OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Como cuidar da sua voz

Como cuidar da sua voz

Posted by Cláudia de Lucca 

No dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz. Como fonoaudióloga que atua significativamente nesta área da profissão, decidi escrever hoje algumas dicas de como voce pode cuidar da sua, principalmente se voce é um profissional que a tem como instrumento de trabalho.

A voz é o som que sai das pregas vocais (como cientificamente chamamos as cordas vocais) a partir da passagem do ar que vem dos pulmões. Este som é enormemente influenciado pelas emoções, e carrega com ele a sua identidade, como se fosse uma impressão digital. Através da voz um amigo atento consegue captar num telefonema se você está triste, preocupado ou apreensivo, mesmo que nao te veja.  Através deste som que é resultado de um conjunto de ações corporais podemos expressar tudo o que estamos sentindo.

Para cuidar bem da sua voz,  siga estas dicas essenciais:
- Se hidrate adequadamente para garantir flexibilidade das pregas vocais. Além do alívio tópico imediato, com seu corpo hidratado a nutrição das cordas vocais estará garantida através da micro circulação sanguínea que lá existe. Aqui vale aquela velha regrinha de beber no mínimo dois litros de água por dia (não só a voz, mas seu corpo todo agradecerá);
- Procure não abusar. Produzir a voz demanda um gigantesco uso de músculos, de pequeninos a enormes, incluindo músculos da respiração. Usar a voz por longos períodos cansa como uma ginástica! Portanto, falar muito pode gerar fadiga, principalmente naqueles músculos do pescoço, da “garganta”, da região da coluna cervical e ombros. Justamente lá onde “mora” a voz. Lembre-se de realizar períodos de descanso ao longo do dia, repousando a voz, ficando alguns minutos calado para evitar esta fadiga.
- Cigarro, álcool, drogas em geral, má alimentação e falta de sono prejudicam significativamente a voz. Que isso tudo faz mal pra sua saúde você já sabia. Agora sabe que influencia diretamente no uso da voz.
- Nada do que você engole passa pelas cordas vocais. Então não adianta tomar mel, usar pastilha, balinha ou qualquer outra receitinha caseira. Quase sempre isso tudo vai gerar cuidados paliativos e não diretos, como anestesia ou mascaramento dos sintomas que você estiver sentindo. O que resolve é cuidar da saúde e da imunidade.
- Mantenha uma boa postura corporal. Já ouviu falar que o corpo fala? Recomendo até um livro que tem este título! Pois bem, mantendo uma boa postura, você consegue se expressar melhor, não sobrecarrega áreas desnecessariamente e distribui as atividades pelo corpo com mais eficácia.
- Se sentir rouquidão, que é o principal sintoma que afeta a voz, procure redobrar o repouso vocal. Se este sintoma persistir por mais de 15 dias, procure um médico, mais especificamente um otorrinolaringologista.
O fonoaudiólogo também poderá te orientar, tratar da sua voz em caso de necessidade ou te ajudar no aprimoramento desta capacidade.
Cuide da sua voz todos os dias! Ela é o instrumento da sua comunicação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário