OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dieta do prato cheio

Dieta do prato cheio


Ai está a materia da revista que sai no dia 29/11/2007, edição 54.

Quem quizer ver ampliado, e so clicar em cima.
Quem nao conseguiu ampliar, me escreva flaviagisele1983@hotmail.com que passo ela na integra.

Minhas dicas - Dieta do prato cheio

* A teoria principal é "enganar" o estômago e o cerebro, para isso a gente tem que ousar e criar táticas de como fazer isso para não durar uma semana apenas os cuidados conosco, para evitar sofrimentos, experimente, cozinhe, e se nao gostar do que fez não coma! Colocar fora é pecado sabemos, mas dê a alguem que goste ou da próxima vez pense melhor no que preparar! Conheço muita gente (gordinha) que coloca a desculpa "está tão gostoso, nao vou colocar fora" e acaba comendo, é ai que a cobra torce o rabo...)
Eu confesso que joguei muita comida fora no começo, acabei aprendendo a cozinhar na marra e fazendo somente coisas que realmente todos comessem e de preferência não sobrasse. Pois olho de gordinho é isso, ver da vontade de comer! Tem que se policiar o tempo todo! pode se comer de tudo, mas pouco e sempre devagar!

*Se você é casada e não tem filhos, facil! cozinhe pouca quantidade de comida, e sirva o prato dele colocando a maior parte no prato dele, e sirva as porções certinhas (pequenas) a voce, se você quizer repetir não vai ter, e você nao vai cozinhar de novo! Se tem filhos, a coisa complica, mas faz o mesmo esquema,,,sirva a todos primeiro e por ultimo você. Coma devagar saboreando a comida...e coloque pouco no garfo..aos poucos a gente aprende que nao precisa encher o garfo pra matar a fome. Com o tempo vão acabar adorando saborear a comida!

* Não passe muito tempo sem comer, jejum prolongado pode colocar tudo a perder!

*Carregue sempre na bolsa um "socorro", barrinha de cereal!

* Ao sentar-se a mesa, sirva uma pequena porção e coma bemmm devagar, ou seja, saboreie, ponha um pouquinho no garfo e mastigue devagar.

*Toda pessoa gordinha come com os olhos, portanto você comer um prato cheio não necessariamente tem que ser "alface"(risos) use a criatividade. Tente experimentar saladas raladas, e misture com uma colher de arroz, a impressão que o prato está cheio de arroz, por exemplo, ponha bastante repolho ralado ou cenoura ralada, com uma colher de arroz + um caldinho de feijão por cima, fica delicioso e a sensação foi que voce comeu um prato cheio de arroz e feijão. E não esqueça das dicas dos nutricionistas, quanto mais colorido o prato, melhor!

* Se voce diz que não gosta de saladas ou frutas, isso significa que você precisa experimentar e se acostumar, experimente primeiro com paciência para depois dizer se não gosta ou gosta.

* Uma tática infalivel para comer saladas variadas, é junta-las ao um tipo de carne de sua preferência. Exemplo, pegar um pedacinho de bife grelhado, enrolado numa folha de alface fica espetacular, com salada de tomate mesma coisa, o sabor é incrivel e assim vai.

*Quer jantar pizza? acha que não pode? Pois pode sim e recomendo, mas não todo dia! use isso como uma recompensa pelos cuidados e o novo estilo de vida! uma vez por semana se dê ao luxo de comer Uma, Mas UMA fatia de pizza de frango com catupiry! no máximo duas, pegue a pizza e divida em 6 partes, 2 dessas partes você pode comer.

* Bateu a "fome" a noite? será que é fome ou vontade de comer? beba um gole de agua e deite novamente, se o estômago roncar é fome mesmo, então belisque alguma fruta, no meu caso eu comia banana naninca e um copo de agua. Me estufafa e ia dormir bem feliz. (eu nunca dei bola para pessoas que teimavam em dizer que banana, abacate,etc.. engordam... pra mim frutas, sem exagero usando bom senso são bem vindas!

* Tem festa de aniversario para ir? se estiver o começo, no meu caso eu neguei todas, fiquei enclausurada nos primeiros 3 meses, depois aos fui voltando ao convivio, pois me senti mais preparada a resistir as tentações já que eu havia emagrecido 15 ou 16 kg mais ou menos, e sempre me controlando nunca passei da minha cota, ainda comia a sobremesa (ai está a importância de somar as calorias e saber o que esta comendo, a gente pode controlar o que podemos comer ainda). 
Não lembro quem me deu essa dica, acho que lí em alguma revista, que a gente deve usar festas familiares e aniversarios como um "premio" e aproveitar a festa, desde que nao se torne rotina a pessoa tem direito de estravagar de vez em quando. No meu caso, eu evitava me passar e isso aumentava ainda mais a minha sensação de vitoria...

*Quando for almoçar ou jantar e estiver com aquela sensação terrivel de fome, que chega a ficar com uma "tremura", beba um capuchino light de preferencia que contenha canela, ou tome chazinho, agua, coma uma banana nanica com um copo de água (parece que você comeu pão) de tanto que sacia. 
 
* suco de gelatina com agua morna tambem é um belissimo calmante pro estomago, quando estamos desvairadas de fome... e nem precisa ser diet/light...pois e pouco que se utiliza do pó mesmo,,, eu adorava o de limão, de framboesa e o de cereja.
 
"Não viva para comer.....coma para viver......"
"Quanto mais a gente menos, muito menos a gente mais!!!!"
"Antes eu comia... hoje me alimento.."  http://blogdagauchona.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário