OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Seis erros mais comuns que você deve evitar ao fazer dieta

Seis erros mais comuns que você deve evitar em uma dieta

Por Patrícia Giuffrida
Crédito: Getty Images.

Você costuma ficar horas sem comer? Cuidado com esse e outros hábitos alimentares malucos para acelerar o emagrecimento. Na maioria dos casos, ao invés de perder peso, você corre o risco de engordar! Veja aqui os seis erros mais comuns que você deve evitar ao fazer dieta:

1. Consumir menos de 800 calorias ao dia. Ninguém aguenta comer tão pouco por muito tempo. Além disso, o organismo, que aprendeu a viver com pouquíssima comida, vai armazenar tudo o que vier a mais e estocar esse excesso em forma de gordura.
2. Fazer jejum. Nesse caso, o metabolismo fica lento. Com a falta de comida, o organismo trabalha mais devagar. Consequência: diminui a capacidade de queimar gorduras, ou seja, de perder peso. E mais: “Com o jejum prolongado, a pessoa terá muita fome e, com isso, correrá o risco de comer compulsivamente”, explica a nutricionista Marle Alvarenga à revista MÁXIMA.
3. Comer sempre a mesma coisa: enjoa. Pratos variados e coloridos aumentam a disposição para continuar a seguir o programa. Além disso, quanto mais cor, melhor. As cores trazem diversas vitaminas e sais minerais.
4. Beber líquido durante as refeições. Isso provoca distensão abdominal. A longo prazo, você precisará de mais alimento para saciar a fome. Procure se hidratar longe das refeições principais. Dê preferência a água e sucos de frutas. Fique longe dos refrigerantes, que são muito artificiais.
5. Exagerar nos dietéticos. Muitas vezes são calóricos. Um exemplo disso é o chocolate diet. Não tem açúcar, mas é mais gorduroso do que o convencional. Prefira as versões light.
6. Comer frutas à vontade. Vá com calma! Algumas são ricas em açúcar natural, a frutose. Em excesso, elas podem engordar. Por isso, não exagere.
(Com reportagens das revistas CLAUDIA e MÁXIMA)
http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/2011/11/seis-erros-mais-comuns-que-voce-deve-evitar-em-uma-dieta/ 

Conheça as cinco causas mais comuns que brecam o emagrecimento

Por Patrícia Giuffrida
Crédito: Getty Images.
Você faz dieta, frequenta a academia e segue todas as dicas de emagrecimento que lê em livros, revistas e sites. Mesmo assim, não consegue perder peso. Durante dias, o ponteiro da balança nem se mexe! Se você está passando por isso, acalme-se. Nem tudo está perdido. A explicação pode estar no aspecto emocional, físico e comportamental. Conheça aqui as cinco causas mais comuns que brecam o emagrecimento, publicadas na revista CLAUDIA:
Promessas muito difíceis
Nada de radicalismos em sua dieta, como cortar totalmente os carboidratos ou ficar o dia todo sem comer. “Faça pequenas alterações no dia a dia, como olhar as opções do bufê antes de entrar na fila”, recomenda a psicóloga Rejane Sbrissa, de São Paulo, em entrevista à revista CLAUDIA.
Cuidado com a autossabotagem
Beliscar salgadinhos fritos, atacar sanduíches de fast food, cair de boca nas guloseimas… Colocar a dieta a perder é conspirar contra o próprio sucesso. Trabalhe o autoconhecimento: assim, você lida com emoções que levam ao impulso e aprende a agir como magra.
Falta de nutrientes no organismo
A deficiência de nutrientes no corpo pode gerar vários problemas de saúde. Um deles é a síndrome da fome oculta. Quem apresenta esse distúrbio está sempre com fome, sente cansaço, fraqueza, cãibra e dificuldade de concentração. Por isso, é importante seguir uma alimentação variada, montando pratos coloridos.
Metabolismo lento
A partir dos 45 anos, o gasto energético cai em torno de 15%. Mas a queda pode ocorrer em outras fases por sedentarismo ou desequilíbrio hormonal. “É possível medir o metabolismo de repouso com um calorímetro. Se o problema for diagnosticado, é preciso praticar atividade física regularmente”, explica o endocrinologista Alfredo Halpern, de São Paulo, em entrevista à revista CLAUDIA.

Tendência à obesidade

Quem faz parte de uma família de gordinhos tem mais dificuldade para emagrecer. Mas saiba que é possível perder peso de maneira saudável. Mas é preciso se cuidar sempre, seguindo um cardápio equilibrado e nutritivo!
(Com reportagem de Sylvia Radovan para a revista CLAUDIA)

Providências que você deve tomar quando decide emagrecer

Por editores abril
Força-tarefa. Essa é a saída para emagrecer com segurança e manter o peso ideal (para você) sem sacrifícios e privações. Confira quais as primeiras providências a serem tomadas quando se decide perder peso. A lista a seguir, elaborada com a orientação da Fernanda Oliveira Giacomo, especialista em nutrição esportiva, do FR Nutri, Assessoria e Consultoria Nutricional, inclui os profissionais que deverão ser acionados para ajudá-la durante esse processo.
Terapeuta
Não é a toa que ele é o primeiro da nossa lista. Esse profissional deverá ser procurado caso você perceba que está passando por uma fase estressante (como problemas no trabalho, com namorado, sobrecarga na faculdade…). Isso porque o estresse libera um hormônio chamado cortisol, responsável por aumentar a taxa de açúcar no sangue e, consequentemente, engordar. Caso não seja seu caso, veja quem mais procurar:
Endocrinologista
Ele irá avaliar se seu organismo está bem ‘regulado’, se não existem disfunções hormonais ou outras questões de saúde que estão atrapalhando sua meta.
Nutricionista
Esse profissional vai passar um pente fino nos seus hábitos alimentares e indicar soluções para que você coma melhor, de acordo com sua rotina.
Educador físico/Fisiologista
Mudanças alimentares e exercícios devem caminhar juntos quando a intenção é enxugar as medidas. Por isso, é fundamental que você tenha seu condicionamento físico avaliado e receba orientação sobre quais modalidades seguir para perder peso sem perder o pique.
Obs. Obrigada Joyce, Raquel e Silvana, que inspiraram essa pauta. Mande você também suas dúvidas.
*Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário