OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cardápio para uma boa dieta

Cardápio para uma boa dieta

  Uma das maiores necessidades do ser humano é estar de bem com o seu corpo. Porém são poucos os que sabem como alcançar a boa forma sem dietas mirabolantes e sem muito esforço.
Primeiramente devemos sempre lembrar que para se manter a boa forma é necessário fazer algumas mudanças em nossa alimentação e no nosso modo de vida diário. Por exemplo, uma pessoa sedentária que não está acostumada a se exercita, dificilmente vai conseguir manter a boa forma.
Por isso antes de pensarmos em fazer qualquer tipo de dieta, devemos nos conscientizar que para se perder peso o exercício físico é um dos principais aliados para se perder peso ou manter a forma.

Exercícios físicos:

Logo pela manhã quando levantar faça um bom alongamento e de algumas voltas de quarteirão. Lembrando que caminhadas acompanhadas de corrida ajudam muito a perder peso, ou até mesmo a manter a forma.
Caso você sinta preguiça ou por algum outro motivo não possa ir fazer uma caminhada, opte por fazer alguns abdominais na comodidade da sua casa. O importante é se movimentar, pois os exercícios serão de extrema importância durante sua fase de emagrecimento.

Alimentos saudáveis:


Outra coisa muito importante dentro de uma dieta são os alimentos saudáveis. Fazer dietas mirabolantes pode ser arriscado demais. No começo você perderá bastante peso, mais isso só no começo, porque depois o seu metabolismo vai ficar lento e o seu processo de emagrecimento ficará ainda mais difícil. Por isso uma dieta balanceada recheada de alimentos saudáveis é extremamente necessária.
Alimentos como: frutas, verduras, legumes, entre e outros são essenciais no cardápio de uma boa dieta.
Não se esqueça de tomar pelo menos dois litros de água por dia. Isso ajudará no seu processo de emagrecimento e manterá você ainda mais saudável.

Cardápio de uma dieta saudável:


Este cardápio foi elaborado pelo nutricionista Everton Torres. O cardápio possui 1300 calorias (quantidade de calorias necessárias para uma dieta saudável).
O legal desta dieta é que existem várias opções de alimentos, e você pode escolher aquele que você mais gosta. Ou seja, não tem desculpa para não começar uma bela dieta e ficar com aquele corpo tão desejado.

Cardápio:

Café da manhã:
Opção 1
1 copo de leite de soja com sabor + 1 fatia de pão integral light + 1 col. (sopa) de geléia diet + 1 fatia de queijo branco.
Opção 2
1 copo de vitamina de leite de soja (tipo Original) batido com 8 morangos médios (adoçante a gosto) + 1 fatia de pão integral light + 1 fatia de queijo branco.
Opção 3
1 copo de suco de maçã ou mamão + 4 torradas integrais light + 1 fatia de queijo branco.
Opção 4
1 xíc. (chá) de café com leite desnatado com adoçante + ½ pão francês sem miolo +1 fatia de queijo branco + 1 fatia de abacaxi.
Opção 5
1 copo de chá verde + 1 fatia grossa de papaia picada e polvilhada com 2 col. (sopa) de aveia em flocos + 1 fatia de queijo branco.
Opção 6
1 copo de leite desnatado com 3 col. (sopa) de farelo de trigo ou All Bran + 1 banana picada + 1 xíc. (chá) de café com adoçante + 1 fatia de queijo branco.
Lanche da manhã:
Opção 1
1 barra de cereal light.
Opção 2
4 damascos secos.
Opção 3
1 maçã.
Opção 4
1 pote de iogurte de frutas light.
Opção 5
8 ou 10 unidades de castanha de caju ou amêndoa crua.
Opção 6
1 pêra.
Almoço:
Opção 1
1 prato (sobremesa) de salada de agrião, alface americana e rúcula temperada com sal, limão e 1 fio de azeite + 1 sobre coxa de frango grelhado + 3 col. (sopa) de cenoura crua ralada ou cozida + 3 col. (sopa) de arroz integral ou 2 col. (sopa) de arroz branco.
Opção 2
1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes + 1 porção de filé de peixe grelhado + 1 prato (sobremesa) de legumes cozidos.
Opção 3
1 prato (sobremesa) de salada de pepino e agrião temperada com 1 col. (sopa) de molho de iogurte + 4 col. (sopa) de brócolis cozidos + 1 filé de carne vermelha grelhado + 1 pegador de macarrão com molho de tomate.
Opção 4
1 prato (sobremesa) de salada de alface e tomate temperada a gosto + 1 filé de peito de frango grelhado + 2 batatas sautés.
Opção 5
1 prato (sobremesa) de salada mista + 2 col. (sopa) de purê de mandioquinha + 1 pegador de macarrão à bolonhesa.
Opção 6
1 prato (sobremesa) de salada de rúcula (ou alface) e tomate temperada com limão, azeite e sal + 1 omelete médio (com 2 ovos) + 3 col. (sopa) de arroz integral ou 2 col. (sopa) de arroz branco.
Lanche da tarde:
Opção 1
1 maçã + 1 barra de cereal light.
Opção 2
1 copo de iogurte de soja light ou iogurte de frutas light com 1 col. (sopa) de sementes de linhaça + 4 damascos secos.
Opção 3
3 torradas light com 1 col. (sopa) de queijo cottage + 1 copo de chá verde.
Opção 4
1 copo de suco de laranja natural + 1 fatia de pão integral light com 2 fatias de peito de peru.
Opção 5
1 fatia de pão integral com 2 col. (sopa) de queijo cottage + 1 copo de limonada ou suco de maracujá com adoçante.
Opção 6
4 biscoitos integrais com 1 col. (sopa) de requeijão light + 1 copo de suco de melão.
Jantar:
Opção 1
1 prato de caldo verde.
Opção 2
1 prato de sopa de espinafre.
Opção 3
1 prato de creme de beterraba.
Opção 4
1 prato de sopa de lentilha
Opção 5
1 prato de sopa de ervilha.
Opção 6
1 prato de sopa de legumes.
Pronto, com o cardápio em mãos é só você seguir a dieta certinho e em pouco tempo poderá obter resultados muitos satisfatórios.

Espero que tenham gostado!

http://www.blogdicas.com/cardapio-para-uma-boa-dieta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário