Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.
Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romanoJuvenal.
No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):
Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)
A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.
Caros amigos, não sei se é procedente esta dieta, tem um monte de prós e contra, mas polemicas a parte a sopa é bem light. Sugiro que as pessoas que precisam perder peso procurem um profissional capacitado e especializado para que sejam avaliados e orientados nutricionalmente de acordo com suas necessidades individuais. Eu faço meu cardápio de 1200kcal e quando eu sinto fome, tomo a sopa, ela não entra na pontuação dos 1200kcal, desta forma já perdi 15 kg dos 40 que preciso eliminar. Se desejar o cardápios saudáveis tem neste blog, nos marcadores ,opção cardápios de nutricionista.
Bjs,
Tety Mendonça
Atenção, a dieta da sopa não foi elaborada pelo Serviço de Nutrição do Hospital do Coração
Publicado em
Em notícia publicada no site do Hospital do Coração, Rosana Perim Costa (Gerente do Serviço de Nutrição e Dietética do HCor) diz, "Preconizamos um acompanhamento nutricional individualizado fundamentado em uma dieta equilibrada. Desta forma, é necessário um programa de reeducação alimentar a médio e longo prazo que possibilite não só a perda de peso como também a manutenção de um peso ideal. Sendo assim, não recomendamos esta dieta para redução de peso. Sugerimos que os indivíduos que necessitem perder peso procurem um profissional capacitado e especializado para que sejam avaliados e orientados nutricionalmente de acordo com suas necessidades individuais."
Corrente promete emagrecimento de 7,5 kg em sete dias, mas, em longo prazo, pode aumentar a produção de colesterol
Para especialistas, há risco ao escolher dietas sem acompanhamento médico; jornalista se surpreende ao saber que receita era falsa
TALITA FIGUEIREDO - DA SUCURSAL DO RIO
Com a proximidade do verão, a tendência é que os que ganharam uns quilos extras recorram às dezenas de dietas ao alcance do mouse. Mas as falsas dietas atribuídas a instituições de renome são armadilhas na internet. Uma delas, que voltou à moda, é acessada como Dieta da Sopa do Incor (Instituto do Coração, do Hospital das Clínicas) e deveria fazer com que, ao final do sétimo dia, pacientes percam até 7,5 kg.
A indicação, segundo sites e blogs: "para pacientes que vão se submeter a cirurgias e que precisam perder peso rápido". A Folha encaminhou um e-mail à ouvidoria do Incor, que afirmou que a dieta é falsa.
Pior ainda, não é indicada para ninguém. Além de uma sopa com legumes como beringela, repolho, nabo, ela consiste na ingestão de certos alimentos por dia. No primeiro, por exemplo, pode-se comer frutas, no quarto, apenas bananas e leite. No quinto, até 400 g de carne. "Essa dieta está toda errada. A sopa pode ter fibras e vitaminas, mas não tem gordura, substância fundamental para que as vitaminas A, D, E e K sejam absorvidas pelo corpo. Tem um dia que a pessoa poderia comer até oito bananas, o que também não está certo. Primeiro porque a banana tem muito açúcar, e o açúcar engorda. Segundo, porque nós recomendamos quatro porções, que devem ser variadas, de frutas por dia", disse Adriana Ávila, nutricionista do Serviço de Nutrição e Dietética do Incor.
Ela explicou ainda que comer muita carne por dia, com manda o quinto dia, aumenta o colesterol e o ácido úrico, o que em longo prazo faz mal. O indicado são 100 g de carne por refeição - ou 200 g por dia. "Nem para doentes a sopa serviria, porque falta ferro, proteína e carboidrato."
Ela alerta: quem quer emagrecer, deve procurar ajuda de um profissional e não acreditar no que se lê em sites e revistas que não esteja submetido a uma instituição de saúde.
"Se a pessoa está com uma dor, ela vai ao médico, não é? Então, se ela está acima do peso e tem problemas de emagrecimento, também precisa procurar um médico."
A jornalista Sabrina Netto, 26, já fez a dieta pelo menos quatro vezes e ficou surpresa ao descobrir que não era do Incor. "Esse e-mail circulou entre colegas da empresa onde trabalhava e como diziam que era do Incor, ninguém teve medo. Depois eu perdi a receita. Há três semanas procurei na internet e comecei a fazer de novo."
Chefe de gabinete do Hospital das Clínicas, Haino Burmester se preocupa com a facilidade da internet para fornecer receitas de emagrecimento.
"A idéia de perder muito peso em pouco tempo atrai o consumidor. Mas, se ele gastou meses engordando, não pode querer emagrecer oito quilos em uma semana", ponderou.
1 berinjela grande
1 nabo grande
2 maços de cebolinha
2 pimentões verdes grandes
500 g de purê de tomate (ou 500 g de tomates maduros picados)
1 maço de salsão ou aipo
1 repolho médio/grande
1 cebola grande (ou 1 pacote de pó para sopa de cebola)
3 cenouras grandes
500 g de vagens
Temperos: sal, pimenta-do-reino, curry, salsinha, ervas etc.
Use um panelão avantajado para fazer grande quantidade da sopa – de forma a guardá-la bem tampada em geladeira e ir consumindo aos poucos.
Corte todos os legumes em pedaços pequenos ou médios, ponha-os no panelão e cubra com água. Acenda o fogo alto e, quando levantar fervura, deixe cozinhar por 20 minutos. Depois, abaixe bem o fogo e deixe ferver por 45 minutos. Em seguida, ponha os temperos que desejar e mexa.
Corte os legumes em pequenos pedaços, pique o cheiro verde e as folhas de aipo. Salpique mais de aipo pondo tudo junto numa panela bem grande com água e os tabletes de legumes, sal e pimenta do reino. Cozinhe em fogo alto, deixe ferver, baixe o fogo deixando os legumes cozinhar.
BEBA MUITA ÁGUA!!!
Variante da receita da sopa da dieta da sopa
Existem inúmeras variações da receita da sopa, prato principal da dieta da sopa, pelo que aqui fica uma das versões mais comuns que se encontra no site Dieta e Saúde.
Coloque todos as hortaliças em uma panela grande e cubra com água. Deixe ferver e coloque os pacotes de sopa de cebola e cozinhe por uns 10 minutos. Reduza o fogo, deixe cozinhar até todos as hortaliças estiverem cozidos e junte as ervas.
- Para o caldo de carne: limpe a carne de peles e gorduras, junte uma cebola, um dente de alho, uma folha de louro, um ramo de salsa, sal em pequena quantidade, junte água q.b. e deixe cozer a carne. Depois de cozida, coa o caldo para adicionar à receita.
- Corte todas as verduras em pedaços pequenos (como para o refugado), deite numa panela grande, cubra generosamente com o caldo de carne e tempere. Coloque a sopa em lume forte até que a água comece a ferver; reduza o loume e deixe cozinhar até os vegetais ficarem tenros. Também pode preparar a sopa na panela de pressão, seguindo as instruções do fabricante para saber o tempo exacto de confecção das verduras.
- Pode ingeri-la tal como está ou passá-la com a varinha mágica para obter um creme aveludado. Também pode combinar as duas opções ao longo da semana, alternando dias. Pode ser consumida fria ou quente, sendo que quente é mais saciante. Se a comer fria, pode usá-la como bebida vegetal.
Existem alguns aspectos a ter em conta antes de inciar este tipo de dieta, nomeadamente:
Se tiver alguma doença, consulte o seu médico antes de iniciar esta dieta. Deve ser seguida, no máximo, durante sete dias;
Deve respeitar a combinação de alimentos proposta para cada dia, sem alterar os menus nem repetir uns em vez de outros. Este é o truque para garantir o aporte de nutrientes necessários ao seu organismo;
A sopa deve ser caseira para evitar o excesso de aditivos e gordura dos caldos processados.
O frango deve ser ingerido sem pele e os alimentos devem ser assados, cozidos ou grelhados;
02 folhas de louro
01 Berinjela
02 Nabos
02 Maços de Cheiro Verde e Agrião
02 Pimentões
02 Tomates
01 Repolho Grande
01 Aipo (Metade se for grande)
02 Cenouras
02 Xícaras de vagem picada
02 Tabletes de Caldo Knorr
Sal e Pimenta do Reino
03 Dentes de Alho
04 Jilós grandes
Corte os legumes em pequenos pedaços, pique o cheiro verde e as folhas de aipo. Salpique mais de aipo pondo tudo junto numa panela bem grande com água e os tabletes de legumes, sal e pimenta do reino. Cozinhe em fogo alto, deixe ferver, baixe o fogo deixando os legumes cozinhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário