Fonte da foto: Internet |
O assunto girava em torno de não emagrecer, elas faziam de tudo e NADA de emagrecer! Passo agora a descrever um pequeno trecho da conversa:
- É sempre a mesma coisa: fazer uma dieta equilibrada, comer de três em três horas. Por que isso não funciona comigo? Só emagreço se tomar apenas o café da manhã e não comer mais nada, tenho que passar muita fome para perder peso. Sinto-me tão frustrada, vejo todo mundo emagrecer comendo menos, menos eu. (desabafo da mulher sobre dietas equilibradas)
- Eu tb, sou do mesmo jeito, só passando muita fome, nem os exercícios me ajudam, é muito difícil de emagrecer, isso me desanima. E essa história aí de comer a cada 3 horas em pequenas porções, não rola. Só acabo engordando mais! (comentário da outra mulher relatando que também se vê vitima do mesmo problema)
Já me vi como aquelas duas mulheres, revoltada por não emagrecer, tentando todas as dietas mirabolantes que aparecem na Internet, nas revistas, ensinadas por amigas, fora os remédios da moda que já tomei... Só de lembrar fico triste...
Até meus 22 anos de idade, meu peso nunca fora problema, pesava 57kg. De um dia para o outro, comecei a engordar, não sei se foi a correria do trabalho, a faculdade, a falta de tempo... Muitas vezes é difícil adequar bons hábitos alimentares em uma rotina cheia de compromissos. Comigo não foi diferente! Comecei com mudanças bruscas nos horários das refeições, geralmente trocava o almoço por lanches, ou comia muito rápido (adorava pedir China in Box, Pizza Hut, McDonald´s...), isso foi acabando comigo, com minha saúde e depois destrambelhou tudo!! Naquele momento percebi: engordar fazia parte da minha vida.
Meu marido perguntou como seria a dieta, respondi que não seria uma daquelas dietas malucas, falei da reeducação alimentar. Além do apoio, ele resolveu embarcar nessa nova fase comigo, o que foi muito carinhoso e positivo para minha caminhada.
Ela tirou minhas medidas, falou que eu estava sedentária, avaliou a minha intolerância à lactose e o problema com o glúten, disse quais alimentos me ajudavam a sentir menos fome, falou sobre dividir a minha alimentação em várias porções ao longo do dia, sugeriu alimentos alternativos para o glúten e para a lactose, me ensinou como montar meu prato (carboidratos, proteínas, fibras...). E disse que é essencial deixar a mesa com a sensação de que poderia comer mais um pouquinho!! (ou seja, não coma até se fartar!)
Eis a lógica da reeducação alimentar: perder peso de forma equilibrada e saudável, mesmo que demande mais tempo. Os lanches intervalados entre as refeições são importantissímos para acelerar nosso metabolismo, o problema é que as pessoas comem coisas calóricas nesses intervalos... e depois não sabem porque engordam!!!
Com o tempo, esse novo hábito alimentar vai se incorporando ao nosso cotidiano e vamos notar que a fome vai diminuindo.
Nada como voltar a usar uma calça 42 quando você estava vestindo 44/46!
Nenhum comentário:
Postar um comentário