OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mantenha a linha nos eventos do trabalho

Mantenha a linha nos eventos do trabalho

Aprenda a fugir das armadilhas engordativas de coquetéis e almoços de negócios



Por Marcia Melsohn

Mantenha a linha nos eventos do trabalhoCuidar das medidas da cintura durante um almoço, jantar ou coquetel de negócios pode se tornar uma saia -- ou calça -- justa para muita gente. Mas não é difícil tirar de letra essa situação. Para fazer bonito, comece sendo muito discreto. "O principal é não alardear que está de dieta", recomenda Célia Leão, consultora na área de etiqueta e marketing pessoal. "É falta de educação bradar pelos quatro cantos que está de regime ou que já perdeu vários quilos", acrescenta. Segundo ela, nesse meio, as pessoas detestam esse tipo de comentário. "Pega muito mal, pode inclusive constranger os demais."

Nada, então, de virar o paladino da saúde em um ambiente corporativo. Manter o ponteiro da balança sob controle é fundamental, mas é proibido compartilhar os resultados bem-sucedidos da dieta e dos exercícios em alto e bom som nos corredores e eventos da empresa. "Nesse mundo, cada um cuida de si", ensina a consultora.

Segundo Célia Leão, ninguém é obrigado a aceitar e nem é impedido de rejeitar qualquer coisa, tanto numa refeição quanto num coquetel. O que conta é o bom senso. "Não é adequado, por exemplo, só ficar na salada enquanto os outros comem outro prato. E quando o seu convidado pede uma sobremesa, acompanhe com uma fruta", aconselha. "Se ele vai finalizar a refeição com um cafezinho, mesmo que você não faça questão, peça um também, com adoçante, ou mesmo um chá", recomenda.

Na hora de selecionar os comes e bebes, vale a pena seguir os conselhos do endocrinologista Alfredo Halpern e das nutricionistas Monica Beyrutti e Ana Paola Monegaglia Vidal, autores do livro A Nova Dieta dos Pontos, da Editora Abril:

- Durante o coquetel, prefira aperitivos como legumes no palito e até as azeitonas. Elas não são tão calóricas assim. Prefira-as aos amendoins.
- No almoço ou jantar, evite o couvert, especialmente se já andou beliscando antes no bar.
- Comece com uma salada de folhas e peça o molho à parte, para poder controlar a porção.
- Se a salada tiver proteínas -- grãos ou frango, por exemplo -- ela deve fazer as vezes do prato principal. Se foram só folhas, vá de uma porção de carne, ave ou peixe, sem molho. O acompanhamento pode vir com legumes e batatas cozidas. O importante é não ter molho, que abarrota o prato de calorias. Uma alternativa nesse caso é um macarrão ao sugo.
- Evite as quiches. Elas parecem leves, mas são bastante calóricas.
- Bebidas alcoólicas são permitidas, com moderação, claro. Recomendam-se duas doses por dia para os homens e uma para as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário