OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Personalidade Forte Faz Pessoas Engordarem com Mais Facilidade


Personalidade Forte Faz Pessoas Engordarem com Mais Facilidade

Um estudo feito por pesquisadores do Instituto Nacional do Envelhecimento, nos EUA, mostrou que pessoas com dificuldades em fazer planos, emoções desequilibradas e de humor instável tendem a ter mais facilidade para engordar.
Na pesquisa, 1988 foram avaliadas, entre mulheres e homens, ao longo de 50 anos e foi possível chegar à conclusão de que pessoas impulsivas, cínicas e/ou agressivas, carregam consigo maiores chances de engordar em demasia.
Os indivíduos avaliados foram classificados entre os cincos grandes traços de personalidade: neuroticismo, extroversão, amabilidade, conscienciosidade e abertura para o novo.
Os resultados encontrados demonstraram que indivíduos com traços fortes de neuroticismo e baixa conscienciosidade na personalidade corriam mais riscos de se deparar com o “efeito sanfona” ao longo da vida. Explicando mais claramente, o neuroticismo indicaria a instabilidade emocional e a conscienciosidade a capacidade de fazer planos a fim de alcançar determinados objetivos.
O estudo foi publicado na revista científica da Associação Americana de Psicologia e mostrou ainda que o maior risco de alcançar ganho de peso acontece entre as pessoas impulsivas e também entre as antagônicas, em especial as cínicas, competitivas e agressivas.
Então, o melhor remédio para correr do “efeito sanfona” definitivamente é a  estabilidade emocional.
http://canalexpress.wordpress.com/2011/07/19/personalidade-forte-faz-pessoas-engordarem-com-mais-facilidade/ 

Fique de olho: emoções podem afetar o seu peso por Redação


Você sabe que bombom engorda, sabe que alface é bom pra quem está de dieta, sabe que aveia e fibras e geral ajudam a emagrecer, sabe que um chazinho de chá verde após as refeições garante uma melhor digestão e sabe, inclusive, que a atividade física é ótima para quem quer perder peso e fortalecer os músculos.

Muito bem! Mas, por acaso você já parou para pensar se suas emoções e sentimentos também fazem você perder uns quilinhos, ou, ao contrário, já pensou que seu estado de tristeza pode fazer você engordar sem perceber?

A questão aqui é o seguinte: emoções são capazes de queimar calorias ou alterar nosso peso?

Na verdade, segundo o endocrinologista Filipo Pedrinola, nosso estado de humor tem tudo a ver com o nosso comportamento e com o que comemos. Vamos avaliar a situação de um indivíduo sob intenso estresse. De alguns anos para cá, vários estudos científicos publicados em revistas importantes demonstram que pessoas que sofrem de estresse, angústia, ansiedade e depressão ganham peso mais facilmente.

Como já se sabe, as pessoas que se encontram nas situações descritas acima, costumam ingerir mais alimentos do que precisam, como uma forma de compensar o que sentem e o que sofrem, o que pode acabar gerando até mesmo uma compulsão alimentar.

Porém, o que se descobriu há pouco tempo, é que o estresse é capaz de engordar uma pessoa por si só. Ou seja, um indivíduo estressado tem mais facilidade de engordar mesmo comendo pouco.

De acordo com o endocrinologista Filipo Pedrinola, existem duas pequenas glândulas chamadas de suprarenais que, sob situação de stress, são estimuladas a produzir alguns hormônios, entre eles o cortisol. “Há muito tempo as pessoas sabem que quem usa remédio à base de cortisona costuma ganhar peso, mas só recentemente que descobriu-se que a quantidade desse hormônio está aumentando em pessoas que têm alterações emocionais”, explica o médico.

O fator que agrava isso, é que as pessoas que ganham peso devido ao estresse tendem a acumular gordura na região abdominal. “Isso aumenta as chances de desencadear doenças como o diabetes, a pressão alta, infarto e derrame”, completa Filipo. Isso também ocorre porque a cortisona interfere até mesmo na concentração do hormônio conhecido como insulina.

Quando a produção e a quantidade de insulina no organismo fica defasada, o processo da fome fica desregulado e ocorre um conseqüente aumento do apetite. Com isso, o organismo fica resistente e bloqueia a célula de gordura principalmente na região abdominal.

Além do cortisol, sabe-se que a serotonina (neurotransmissor mais conhecido como o hormônio da felicidade e do bem estar), também influencia o comportamento alimentar. “Quando encontrada em níveis baixos no cérebro, a serotonina pode causar sintomas de tristeza e depressão, sem contar que aumenta a compulsão pela comida, principalmente de carboidratos. Algumas mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual (TPM), por exemplo, apresentam níveis baixos de serotonina durante esse período, o que pode transformá-las em verdadeiras chocólatras”, esclarece o endocrinologista.

Enfim, em poucas palavras, alguns estados emocionais são capazes de liberar certos mensageiros químicos no nosso cérebro que, dependendo da quantidade, podem nos fazer ganhar peso e ter mais dificuldades de emagrecer mesmo sob uma dieta rígida.

http://cristianaarcangeli.com.br/saude-e-nutricao/fique-de-olho-emocoes-podem-afetar-o-seu-peso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário