Mantenha a linha nos eventos do trabalho
Aprenda a fugir das armadilhas engordativas de coquetéis e almoços de negócios
Cuidar das medidas da cintura durante um almoço, jantar ou coquetel de negócios pode se tornar uma saia -- ou calça -- justa para muita gente. Mas não é difícil tirar de letra essa situação. Para fazer bonito, comece sendo muito discreto. "O principal é não alardear que está de dieta", recomenda Célia Leão, consultora na área de etiqueta e marketing pessoal. "É falta de educação bradar pelos quatro cantos que está de regime ou que já perdeu vários quilos", acrescenta. Segundo ela, nesse meio, as pessoas detestam esse tipo de comentário. "Pega muito mal, pode inclusive constranger os demais."Nada, então, de virar o paladino da saúde em um ambiente corporativo. Manter o ponteiro da balança sob controle é fundamental, mas é proibido compartilhar os resultados bem-sucedidos da dieta e dos exercícios em alto e bom som nos corredores e eventos da empresa. "Nesse mundo, cada um cuida de si", ensina a consultora.
Segundo Célia Leão, ninguém é obrigado a aceitar e nem é impedido de rejeitar qualquer coisa, tanto numa refeição quanto num coquetel. O que conta é o bom senso. "Não é adequado, por exemplo, só ficar na salada enquanto os outros comem outro prato. E quando o seu convidado pede uma sobremesa, acompanhe com uma fruta", aconselha. "Se ele vai finalizar a refeição com um cafezinho, mesmo que você não faça questão, peça um também, com adoçante, ou mesmo um chá", recomenda.
Na hora de selecionar os comes e bebes, vale a pena seguir os conselhos do endocrinologista Alfredo Halpern e das nutricionistas Monica Beyrutti e Ana Paola Monegaglia Vidal, autores do livro A Nova Dieta dos Pontos, da Editora Abril:
- Durante o coquetel, prefira aperitivos como legumes no palito e até as azeitonas. Elas não são tão calóricas assim. Prefira-as aos amendoins.
- No almoço ou jantar, evite o couvert, especialmente se já andou beliscando antes no bar.
- Comece com uma salada de folhas e peça o molho à parte, para poder controlar a porção.
- Se a salada tiver proteínas -- grãos ou frango, por exemplo -- ela deve fazer as vezes do prato principal. Se foram só folhas, vá de uma porção de carne, ave ou peixe, sem molho. O acompanhamento pode vir com legumes e batatas cozidas. O importante é não ter molho, que abarrota o prato de calorias. Uma alternativa nesse caso é um macarrão ao sugo.
- Evite as quiches. Elas parecem leves, mas são bastante calóricas.
- Bebidas alcoólicas são permitidas, com moderação, claro. Recomendam-se duas doses por dia para os homens e uma para as mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário