OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Arroz, feijão, bife batata frita e salada




BRASILEIRINHO GOSTOSO 
Arroz, feijão, bife batata frita e salada

Arroz, feijão, bife, batata frita e salada. O prato nacional por excelência é uma relíquia culinária que resiste a todos os modismos. Convidada a avaliar a deliciosa, embora às vezes algo exagerada, combinação, a nutricionista Mariana Del Bosco, do departamento de nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), explica as diferenças entre três versões – e as fotos ajudam a calcular melhor até onde você pode ir

1500 calorias
Fotos Paulo Vitale
"É um prato altamente calórico, cheio de gordura saturada, por causa da carne e da batata frita, além de ter carboidratos em excesso. Só mesmo um atleta ou um trabalhador braçal podem ingerir tantas calorias em uma só refeição, e até para eles não é, claro, o prato ideal. Mas sei que muita gente, nutricionistas inclusive, come de vez em quando. É muito gostoso, e por isso não precisamos ser radicais: não é o prato de todo dia, mas pode entrar na lista dos excessos, junto com a pizza, o doce e a caipirinha – sabendo que as refeições seguintes têm de ser mais equilibradas e menos calóricas. É a velha história da moderação"

1000 calorias
"Ao reduzirmos a quantidade de batata frita e carne, diminuímos o teor de gordura, o que é sempre benéfico. Mas o prato ainda passa longe de ser exemplar. A maioria da população é sedentária e se almoçar isso todo dia vai ganhar peso e ter complicações de saúde. No almoço, a pessoa deve consumir entre 30% e 40% das calorias diárias, que, pela recomendação mais usada, totalizam de 1 800 a 2 000 calorias. Basta fazer a conta para ver que o valor energético é muito elevado"

500 calorias
"Com menos carne e sem batata frita, diminuem drasticamente as calorias e o total de gordura do prato. A maior quantidade de salada deixa o conjunto mais rico em nutrientes. As 500 calorias estão de acordo com o recomendado para quem quer controlar ou manter o peso, considerando-se que em uma dieta de emagrecimento, para uma mulher saudável, as calorias devem ficar entre 1 200 e 1 600 por dia. Seria melhor ainda se o contrafilé do bife fosse substituído por uma carne mais magra"

REVISTAS
VEJA   Edição 2114   27 de maio de 2009 http://veja.abril.com.br/270509/p_116.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário