OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dentista emagreceu 45 kg com aparelho dentário que inventou

Dentista emagreceu 45 kg com aparelho dentário que inventou

Dieta, malhação, remédios e chás já são soluções conhecidas para o emagrecimento. Mas, e aparelho dentário? Para o cirurgião-dentista Ariel Apelbaum, essa também é uma opção para se perder peso. Ele afirma que foi dos 120 aos 75 kg em menos de dois anos usando o aparelho ‘intra-oral para redução de peso’.
Esta gordo? Você não está na modinha!

Aparelho se encaixa no céu da boca
O aparelho de Apelbaum é semelhante aos móveis usados em tratamentos ortodônticos, normalmente por crianças. Trata-se de uma placa de resina que se encaixa no céu da boca do paciente.
“O aparelho deve ser colocado na boca 20 minutos antes das refeições. Desse modo, ele faz com que o corpo inicie a digestão antes mesmo que o paciente comece a comer. Isso ocorre porque a salivação e a deglutição intensas provocadas pela sua presença fazem com que o cérebro se ‘engane’ e entenda que a digestão já começou”, explica o dentista.
A entrada antecipada no processo de digestão, segundo Apelbaum, faz com que o paciente também tenha a sensação de saciedade precipitada e, portanto, coma menos. Além disso, o aparelho, que também deve ser usado durante a refeição, dificulta a deglutição, o que preveniria que o paciente comesse rápido.
Aparelho segue princípio da redução de estômago
“O nosso aparelho tem o mesmo princípio da cirurgia de redução de estômago (procedimento que retira parte do órgão, de modo que ele passe a comportar menos alimento). Colocamos um aparelho para diminuir o espaço na cavidade bucal e, assim, se come menos”, diz o dentista.
“Quando comemos devagar, comemos menos, pois damos tempo para que o hormônio da saciedade, secretado pelo aparelho digestivo, chegue ao cérebro com a mensagem de que estamos satisfeitos. Se comemos rápido, ao contrário, acabamos ingerindo mais alimentos, pois, mesmo depois de já satisfeitos, continuamos a comer, já que a mensagem de saciedade ainda não teve tempo de chegar ao cérebro”, completa.
De acordo com o Apelbaum, o aparelho ajuda no emagrecimento também porque ele cobre as papilas gustativas (partes da boca responsáveis pelo reconhecimento dos sabores) do céu da boca, reduzindo o sabor de determinados alimentos, fazendo, portanto, com que o paciente perca um pouco a vontade de comer.
Inspiração veio de pacientes que usam dentaduras
“Tivemos a idéia do aparelho intra-oral para redução de peso trabalhando com pacientes que usam dentaduras. É comum que pacientes que acabam de botar essas próteses móveis tenham perda de peso e relatem sentir menos sabor nos alimentos e, portanto, menos impulso de comer”, conta o cirurgião-dentista.
“Percebemos que isso ocorria, porque as dentaduras cobrem as papilas gustativas do palato (céu da boca), além de fazerem os pacientes comerem mais devagar. Foi, então, que resolvemos fazer o aparelho, que é uma espécie de dentadura sem dentes”, descreve ele, que já registrou mais de 15 patentes de invenções. Uma delas, um grampo transparente para prótese móvel, é usada por dentistas em mais de dez países.
Aparelho de jujuba
O cirurgião-dentista pretende ainda fazer o aparelho numa versão para crianças obesas, à base de jujuba.
“Existe ainda a alternativa de manter o aparelho fixo no céu da boca, para aquelas pessoas que tiverem dificuldade de manter a disciplina para colocá-lo sempre durante as refeições”, explica o dentista, que também vê a possibilidade de usar o aparelho no combate ao tabagismo.

“Muitos pacientes que passam a usar dentadura relatam que perderam a vontade de fumar”, justifica

Como emagrecer? Como ficar magra?


Princípio simples e básico: se você consome mais calorias do que gasta irá engordar, e se consome menos do que gasta vai emagrecer.
Não quer emagrecer? Você não está na modinha!



Quando a pessoa come demais seu estômago fica muito cheio, a digestão é difícil porque ele não pode se expandir e contrair apropriadamente para triturar o alimento como é necessário. Portanto, para preservar seu bem-estar adote métodos mais saudáveis, não comendo nem mais, nem menos, do que o seu corpo necessitar.
Para saber a quantidade necessária, experimente fazer o seguinte:
Espere sentir realmente fome para comer
Coma devagar e mastigue bem. Dessa forma a saliva pode cumprir o seu papel na digestão (a digestão se inicia na boca, e não no estômago). A mastigação lenta aciona o mecanismo de saciedade, que funciona assim: quando a quantidade necessária de comida chega ao estômago, esse envia mensagens químico-elétricas através de neurônios e hormônios até o hipotálamo (região do cérebro que responde pelo comando das principais atividades do metabolismo). A mensagem de “chega” dispara, então, a sensação de satisfação plena do apetite. Como todo esse processo leva algum tempo (minutos), recomenda-se comer devagar. Assim, atinge-se a saciedade com menos comida. Se você acha difícil, passe a repousar os talheres no prato a cada garfada.
Lembre-se sempre que a alimentação é um prazer
Portanto, escolha o que quer e o que gosta de comer. Seja mais exigente porque, afinal, é você quem vai comer.
Sem jejum
Muitas pessoas pensam que se pularem uma refeição estarão comendo menos e emagrecendo. Acorre o contrário, pois cada refeição feita após o jejum é marcada pela voracidade e assim a pessoa acaba comendo mais.
Não coma quando estiver cansado
Você vai querer comer rápido, não vai escolher os alimentos que realmmente quer comer para ir descansar logo, então descanse primeiro ao menos 10 minutos, respire fundo, ou vá tomar banho antes de ir comer.
Faça atividades físicas
A adoção de atividades físicas melhora sua qualidade de vida, além de melhorar seu desempenho (no trabalho, em casa, no sexo) e ajuda a queimar as calorias que estão sobrando.
Se você não gosta ou não tem tempo para adotar a prática de exercícios, tente transformar suas atividades cotidianas em uma forma de se exercitar:

- Vá a pé à padaria ou à banca de jornal
- Levante-se da cadeira durante o trabalho ao invés de usar as rodinhas
- Passei com o cachorro e brinque com as crianças
- Se andar de ônibus, procure saltar um ponto antes e vá a pé ao seu destino
- Esqueça o elevador ou as escadas rolantes e use escadas normais
- Ao invés de sair para jantar, saia para dançar
- Evite ficar parado o máximo de tempo que puder
http://www.modinha.com/index.php/dicas/como-emagrecer-como-ficar-magra

Nenhum comentário:

Postar um comentário