OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 27 de novembro de 2011

Agenda emagrecedora

Agenda emagrecedora

By Administrador 
 
Segundo pesquisas, as pessoas que orbitam em sua volta podem ajudar ou atrapalhar seu emagrecimento. Por exemplo, a melhor amiga. Segundo um estudo publicado no The New England Journal of Medicine, suas amigas podem te ajudar a ganhar peso em até 57%. Isso porque as mulheres tendem a copiar o comportamento umas das outras na mesa. 

Normalmente quem pede antes se sente pressionada a dar bom exemplo. Mas coma com uma amiga de cada vez, pois estudos mostram que mulheres que comem rodeada de mais quatro amigas ingerem 150 calorias a mais do que as que comem com três. Cuidado também com as baladas: o álcool atrapalha muito na dieta! Segundo a OMS, mais de quatro doses é uma quantidade abusiva para as mulheres e pode ser considerada uma tendência para o crescimento da obesidade. Além da bebida tem sempre aquele petisquinho que a acompanha…

Agora, você consegue imaginar que seu cachorro possa influenciar na sua dieta também? Pois acredite. Passear com o cãozinho pode ajudar a diminuir a barriguinha. Passear com o cachorro 30 minutos, 5 vezes por semana, faz perder em média 6kg em um ano. Se o tempo fechar, não há desculpas! Brinque com ele dentro de casa, corra bastante para lá e para cá com ele.

Um dos seus contatos com certeza você já associou à perda/ganho de peso. Sim, ele mesmo: seu namorado! As mulheres que moram com seu parceiro aumentam a chance de ficarem obesas em 63%. Já as casadas – pasmem – duplicam esse percentual. Mas calm,a não precisa fugir do padre como o diabo da cruz: casais também têm vantagens ao decidirem perder peso. Uma pessoa tem 50% mais chances de se exercitar se o parceiro também o fizer. Cozinhar juntos também ajuda: comer fora mais do que 5 vezes por semana soma 290 calorias na sua dieta diária – e isso totaliza em 13 quilos por ano. Portanto, faça já o marido encostar a pacinha no fogão!

Já as colegas de trabalho, acredite, também influenciam – e como! Quando se juntam para perder peso, têm mais chances de se exercitar e emagrecer. Se a empresa tem algum programa de incentivo à ginástica, melhor ainda. Por que você não sugere na sua, caso ela não o tenha? Encorajar a equipe a se encontrar e se exercitar aumenta a produtividade. Uma situação divertida é quando começa uma certa competição – séria mas na esportiva – de quem perde mais peso. Na hora do almoço, sugira caminhadas ou uma aula de ioga. Assim, você faz amizade no trabalho e fica com aquele corpinho…

Nenhum comentário:

Postar um comentário