Obesidade juvenil é ligada ao câncer de pâncreas
Na juventude, sobrepeso eleva propensão para desenvolver a doença
Um novo estudo, publicado na revista da American Medical Association, sugere que adolescentes e jovens adultos que estão com sobrepeso ou obesos podem apresentar maior probabilidade de desenvolver câncer de pâncreas http://www.minhavida.com.br/tema.vxlpub?t=câncer de pâncreas no futuro.
A obesidade já havia sido associada ao maior risco de câncer pancreático. Mas a nova pesquisa mostra que os anos da adolescência e juventude são "o período crítico com maior risco de associação", explica o cientista Donghui Li.
A investigação sobre a base biológica da sua ligação ao peso extra pode dar pistas para a prevenção e tratamento, afirma um editorial publicado com o estudo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pâncreas mata mais de 9 mil pessoas por ano. Combatida com remédios e quimioterapia, a doença tem cura difícil: a cirurgia é a única possibilidade de cura.
"A taxa de mortalidade por câncer de pâncreas é alta, pois é uma doença de diagnóstico difícil e extremamente agressiva, pois o tumor normalmente se desenvolve sem sintomas", explica o especialista Selmo Minucelli, hematologista e oncologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica.
Os pesquisadores comparam o peso de 841 pacientes com câncer pancreático com o de 754 pessoas saudáveis. Os participantes obtiveram ganho de peso a partir dos 14 anos de idade. As principais conclusões do estudo foram:
- As pessoas a quem tinha tido o excesso de peso na faixa etária de 14 a 39 anos estavam 67% mais propensa de ficar doentes com esse tipo de câncer; - Pessoas que eram obesas entre 20 a 49 anos tiveram cerca de 2,5 vezes mais probabilidades de ser pacientes da doença; - O câncer pancreático começou entre dois a seis anos mais cedo em pessoas que estavam com sobrepeso ou obesidade na faixa etária de 20 a 49 anos de idade; - Entre os pacientes com câncer, as pessoas que estavam com sobrepeso ou obesidade, no ano anterior ao diagnóstico da doença teve a pior taxa de sobrevivência, independentemente, da fase do seu tumor, ou se passaram por cirurgia para remover seu tumor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário