Mantenha a linha nos eventos do trabalho
Aprenda a fugir das armadilhas engordativas de coquetéis e almoços de negócios
Nada, então, de virar o paladino da saúde em um ambiente corporativo. Manter o ponteiro da balança sob controle é fundamental, mas é proibido compartilhar os resultados bem-sucedidos da dieta e dos exercícios em alto e bom som nos corredores e eventos da empresa. "Nesse mundo, cada um cuida de si", ensina a consultora.
Segundo Célia Leão, ninguém é obrigado a aceitar e nem é impedido de rejeitar qualquer coisa, tanto numa refeição quanto num coquetel. O que conta é o bom senso. "Não é adequado, por exemplo, só ficar na salada enquanto os outros comem outro prato. E quando o seu convidado pede uma sobremesa, acompanhe com uma fruta", aconselha. "Se ele vai finalizar a refeição com um cafezinho, mesmo que você não faça questão, peça um também, com adoçante, ou mesmo um chá", recomenda.
Na hora de selecionar os comes e bebes, vale a pena seguir os conselhos do endocrinologista Alfredo Halpern e das nutricionistas Monica Beyrutti e Ana Paola Monegaglia Vidal, autores do livro A Nova Dieta dos Pontos, da Editora Abril:
- Durante o coquetel, prefira aperitivos como legumes no palito e até as azeitonas. Elas não são tão calóricas assim. Prefira-as aos amendoins.
- No almoço ou jantar, evite o couvert, especialmente se já andou beliscando antes no bar.
- Comece com uma salada de folhas e peça o molho à parte, para poder controlar a porção.
- Se a salada tiver proteínas -- grãos ou frango, por exemplo -- ela deve fazer as vezes do prato principal. Se foram só folhas, vá de uma porção de carne, ave ou peixe, sem molho. O acompanhamento pode vir com legumes e batatas cozidas. O importante é não ter molho, que abarrota o prato de calorias. Uma alternativa nesse caso é um macarrão ao sugo.
- Evite as quiches. Elas parecem leves, mas são bastante calóricas.
- Bebidas alcoólicas são permitidas, com moderação, claro. Recomendam-se duas doses por dia para os homens e uma para as mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário