OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

16 Mandamentos do Gordo em Recuperação

Magra? Não! Gorda em Recuperação

por nataliaateixeira
Gente, essa semana li o livro Magra? Não! Gorda em Recuperação, da Mirella Ciarlini e achei a leitura super interessante e inspiradora!

Metodologia de emagrecimento à parte, a história dela é muito legal e eu me vi em vários momentos do livro, vale à pena ler, seja você magro, cheinho, gordo ou obeso.
Segue abaixo alguns trechos da apresentação do livro:
.
“Podemos nos tornar um gordo em recuperação. Alguém que cansou de engordar e emagrecer a vida inteira e que agora topa o desafio de aceitar isso de frente com consciência, disciplina e muita determinação. O objetivo vai ser alcançado se conseguirmos olhar para dentro de nós mesmos e seguirmos em frente. Se alguém espera mais um milagre. 

Ah!!! Nós gordos sempre esperamos por um milagre. Lamento informar que o único caminho que encontrei para ficar no corpo que sempre sonhei é de muito trabalho, humildade para reconhecer as próprias limitações e é claro, a consciência de que não importa o quanto eu pesar, serei gorda pelo resto da vida. Uma gorda sem auto preconceito. Gorda em recuperação. 

Vamos tentar parar de ter inveja de quem se acabe de comer sem engordar e passar a ser espelho para milhares de pessoas que vivem nossas dificuldades e assim como nós até agora não conseguiram entender o que acontece. Depois de sofrer, errar, fracassar a vida inteira na tentativa de ser magra agora sei o caminho e é isso que quero dividir com cada leitor nas próximas páginas.”
.
A autora cita no livro os 16 Mandamentos do Gordo em Recuperação:
: Aceitar que é gordo
Vencer o próprio preconceito para poder aceitar e vencer as limitações orgânicas que independentemente do peso, terá pelo resto da vida.
: Ter consciência de que a facilidade para engordar não tem cura
A facilidade para engordar depende de fatores diversos que não têm cura, mas que podem ter controle. Quem não aceita isso perde peso, mas logo volta a engordar.
: Monitorar o peso em uma balança diariamente
O ganho ou perda de peso são diários por isso todo gordo precisa aprender a ser amigo fiel da balança. Esperar uma semana para se pesar pode significar um quilo a mais que você podia ter controlado quando eram apenas alguns gramas.
: Estudar os alimentos e seu valor calórico para não cair em armadilhas
Conhecer os alimentos e suas calorias é fundamental para pararmos de dizer que engordamos sem comer nada.
: Anotar o que come comando o valor de pontos diariamente
Não basta ter consciência, é preciso disciplina. Em caderno ou agenda anote diariamente o seu peso do dia, os pontos ou calorias que ingerir, somando o valor que não deverá ultrapassar o seu limite de pontos ou de calorias diário.
: Anotar todos os dias os pensamentos e atitudes de gordo
Um gordo em recuperação precisa conhecer as armadilhas impostas pelos próprios pensamentos e atitudes. Por isso deve anotar atrás da página dos alimentos que ingeriu durante o dia, os seus pensamentos e atitudes de gordo.
: Acabar com todos os pensamentos de gordo
Depois de identificar e reconhecer os milhares de pensamentos de gordo da sua vida, chegou a hora de mudar a sintonia de todos esses pensamentos. Essa é uma das tarefas mais desafiadoras.
: Não passar o dia inteiro inventando desculpas para poder comer
Para um gordo tudo é desculpa para comer desesperadamente. Está estressado, está doente, está com muito trabalho para fazer, não pode ser chato e dizer aos outros que está de dieta. Não importa. Acabe com todas as desculpas.
: Não deixar-se abater pelas cobranças das pessoas com as quais convivemos
As pessoas ao nosso redor não entendem, não respeitam, nos cobram e o resultado é que elas acabam com o nosso
equilíbrio. Desequilibrados, temos tendência a nos dar mais desculpas para comer. Não absorva a opinião dos outros.
10º: Ter força de vontade para resistir aos momentos de compulsão
A compulsão não vai embora de uma hora para outra. É preciso paciência para trabalhá-la. Por isso quando o coração acelerar, a boca se encher de água, a mente desesperadamente pensar na comida, não coma. Espere o desespero passar. Se acalme. Volte a ter o controle da situação.
11º: Se cometer um deslize, voltar imediatamente ao caminho certo
Muitas vezes perdemos o controle e comemos, depois comemos mais ainda porque já tínhamos comido. E a atitude vira uma bola de neve que pode nos engordar bons quilos em poucos dias. Se perdermos o controle e comermos mais do que deveríamos hoje, vamos nos perdoar e recuperar amanhã.
12º: Mudar os hábitos de viver atrás de comida
Abrir a geladeira, o armário, ficar mastigando o dia inteiro. É preciso mudar os hábitos de ficar na cola da comida. Não é fome. A vontade errada passa.
13º: Aguentar o sofrimento da abstinência de comida
A mudança é lenta e não atingiremos o equilíbrio se não estivermos dispostos a superar o sofrimento. Podemos chegar ao ponto de termos pena de nós mesmos porque estamos passando fome. Nessa fase ainda não conseguiremos distinguir fome e vontade de comer.
14º: Fazer atividade física, mesmo que seja o mínimo possível. Sem desistir depois de dois dias de falta
O exercício é muito importante. Meia hora que seja, os dias da semana que forem possíveis. Façamos aos poucos sem nos cobrar e vamos tendo paciência para nos adaptar. Sempre como a dieta, sem desistir.
15º: Viver um dia de cada vez, uma vitória a cada dia, com toda a paciência
Umas semanas se perdem mais quilos, outras menos, outras nenhum. Em outras é preciso diminuir ainda mais a quantidade de calorias ingeridas ou aumentar o gasto em atividades físicas. Comemore pequenas vitórias, mudanças de conduta, cada detalhe conquistado com muita paciência é fundamental para o resultado desejado.
16º: Continuar com toda a determinação mesmo depois de ter atingido o peso sonhado
Nessa fase, todos dirão que você está magro, que já pode comer um pouco mais e por isso será preciso equilíbrio como nunca porque tudo que nós gordos queremos é ficar “magros” para poder voltar a comer e por isso engordamos tudo de volta. Se você é um gordo em recuperação continuará se pesando, tendo controle do que come, se exercitando, sem aumentar nem um quilinho.

A versão virtual completa do livro está disponível , no endereço abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário