estar a respeito de como reduzir a ansiedade, como vocês podem ver abaixo:


O psiquiatra enfatizou a importância de compartilhar os problemas com outras pessoas, seja um parente, um amigo ou até um desconhecido que está na mesma situação. De acordo com ele, quando a boca cala, os órgãos falam. E, quando a boca fala, os órgãos saram.
Segundo Adalberto, é colocando para fora que se aprende a controlar os sentimentos e que aquilo que não exprimimos com a boca, imprimimos no corpo. Mas o simples fato de contar e dividir com alguém o que se passou ou está se passando, nos ajuda a seguir em frente. Nesses momentos, muitos vêem que não são os únicos a enfrentar problemas, e que alguns passam por dificuldades ainda maiores. Em grupo, tudo se torna mais simples e fácil.
Olhando para a nossa realidade, eu pergunto aos Vigilantes, quem se lembrou agora de um dos 4 Elementos de Sucesso que é “Assista às reuniões“? Ou de um dos 8 Hábitos Saudáveis que é “Peça ajuda“?
Está provada a importância e não é difícil de entender: Essa rede de apoio, e até mesmo o fato de vocês estarem lendo esse e outros blogs relacionados, trocando experiências, sucessos e frustrações, nos fortalece e isso tudo faz com que tenhamos mais ânimo para enfrentar os obstáculos para atingir os nossos objetivos.

Para quem quiser ler a matéria na íntegra, é só clicar no endereço abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário