OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 26 de novembro de 2011

Dicas para organizar sua vida e ter tempo para tudo

Dicas para organizar sua vida e ter tempo para tudo

Conheça algumas ideias que vão deixar seu dia a dia mais prático e fácil e esticar as horas.
Neuza Sanches e Andrezza Duarte em 08.09.2011
(Cláudia)
c1711-0.jpg Com idéias simples e espertas, seu dia pode, sim, ter 36 horas – de tanto que rende! Mais: o que quer dizer estar sempre atrasada ou adiantada; as soluções preciosas das pessoas megaocupadas; e a hora mágica em que o tempo pára e a gente agradece
Em casa
• Analise cada ambiente da casa. Separe o que está fora de uso e pode ser doado. Isso ajuda a liberar a área”, recomenda Kelley Lara, da Oz!, empresa paulista especializada em organização.
• Disponha em cada ambiente acessórios organizadores, como caixas de brinquedos, porta-trecos e aramados, que favoreçam separar objetos e outros itens por categoria e guardar tudo com praticidade. Também é importante recolher o que está espalhado. Uma boa idéia é reservar um cesto para acomodar coisas soltas. No fim do dia, coloque-as no lugar”, ensina a personal organizer Camila Paiva, de São Paulo.
• Uma boa arrumação implica guardar as coisas de forma inteligente. “Não adianta colocar o aparelho de jantar no lugar mais acessível do guarda-louças se o conjunto é usado apenas em ocasiões especiais. A regra é deixar à mão o que é utilizado com freqüência”, afirma Camila Paiva. Planeje um esquema de administração doméstica, distribuindo tarefas predeterminadas a cada dia da semana. E convoque todo mundo para entrar no espírito: você, sua família e a empregada, se houver. Ela precisa receber orientações claras sobre o que fazer – e como – para que tudo saia a contento. “Em geral, as pessoas passam instruções muito superficiais. Porém, gastar tempo para ensinar os funcionários é fundamental”, afirma Laura Bortolai, da empresa de organização Help Home.
• Coloque objetos importantes, como as chaves, sempre no mesmo local. “Em média, uma pessoa gasta de 20% a 30% do tempo procurando alguma coisa”, afirma a psicóloga Ana Maria Rossi, de Porto Alegre.
• Na cozinha, reúna todos os potes e tampas espalhados pelos armários. Se tiver filhos, inclua as crianças na arrumação pedindo que encontrem a tampa de cada pote. Tampa sem pote? Lixo reciclável. Pote sem tampa? Pode ir para o lixo reciclável também ou ser usado para guardar pequenos itens dentro do armário.
• Os talheres e as louças do dia-a-dia devem estar sempre à mão, de preferência próximos do local onde são feitas as refeições, de forma a facilitar o manuseio.
• Mantenha os eletrodomésticos e suas peças juntos.
• Quem costuma comprar muita roupa deve fazer uma revisão no armário a cada seis meses. “O que não foi usado nos dois últimos anos dificilmente sairá do cabide. Então, doe”, recomenda Camila Paiva, personal organizer. Com os cabideiros mais livres, organize as peças por cor e tipo (das mais leves às mais pesadas) ou separe as roupas de inverno das de verão. “Se o espaço é reduzido, durante o inverno acomode as peças de verão em locais menos acessíveis e vice-versa”, afirma Kelley Lara.
• Em relação aos jogos de cama, mesa e banho, a melhor maneira de evitar que se misturem (e depois perder um tempão procurando) é manter as peças do mesmo conjunto dobradas em formato de pacote.
No supermercado
O mais prático é comprar perecíveis e alimentos refrigerados a cada semana e reservar um dia do mês para uma compra grande de não perecíveis, como latarias e produtos de limpeza. Para facilitar a elaboração da lista de compras, deixe um caderno na cozinha e anote os itens que forem acabando. “Uma alternativa é manter um arquivo com a lista no computador. Imprima, faça a revisão das prateleiras e marque a quantidade do que precisa ser reabastecido”, diz Kelley Lara, da Oz.

Como arrumar sua casa

Você não precisa ter nascido com o dom da organização para sair do caos. Com atitudes simples, dá para abrir espaço útil na casa e ganhar tempo para curtir a vida.
em 08.09.2011
(foto: Thinkstock/Hemera)
vida-pratica-como-arrumar-sua-casa A desordem no armário é tamanha que você está com medo de ser tragada pelo buraco negro que se criou ali? As gavetas do escritório estão abarrotadas de papéis que já fizeram aniversário? Você não encontra aquele álbum de fotos que adora? Se você respondeu sim três vezes, também é possível que esteja querendo colocar um ponto final nesse caos. A compulsão para juntar coisas e a falta de habilidade para mantê-las em ordem é tão comum que existe gente até lucrando com isso. Nos Estados Unidos, há profissionais especializados em organização. Eles lançam livros, atendem em domicílio e comandam maratonas de arrumação via internet. No Brasil, esse mercado também promete. A especialista Cristina Papazian, que promove cursos na área, credita o fenômeno às necessidades da nova sociedade. “Muitos jovens foram educados por pais e mães que trabalhavam fora e não passaram noções de arrumação.
Além disso, essa geração de mulheres e homens vive muito tempo no trabalho”, afirma. Acrescente à confusão a tendência ao consumismo e a dificuldade de descartar o que não tem utilidade e pronto. Sobra entulho e falta espaço.
A boa notícia para os desorganizados de carteirinha é que a transição do caos para a ordem está ao alcance de todos. “O importante é adotar um novo estilo de vida, novos hábitos”, incentiva o Messies Anonymous (Desordeiros Anônimos), grupo de apoio que oferece ajuda via internet. O segredo, para esses especialistas, está em dar um passo de cada vez todos os dias.
Primeiro passo - Livre-se do entulho
Defina uma pequena área para começar (gaveta, arquivo, parte do armário etc.). Estabeleça um tempo razoável para a tarefa. Encare a fera com roupas confortáveis e uma garrafa de água mineral. Use seis caixas de papelão com as seguintes etiquetas:
Reciclagem
Itens que serão levados para postos de reciclagem de papel, plástico, vidro etc.
Doação
Peças para enviar a instituições filantrópicas ou doar a pessoas conhecidas.
Indefinidos
Coisas às quais você ainda não sabe que destino dará.
Sentimentais
Objetos que têm valor especial e você ainda não decidiu o que fazer com eles.
Fora do lugar
Itens que devem ser realojados.
Lixo
Para o que é inútil.
Segundo passo - Novos hábitos
Agora, é preciso mudar o seu comportamento. Um bom começo é se obrigar a cumprir ações banais, como arrumar a cama. Essa é a proposta da americana Regina Leeds, autora do livro The Zen of Organizing (ainda não editado no Brasil). É como um treino. “Repita cada ação por 21 dias para que ela vire um hábito”, afirma.
• Arrume a cama todos os dias.
• Nunca deixe a louça que está na pia para lavar no dia seguinte.
• Guarde as louças lavadas.
• Coloque as chaves sempre no mesmo lugar.
• Desfaça-se do lixo diariamente.
• Todas as noites distribua as roupas usadas nos lugares apropriados: cesto, cabide para arejar etc.
• Só parta para tarefas maiores depois que essa pequenas ações fizerem parte do seu dia-a-dia.
http://claudia.abril.com.br/materia/como-arrumar-sua-casa/?p=/vida-pratica/casa

Os segredos que toda mulher deve conhecer para resolver seus problemas

Um manual para a mulher inteligente, com dicas que vão da maneira descomplicada de pôr fim àquele relacionamento ruim até idéias práticas de como pagar suas dívidas.
SIBELLE PEDRAL | COLABORARAM FERNANDA QUINTA E JULIANA DINIZ em 19.11.2007
comportamento-crescimento-pessoal-segredos-que-toda-mulher-deve-saber
(Foto:)
27 saídas espertas para relacionamentos nocivos
1. As mulheres mais propensas a relacionamentos nocivos são muito altruístas. Levam a extremos a missão de cuidar do outro. "É preciso também cuidar de si mesma, não apenas do outro e da relação, e impor limites. É uma questão de saúde mental", alerta a psicóloga Valéria Meirelles.
2. Uma das formas mais eficazes de impor limites é tornar- se assertiva na relação. "A assertividade é importante porque, sem ela, em algum momento sobrevirá a agressividade", alerta Verônica Cezar-Ferreira, psicóloga, advogada e mediadora, autora de FAMÍLIA, SEPARAÇÃO E MEDIAÇÃO - UMA VISÃO PSICOJURÍDICA (MÉTODO EDITORA). "Significa colocar-se na relação, dizer o que gosta e o que não aceita."
3. Uma chave para lidar com os relacionamentos nocivos: assumir que manter um vínculo como esse é uma escolha e, assim, tornar-se protagonista da própria história. O marido ciumento ou o namorado que a trata com indiferença não é carma nem destino: é a pessoa que você trouxe para sua vida. Portanto, é possível expulsá-lo.
4. Outra questão a ser levantada é: o que você ganha com esse relacionamento nocivo que não consegue romper? Em geral, a carência afetiva é um dos motores mais eficientes para a manutenção de uma relação desse tipo.
5. Observe a comunicação entre você e a pessoa nociva. Se o marido bisbilhotou seu talão de cheques, a primeira reação é partir para o ataque: Por que você fez isso?" Experimente mudar o discurso:"Por que você acha que tem o direito de olhar meu talão?" A psicoterapeuta de família Lana Harari recomenda:"Discuta exaustivamente até chegar ao âmago da questão".
6. Num relacionamento destrutivo, a melhor maneira de ajudar o outro é negar-se a ajudá-lo. Sua irmã vive pedindo dinheiro emprestado e nunca devolve? Diga não. Isso a obrigará a procurar uma saída duradoura para o problema. Depois, não fique se torturando com culpa: lembre-se de que uma relação doentia causa devastação profunda em quem a sustenta e pode até mesmo levar à depressão.
7. Ao tentar romper um relacionamento nocivo, é natural que a outra parte reaja para manter a situação tal como está. Imagine que você ajuda financeiramente sua mãe, mas a certa altura decide contribuir com menos dinheiro porque precisará bancar um curso universitário. Provavelmente, ela vai se ressentir da mudança e sair com a acusação: "Você não gosta mais de mim?". Mantenha-se firme na decisão e não abra espaço para a culpa.
8. Pessoas com auto-estima elevada se envolvem menos em relações destrutivas. Portanto, invista na sua. Não é que seja uma vacina para o resto da vida, mas os riscos de se meter numa roubada são sempre menores para quem gosta de si mesma e confia no próprio taco.
9. Para ter boa auto-estima, é preciso se conhecer bem. Portanto, uma terapia bem conduzida ajuda a resgatar e rever pedaços da nossa história que não ficaram resolvidos lá atrás e pode se revelar um investimento precioso para a vida toda. É uma grande ferramenta de fortalecimento interno. Não dá para fazer agora? Então encontre um tempo para você e invista em pequenas coisas que a façam feliz, como ver no cinema a comédia romântica da hora ou fazer uma caminhada num parque.
10. O medo da solidão é um fantasma que assombra as mulheres envolvidas em relacionamentos nocivos. "Conheci uma moça que dizia: 'Ele me faz muito mal, mas, se eu terminar tudo, com quem vou ficar no final de semana?' ", conta Lana Harari. Nessa hora, é bom lembrar que a família e a rede de amigos podem ser reconfortantes. "Ajudam a quebrar o mito do desamparo."
11. Espiritualidade faz toda a diferença. Ter uma crença firme numa força superior revigora o espírito e pode ser o empurrão que faltava para pôr o ponto final numa relação perniciosa. "Confie um pouco mais no andar de cima", aconselha a psicóloga Valéria Meirelles.
12. Na atual crise de emprego, nem sempre dá para pedir a conta quando se tem um chefe nocivo, mas é possível fugir das situações que favorecem a afronta. "A presença de uma platéia, por exemplo, é quase sempre uma tentação para um chefe prepotente, que se alimenta da humilhação dos subordinados", explicam a psicoterapeuta Lidia Aratangy. "O melhor a fazer nesses casos é evitar situações de confronto em público."
13. É possível que o chefe nem tenha percebido quanto ele é difícil. Se for esse o caso, pode valer a pena agendar uma conversa. No entanto, se ele usa você sistematicamente como bode expiatório, não adianta tentar ser terapeuta que a situação só tende a piorar. "Peça uma transferência de seção ou, em último caso, deixe corajosamente o emprego em nome da saúde emocional", aconselha a mediadora Verônica Cezar-Ferreira. "Se não tomar uma atitude agora, um dia você vai acabar saindo por motivo de doença. Então, melhor que seja antes."
 http://claudia.abril.com.br/materia/os-segredos-para-resolver-seus-problemas-2193/?p=/comportamento/crescimento-pessoal

Xô, bagunça!

4 dicas para arrumar a bagunça e manter sua casa - e sua vida - em ordem

Roberta De Lucca
Mantenha tudo em ordem e deixe sua vida mais ágil
Foto: Divulgação
É um pouco contraditório tentar renovar a rotina quando o lugar em que vivemos está bagunçado. Especialistas como norte-americana Donna Smallin, autora dos livros Organize-se e Organize-se Num Minuto (Editora Gente), defendem que o objetivo da organização "é criar mais tempo e espaço para as pessoas se dedicarem ao que realmente importa". Em outras palavras, quando se tem o hábito de deixar as coisas no lugar e em ordem, não se perde tempo tentando encontrar algo que não lembramos onde está e sobram horas para a diversão e o lazer. É simples assim, mesmo.
Simples, mas de efeito
Às vezes, as pessoas são bagunçadas porque não têm método. E ter um método não é ser maníaco pela ordem, mas questão de saber por onde começar e como fazer. Um dos sistemas mais eficazes para organizar os afazeres é o Getting Things Done (GTD), criado pelo consultor norte-americano David Allen e divulgado no livro A Arte de Fazer Acontecer (Editora Campus). Ele ensina, sem complicações, a deixar as coisas e a vida nos trinques.

1. No dia a dia, é preciso tirar da mente todas as tarefas a serem feitas, relacionando-as em algum lugar, seja um bloco de anotações, seja um programa de computador. Assim, o cérebro se livra do peso das prioridades e abre espaço para ter boas ideias.

2. Em vez de executar as tarefas por ordem de prioridade, o GTD aconselha a separá-las por tipo. O ideal é criar listas agrupando contas a pagar, compras a fazer, reuniões, relatórios a serem entregues, por exemplo.

3. Tarefas que levem menos de dois minutos devem ser feitas imediatamente. Grandes projetos precisam de planejamento prévio. Pense no que deseja alcançar e relacione as fases a serem percorridas até chegar ao objetivo.

4. O GTD estabelece cinco etapas de organização: Coleta, Processamento, Organização, Revisão e Execução. Primeiro colete, relacione o que está pendente. Depois pense no que precisa ser feito e organize cada coisa. Em seguida, vem a fase da revisão, em que você escolhe se fará a tarefa na hora, se vai pedir que alguém a faça, se vai adiar ou estabelecer um prazo. Por fim, a tarefa é executada.

Dicas de organização de casa para atrair boas energias ao lar

Confira alguns truques de posicionamento de objetos e organização de casa que atraem boas energias aos cômodos

Publicado em 13/04/2011
Carol Costa
Conteúdo do site ANAMARIA
Foto: Dreamstime

Acalme-se com uma luz

Acenda uma vela com sua fragrância preferida (longe de objetos inflamáveis) pedindo proteção divina. A quietude desse gesto fará você se acalmar.
Foto: Dreamstime

Atraia paz com tons leves

Tons pastel (como bege, areia e creme) espantam o estresse e ajudam a mente a desacelerar. Quanto maior a área colorida, mais rápido você relaxará.

Aproxime-se do verde

Na terra ou na água, plantas sempre atraem boas vibrações. Cuide apenas para não manter folhas e flores mortas em casa.
Foto: Dreamstime

Blinde-se contra as más energias

Espelhos não servem só para fazer os cômodos parecerem maiores: eles também refletem a energia dos convidados. Posicione um espelho, mesmo que pequeno, de frente para a porta de entrada e garanta que o olho gordo passe longe de seu lar.
Foto: Dreamstime

Tenha sua poltrona da sorte

Você pode até não saber qual é o melhor canto da sua casa, mas seu bicho de estimação com certeza sabe! Descubra qual é sua poltrona preferida e vá para ela quando precisar de sossego e proteção.
Foto: Dreamstime

Relembre os bons momentos

As fotos da última viagem, dos primeiros passos do seu filho ou do seu casamento valem ser lembradas. Coloque-as em porta-retratos e troque as imagens periodicamente.

Crie um cantinho de fé

Deixe num cantinho calmo um símbolo que represente sua religião. Vale a Bíblia, um Buda, o Evangelho, um crucifixo ou palavras de fé anotadas com uma caligrafia bonita.

8 dicas para organizar a sala

Com alguns truques, você organiza a bagunça, ganha espaço e deixa a sala ainda mais bonita

Conteúdo do site ANAMARIA
Sala organizada
Cortinas claras com forro grosso bloqueiam os reflexos de sol na sala
Foto: André Godoy
Seja sincera: você consegue abrir e fechar com facilidade todas as portas dos armários que estão na sua sala? Se a resposta for negativa, alguma coisa está sobrando...
Colocar mais objetos do que um espaço pode receber é comum, mas pense bem: a sobrecarga de enfeites e móveis atravanca a passagem, impede a rapidez na limpeza e pode até estragar aparelhos eletrônicos, causando curtos-circuitos e reduzindo a vida útil deles.
Veja como deixar esse ambiente - que funciona como cartão de visitas da sua casa - impecável. E ganhe espaço trocando a bagunça pela ordem.

8 segredos para uma sala bonita e organizada:
1. Antes de sair para trabalhar, abra as cortinas para a luz do sol entrar em sua sala.
2. Invista em cortinas leves e claras, de renda ou voil, e, por baixo, aposte num tecido escuro e opaco, de sarja ou tergal. O forro grosso bloqueia os reflexos de luz sobre a TV.
3. Escolha um rack liso, revestido de fórmica e com portas de vidro. Esse modelo junta menos pó.
4. Fuja das mesas ovais ou redondas, que ocupam muito espaço e dificultam a passagem. Aposte em um móvel retangular ou quadrado. Se precisar ganhar espaço na sala, encoste uma das laterais da mesa na parede e use as que ficarem livres.
5. Dispense o tapete sob a mesa de jantar. Inevitavelmente, restos de comida e bebida vão parar nele, deixando manchas e atraindo ácaros e bactérias.
6. Deixe a estante em ordem! Equipamentos eletrônicos como TV, DVD e som não são estantes. Então, nada de colocar toalhas e vasinhos em cima deles - isso diminui sua vida útil.
7. Descarte alguns enfeites. Você não precisa expor todos os enfeites que ganha, selecione só aqueles de que mais gosta. O excesso de miudezas acumula pó e dificulta a limpeza.
8. Encaixote a bagunça: coloque os objetos de menos uso em caixas de madeira ou papelão. Nas lojas de artesanato há modelos baratos, de MDF ou compensado, que podem ser pintados a seu gosto. Outro jeito de deixar as caixas bonitas é encapá-las com papel de presente ou um retalho de tecido.

Como deixar sua casa mais flexível

Arquiteto dá dicas para você deixar a sua casa mais prática e moderna. Confira


Jeanne Callegari
Escritório criado por Requena
Escritório criado por Guto Requena: a mesa Joly pode adquirir várias configurações, e o armário pode ser aberto ou fechado
Foto: Marcelo Magnani
A nova moda é comprar móveis flexíveis, que se adaptam a diferentes usos ou variam sua forma. A intenção dos designers contemporâneos é, cada vez mais, criar móveis que poderão se encaixar em diferentes cômodos.
Entretanto, o modo de vida atual pede que a estrutura da casa também seja mais flexível, diz o arquiteto Guto Requena, de São Paulo. Apresentador do programa sobre decoração Nos Trinques, ele é autor de uma pesquisa de mestrado sobre como as mudanças na sociedade, inclusive as tecnológicas, alteram a forma de morar. Nos anos 1940, 80% dos lares brasileiros eram compostos pela família nuclear, ou seja, pai, mãe e filhos; hoje, apenas 50% dos lares têm essa configuração. Apesar dessa mudança, a maioria das residências ainda apresenta o modelo clássico do que ele chama de "tripartição burguesa": divisão entre área social, íntima e de serviços. Os cômodos são compartimentados, e destinados a um uso único: sala de jantar, quarto, sala de TV...
"O mundo está muito diferente. Precisamos de ambientes que reflitam essas alterações", diz Guto. Cozinhar, por exemplo, deixou de ser apenas um serviço e passou a ser uma atividade social, algo que fazemos com os amigos. Por isso, cresce a preferência pela cozinha americana, integrada com a sala. Trabalhar em casa também é cada vez mais comum.
Veja as dicas de Guto para deixar sua casa mais flexível:

Abaixo as paredes
Não é preciso concreto para separar os ambientes. Painéis móveis, deslizantes, de materiais como acrílico, chapas translúcidas e até lona cumprem bem essa função. As portas podem ser abertas e fechadas conforme o uso.
De rodinhas
O uso de rodízios nos móveis facilita o transporte. Na loja Casa dos Rodízios, há diversos tipos.
Use cortinas
Elas não precisam ser usadas só na janela. Baratas e leves, são ótimas para integrar e marcar ambientes.
Dimmerização
Com o uso de dimmers (dispositivos utilizados para variar a intensidade de uma corrente elétrica média em uma carga), é possível controlar a intensidade da luz. Em um toque, o ambiente fica mais claro, propício para o trabalho, ou mais aconchegante e romântico.
Estrutura aparente
Deixe o "esqueleto" da casa à mostra: descasque as paredes, mostre a tubulação, as vigas de concreto. É uma forma de mostrar a história do ambiente.

13 dicas para você organizar o seu armário

De forma rápida, é possível acabar com a bagunça no guarda-roupa, encontrar peças de que você nem lembrava que tinha e deixar tudo cheirando a novo!

Karla Precioso
Conteúdo do site ANAMARIA
Mulher arrumando o armário
Com tudo arrumado fica mais fácil encontrar o que vestir, não é mesmo?
Foto: Getty Images

Um armário em ordem é sinal de vida organizada. Siga essas 13 dicas para acabar com a bagunça do seu guarda-roupa.

1. Comece a arrumação separando as roupas que serão penduradas nos cabides daquelas que ficarão dobradas.

2. Distribua as roupas por cores próximas. Dessa maneira, fica mais fácil montar looks.

3. Guarde os trajes por categoria: social, esporte, trabalho, dia a dia. Essa organização é essencial quando a gente precisa se vestir com pressa!

4. Procure arrumar tudo de acordo com as estações do ano. No inverno, deixe no maleiro shorts e biquínis. No verão, faça o mesmo com casacos e malhas. Peças de lã precisam ser guardadas em sacos escuros com furinhos para que possam “respirar”, evitando o mofo e o bolor.

5. Camisetas e pijamas podem ficar enrolados, pois não amassam se mantidos dessa forma e ainda economizam espaço.

6. Doe tudo o que não usa há mais de seis meses ou o que está detonado.

7. Use caixinhas para pôr meias e bijuterias.

8. Deixe à vista apenas os sapatos que irá usar na estação. Os outros vão para o fundo do armário.

9. Acomode as bolsas em prateleiras, uma ao lado da outra, ou pendure-as em um mancebo.

10. Não deixe que as bolinhas de naftalina toquem a roupa. Coloque-as em meias velhas.

11. Se suspeitar que traças estão passeando pelo armário, ponha as roupas para tomar sol e passe um pano úmido com sabão neutro no móvel. Depois que secar bem, guarde as peças.

12. Para evitar o mofo, use potinhos de sílica gel dessecante. Eles estão à venda em lojas de materiais de construção e também em hipermercados, na seção de purificadores de ar.

13. Coloque sachês perfumados nas gavetas e pendure-os entre os cabides.

http://mdemulher.abril.com.br/casa/reportagem/organizacao/dicas-voce-organizar-armario-620731.shtml


10 itens necessários para organização da casa

Simplifique sua rotina: selecionamos alguns acessórios que facilitarão a sua vida, da cozinha à lavanderia

Publicado em 22/02/2011
Giulia Gazetta
Conteúdo do site VIVA!MAIS
Cozinha organizada
Organize a sua cozinha com acessórios práticos e funcionais
Foto: Dreamstime
Chega de perder tempo organizando cada detalhe da sua casa. Você pode tirar melhor proveito da sua rotina utilizando peças e utensílios que ajudam no dia a dia. Selecionamos alguns acessórios que vão deixar o seu cotidiano mais prático. Confira:
Banco, vassoura e ganchos
A banqueta econômica da Secalux (1) é dobrável e ocupa menos espaço ao ser guardada. O suporte para vassoura da Maxeb (2) também ocupa pouco espaço na lavanderia e não deixa a vassoura cair. Os ganchos de adesivo, ambos da Command 3M (3 e 4) não furam a parede e podem ser usados em qualquer lugar
Foto: Divulgação
Dica: procure sempre objetos práticos e que ocuparam pouco espaço na hora de guardar.
Cabides, escorredor, saco e rodas de gel
As aberturas na parte inferior destes cabides da Coza (5) foram feitas para pendurar cintos, lenços e até outros cabides. Com ação antimofo, o saco stock clean da A Boxmania (6) conserva sapatos, meias, lingerie e pijamas. O escorredor da Coza (7) pode ser usado como escorredor de talheres ou mesmo de folhas ao lavar a salada. As rodinhas da Schioppa (8) ajudam a empurrar e mudar os móveis de lugar
Foto: Divulgação
Outra sugestão é comprar objetos multifuncionais, como estes sacos que podem ser usados para guardar diversas coisas.


Organizador de gaveta, luminária de armário e caixa
O organizador de gaveta da Alfabox (9) mantém meias e calcinhas à vista para facilitar na hora de escolher uma peça. O sensor da luminária de armário da Dream Baby (11), acionado ao abrir a gaveta, ajuda a achar objetos no escuro. A caixa é ótima para organizar CDs, esta da A Boxmania (10) vem com etiqueta para descrever o que tem dentro
Foto: Divulgação
Por último, manter objetos sempre à vista irá facilitar na hora de encontrar o que você precisa.
http://mdemulher.abril.com.br/casa/reportagem/organizacao/10-itens-necessarios-organizacao-619656.shtml

Como organizar gavetas e cabideiros

Aprenda a guardar corretamente as roupas e deixe seu armário prático

Atualizado em 25/11/2011
Roberta Figueira
Conteúdo do site VIVA!MAIS
Mulher arruma armário
Coloque, no máximo, duas peças por cabide. Assim, evita que se enrosquem e amassem
Foto: Getty Images
Manter o guardaroupa arrumado não precisa ser um sofrimento! O segredo, afirma a personal organizer Luciana Menezes, é criar uma rotina para conservar a organização. Então, uma vez por semana ou a cada três dias reserve uns minutos para devolver tudo ao local certo -isso já basta para garantir mais limpeza e praticidade. Abaixo, as mais valiosas dicas para dar fim à desordem que só ocupa espaço e dificulta sua vida na hora de escolher o look do dia. Anote e adote!

. Se o armário for pequeno, faça um rodízio por estação. No verão, deixe as roupas fresquinhas à mão e guarde as de inverno na parte superior do armário ou em outro espaço disponível. No frio, inverta a ordem.

. Separe suas roupas por função (para sair, trabalhar, ficar em casa...) ou por cores.

. Se possível, padronize os cabides: isso facilita a visualização das roupas.

. Coloque, no máximo, duas peças por cabide. Assim, evita que se enrosquem e amassem.

. Os vestidos que não conseguir pendurar, podem ser dobrados no meio ou guardados em caixas. Porém, quando for usá-los, precisará passá-los.

. Se as calças e saias não couberem no cabideiro, dobre-as o menor número de vezes possível e guarde em prateleiras ou gavetas.

. Quando for utilizar as gavetas, faça rolinhos com as peças ou dobre-as com ajuda de moldes de papelão (corte no tamanho que quiser e encaixe dentro de blusas, camisas e camisetas).

. Utilize capas protetoras de TNT (tecido bem fininho, que parece papel) para roupas mais delicadas, como vestidos de festa ou casacos. Elas são melhores do que as capas de plástico, pois permitem arejamento das peças.

. Sapatos: guarde-os em caixas ou saquinhos feitos de TNT. Para saber qual é qual sem precisar tirar todos do lugar, coloque uma etiqueta descrevendo o conteúdo ou fotografe os modelos.

. Pelo menos duas vezes ao ano, avalie tudo o que tem em seu armário. Doe para alguma instituição as que não servem ou que você não usa mais.
 

Limpando o armário no verão

A estação mais quente do ano está chegando e isso exige cuidados especiais na hora de guardar roupas de inverno, edredons e cobertores. É preciso higienizá-las corretamente. "Os maiores causadores das alergias respiratórias são o mofo, a poeira e os ácaros que nelas habitam", diz Ricardo Monteiro, gerente Operacional da Quality Lavanderia. Veja algumas dicas:

. Artigos como bichos de pelúcia, tapetes, almofadas, travesseiros, edredons e cobertores normalmente são utilizados por muito tempo sem lavar, por isso acumulam um número enorme de ácaros, que acabam provocando pequenas alergias.

. Roupas pesadas que tenham uso frequente devem ser lavadas assim que apresentarem qualquer tipo de sujeira. As peças devem ser guardadas limpas. Tecidos guardados logo depois do uso adquirem manchas de oxidação, mofo e ácaros e atraem traças. Ou seja: a regra é: usou, lavou.

. Artigos de couro exigem tratamento especial. Por ser material de extrema delicadeza, deve ser acomodado em cabide de ombro largo, precisa ser colocado constantemente para "respirar" à sombra e deve ser guardado limpo.

. Edredons e cobertores devem ser guardados com capas de TNT, que permitem ventilação.

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