OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Alimentos termogênicos

Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer

Gengibre, canela, pimenta e chá verde são alguns desses alimentos. Saiba qual a quantidade ideal de consumo e como prepará-los.

Kíria Meurer Florianópolis


Alimentos termogênicos são aqueles que ajudam a emagrecer porque aceleram o metabolismo, que é a energia que o organismo gasta para manter o corpo vivo. Ao comer esse tipo de alimento, o organismo gasta mais energia e, consequentemente, queima a gordura armazenada.
Mas para que os alimentos termogênicos ajudem mesmo a emagrecer, é preciso que eles sejam consumidos sempre, pelo menos duas vezes por dia. A opção é ser criativo na hora de incluir estes ingredientes na dieta.
O gengibre, por exemplo, é muito versátil. "Você pode usá-lo para temperar carnes, fazer chá, ou ainda colocar em uma garrafinha de água, para consumir as propriedades do alimento ao longo do dia. Duas lascas finas de gengibre por dia são suficientes", explica Jaqueline Minatti, nutricionista.
A canela pode ser usada tanto em casca, para fazer chá, como para temperar carnes. Uma boa quantidade de consumo é meia colher de chá, que também pode ser usada sobre salada de frutas ou misturada à banana, com aveia e flocos.
 
Três xícaras de chá verde é o ideal para se tomar por dia. Uma ideia é usar o chá como base de sucos, no lugar da água. É o chamado suchá, ideal para ser tomado cinco minutos antes das refeições. De pimenta, basta consumir cerca de meia colher de chá diariamente.
"Os estudos mostram que é possível reduzir até 200 calorias ao dia fazendo uma alimentação saudável com a inserção dos alimentos termogênicos. Variando e comendo pelo menos dois deles, se consegue bom resultado", complementa a nutricionista.
Para garantir uma queima de gordura maior ainda, é só consumir os alimentos termogênicos antes da atividade física. "Além de deixar a pessoa mais ativa, mais animada para exercícios, potencializa a queima de gordura, que já iria acontecer durante a atividade", afirma.
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/07/alimentos-termogenicos-aceleram-o-metabolismo-e-ajudam-emagrecer.html

Alimentos termogênicos ajudam a emagrecer

Se você anda precisando perder uns quilinhos, inclua os alimentos termogênicos na sua dieta alimentar. Eles aumentam o metabolismo e a temperatura interna do nosso corpo e provocam uma perda de 10% do gasto total de energia. Gengibre, pimenta vermelha, chá verde, mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos como o brócolis, acelga, couve, gorduras vegetais e, em especial, a de coco, chocotale, alimentos que possuem ômega 3 como bacalhau, salmão e a sardinha são alguns exemplos de alimentos termogênicos. Mas não adianta ingeri-los indiscriminadamente. Apesar de naturais, esses alimentos, se consumidos em excesso, podem provocar dor de cabeça, tontura e insônia. Os termogênicos precisam fazer parte de uma dieta saudável. Quem deseja emagrecer deve também praticar atividade física. Uma boa e saudável opção dentro desta lista é a água gelada, além de hidratar o corpo, também ajuda a queimar calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºc, que é a medida de nossa temperatura corporal interna.
http://noticias.r7.com/saude/noticias/alimentos-termogenicos-ajudam-a-emagrecer-20111108.html 

Termogênicos para Emagrecer – um ótimo aliado para manter a forma

por Otávio
Cada vez mais as pessoas estão fora do peso ideal, e desejam queimar gorduras para ficar com o corpo em forma. Seja na barriga, pernas ou braços a gordura vai se acumulando e o desespero vai aumentando! A queima de gorduras é um processo que o metabolismo do seu corpo desempenha o papel principal.
Mas o que é exatamente o metabolismo? E o que você pode fazer para ele ser um aliado na sua perca de gordura?

Metabolismo é a capacidade do seu corpo de queimar calorias. Então quanto maior for o seu metabolismo, mais calorias você consegue queimar no seu dia-a-dia e mais você vai conseguir emagrecer. E é interessante que quando você consegue aumentar a sua taxa metabólica, você consegue queimar mais calorias até mesmo quando você está descansando.

Geralmente as pessoas com o metabolismo naturalmente acelerado, são aquelas que são magras mesmo comendo de tudo. Você já deve ter visto modelos, artistas e até mesmo amigos que mesmo não tendo restrições na alimentação, tem grande facilidade de se manter em forma.

Porém, são muitas as pessoas que tem o metabolismo lento, para elas, basta comer um pouco a mais que já começam a engordar, e para perder os quilos ganhos é aquele sufoco! Geralmente são elas que tem maiores chances de serem obesas, ou pelo menos acumular mais gorduras localizadas.
 
Independente da velocidade natural do seu metabolismo, existem algumas estratégias para acelerá-los. A alimentação é muito importante, existem alguns alimentos que favorecem a aceleração do metabolismo, são os “ termogênicos naturais”.

Mas afinal o que são termogênicos?
Termogênicos são produtos que têm como objetivo principal ajudar no emagrecimento e dar mais “pique” para treinar. Existem vários no mercado, para todos os gostos e bolsos. Vou comentar sobre os efeitos dos produtos e também dar algumas dicas de alimentos que agem como termogênicos naturais.
Os termogênicos também são conhecidos como “fat burners“, ou queimadores de gordura. O principio ativo é composto por substâncias adrenérgicas, que liberam adrenalina, provocando aceleração nos batimentos cardíacos, e faz com que forneça mais disposição para atividades físicas e mentais e, como conseqüência, um pequeno aumento da temperatura corporal. E ai que se encontra o efeito chave. 
O corpo humano é uma máquina que trabalha com um sistema interno de controle da temperatura que mantém 36,5ºC em média, qualquer mudança obriga o sistema a trabalhar para tentar ajustar a temperatura de volta a esse valor, usando a gordura como energia para a realização dessa tarefa. Por isso o nome “fat burner”.
São dois os tipos existentes de termogênicos, os que contêm e os que não contêm efedrina.
Os produtos que contém efedrina são mais eficientes e mais prejudiciais também, por isso esta substância está proibida no Brasil e na maioria dos estados norte-americanos, pois um dos seus efeitos colaterais é a possibilidade de um ataque cardíaco, e são arriscados demais.
Além disso, alguns jovens estavam usando quantidades altíssimas para ir a baladas, já que o produto mascara o efeito relaxante do álcool, o que deixa as pessoas alcoolizadas sem que elas sintam que isso está acontecendo. O resultado é que os jovens ficam bastante embriagados, com os efeitos inerentes ao uso excessivo de bebidas alcoólicas, mas não tem o freio do relaxamento, um perigo e tanto.
Os produtos que não têm efedrina usam uma combinação básica de cafeína e sinefrina, que tem efeito similar à efedrina, embora numa intensidade muito menor e menos arriscada. Os norte-americanos chegaram a chamar a sinefrina de “neuro brain booster”, algo como “acelerador cerebral”, e passaram a usá-lo até para melhorar o rendimento em reuniões de trabalho.
Atenção!!! É importante lembrar que os produtos sem efedrina podem ser usados para ajudar no emagrecimento, desde que se respeitem algumas regras:
- Primeiramente isso não é regra, mais é interessante consultar seu médico para ficar tranqüilo ao tomá-lo.
- As pessoas com problemas cardíacos ou pressão alta, devem ficar longe desses produtos e usar alternativas para manter a forma;
- As pessoas que usam remédios para o sistema nervoso não devem usar sem consultar seu médico;
- Uma forma para evitar que o seu corpo vicie nos efeitos da adrenalina e fique prostrado quando parar de usar, siga as doses recomendadas por quatro dias e pare por três dias seguidos;
- É importante que o produto seja ingerido com um copo grande de água;
- Evite radicalmente o consumo de mais do que uma dose de álcool nos dias em que estiver usando o produto.

Alimentos Termogênicos

Toda ajuda saudável é bem-vinda quando se esta na busca da perca de peso. Existem alimentos que auxiliam o metabolismo na queima de gordura, porém, até com eles devemos ter moderação na hora de consumir. Mesmo que eles acelerarem a queima de calorias e serem grandes aliados daqueles que desejam emagrecer, o consumo excessivo de alguns alimentos termogênicos deve ser evitado, principalmente, por pessoas que possuem estomago sensível.
“Mesmo sendo natural, o consumo desses alimentos não é indicado para pessoas que possuem o aparelho digestivo sensível ou apresentam problemas estomacais, porque o uso de condimentos como a pimenta e o gengibre podem agravar o quadro”. Além disso, não é indicado que estes alimentos sejam utilizados na parte da noite, pois podem causar insônia e dificultar o sono.
“Os termogênicos também são considerados estimulantes. Por isso, não devem ser consumidos após as 17h, pois podem atrapalhar o sono de pessoas mais sensíveis”, explica Camila Gabriela Camargo, nutricionista da Prefeitura Municipal de Itu e do Atendimento Clínico e Esportivo.
Entre os principais “queimadoresde gordura estão: gengibre, pimenta vermelha, vinagre de maçã, acelga, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, canela, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, salmão, sardinha, mostarda, aspargos, gorduras vegetais (como o azeite) e os produtos derivados do chocolate amargo.
Buscando os melhores resultados, o ideal é incluir pequenas porções desses alimentos no cardápio do dia a dia para não sobrecarregar nas calorias consumidas e ter o efeito contrário, ou seja, engordar. Não existe uma recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida desses alimentos, porém, vale ressaltar que o consumo desses alimentos só deve acontecer se você não tiver nenhuma restrição médica. Conheça a descrição de alguns alimentos termogênicos para o organismo:
Água gelada
Se você beber de 8 a 10 copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias, pois é preciso elevar a temperatura da água gelada no organismo e isso gera uma energia maior.
Pimenta
A pimenta vermelha (caiena) é um potente termogênico natural, a mesma possui uma substância chamada capsiacina, que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo freqüente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%.
Canela
Ela melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico.
Chá verde
O famoso chá verde possui muitos benefícios ao organismo, entre eles a prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal, além de acelerar o funcionamento do metabolismo.
Gengibre
Outro poderoso termogênico natural, assim como a pimenta, se for consumido freqüentemente também pode aumentar 20% o metabolismo.Uma dica. você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos.
Observação: quando emagrecemos sem a musculação, ou alguma atividade física, ocorre que o metabolismo fica mais lento a longo prazo, além de causar flacidez.
Não se esqueça de consultar um nutricionista, que irá elaborar um cardápio individualizado, propondo a quantidade adequada de alimentos termogênicos que você poderá consumir.

http://saudeesuplementos.com/termogenicos-um-otimo-aliado-para-quem-deseja-emagrecer/

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS

O que é metabolismo?

Em termos simples o metabolismo é a taxa com que o corpo queima calorias. A taxa pode variar de pessoa a pessoa, e você e um amigo podem ter o mesmo nível de atividade, dieta e peso mas ainda assim ganhar e perder peso em quantidades diferentes baseado na diferença de metabolismo.

O que influencia no seu metabollismo?
Existem alguns fatores que podem mudar, e alguns fatores que são fixos.
o Idade - O metabolismo desacelera 5% por década depois dos 40 anos de idade.
o Gênero - Homens queimam calorias geralmente mais rápido que mulheres
o Hereditariedade - você pode herdar a taxa metabólica de seus antepassados
o Desordem da tireóide - problemas na glândula tireóide podem desacelerar o metabolismo, mas são raros.
o Proporção de massa corporal magra - o metabolismo aumenta com a massa muscular

O que são alimentos termogêncos?
São alimentos que quando digeridos, aumentam o metabolismo e a temperatura interna corporal. Com isso, queimam calorias e ajudam a emagrecer. Mas para terem efeito devem ser ingeridos com regularidade no dia-a-dia.

Apesar de estes alimentos aumentar o metabolismo e com isso levar a pessoa a perder peso, é sempre importante mantér uma alimentação equilibrada e praticar exercicios fisicos com alguma frequência para obter os resultados esperados.

ALIMENTOS QUE QUEIMAM


- Gengibre: eleva a temperatura do corpo, contribuindo para a queima calórica.
- Chá-verde: rica em cafeína, a erva ajuda a elevar a temperatura corporal, aumentando a ação termogênica e a liberação de ácidos graxos das gorduras
- Óleo de coco: estimula o metabolismo orgânico, aumentando o gasto Calórico e convertendo as calorias em energia. Além disso, garante mais saciedade e reduz o desejo por doces.
- Vinagre de maçã: o ácido acético, presente nesse tempero, faz com que os alimentos demorem mais para passar do estômago para o intestino. A boa notícia é que assim, queimamos mais calorias no processo.
- Pimenta vermelha: Acelera o metabolismo em 20%, porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão. Tem a propriedade de retirar gorduras das artérias.
- Canela: graças ao princípio ativo aldeído cinâmico, a canela é um eficiente termogênico, que acelera a queima calórica. Ela também ajuda a equilibrar os níveis de insulina no organismo, o que diminuiu a necessidade de beliscar (bobagens) durante o dia.

RECEITAS
- Vitamina ( ½ mamão papaia + 1 colher de sopa de quinoa em flocos) + 1 copo de 200ml de leite de soja + 1 colher de chá de canela em pó = bater no liquidificador)
- Vitamina (½ mamão papaya + 1 colher de sopa de quinoa em flocos + 1 copo de leite de soja light + 1 colher de chá de canela em pó = bate tudo no liquidificador)
- Suco (1 fatia de abacaxi + 1 noz + 1 colher de sobremesa de óleo de coco + 1 copo de 200ml de água = bater no liquidificador)
- ¼ de mamão picado com 1 colher de sobremesa de linhaça triturada + 1 colher de sobremesa de óleo de coco
- Vitamina (1 colher de sobremesa de óleo de coco + 1 copo de 200ml de leite de soja + 1 castanha do Pará)

Giovana Leiner Venci – NUTRICIONISTA PERSONAL DIET
9907-2930 / gi_leiner@hotmail.com
 http://suplementacaonutricao.blogspot.com/

Alimentos termogênicos: perca peso comendo

Conheça os alimentos que ajudam queimar calorias.

Alimentos termogênicos: perca peso comendo
Quando se está de dieta, toda ajuda é bem vinda. Na dificuldade de enxugar as gordurinhas, se você é do tipo que acredita que a única maneira de dar certo é fechar a boca, está enganado! O melhor, já comprovado é adotar um estilo de vida saudável, seguindo dois caminhos: reduzir a energia ingerida,ou seja, controlar a alimentação, ou aumentar o gasto calórico, por meio de exercícios físicos.
Isto para alguns não é tão simples e por esse motivo buscam alternativas inadequadas, querendo resultados rápidos e é aí que mora o perigo. Passam horas sem comer, trocam refeições por shakes, seguem dietas da moda, tomam medicamentos sem orientação médica, etc. Qualquer que seja a tática escolhida, sem o acompanhamento de um profissional nutricionista, não resta dúvida de que poderá prejudicar sua saúde.
Se o simples fato de observar uma redução de peso na balança já te anima, cuidado! Ao invés de perder gordura, muito provavelmente, está perdendo massa muscular. Assim, ficará magra e flácida e não é isso que queremos certo? Uma hora você vai cansar de se "privar" e em toda pausa na dieta, conhecerá o efeito sanfona...tudo que perdeu em duas semanas, será recuperado em uma!. Sem falar nos ataques de compulsão que em alguns momentos vão aparecer!
Para perceber os benefícios no ponteiro da balança e manter a saúde, não existe nada mais termogênico do que a atividade física. Afinal, é durante os exercícios aeróbicos que a temperatura corporal alcança os graus mais elevados e a queima calórica torna-se maior, derretendo rapidamente esses estoques de gordura em excesso. No entanto, existem alimentos que imitam o processo em menores proporções, quando consumidos com regularidade (diariamente), ajudam a queimar calorias. São os chamados alimentos termogênicos.
Alimentos termogênicos, como o nome já diz, possuem um efeito térmico, ou seja, aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura do corpo facilitando a queima de gorduras. Porém estes, por si só, não devem ser "encarados" como milagrosos.
Eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia, porém estes, por si só, não devem ser "encarados" como milagrosos. Devem ser inclusos aliados a uma alimentação saudável; e associados à prática de exercícios físicos, para que se tenha algum efeito positivo no processo de emagrecimento. Sozinhos não têm nenhum efeito no organismo.
A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa. Não existe uma recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida, mas existem algumas indicações:
Alimentos termogênicos: perca peso comendo
- Pimentões e pimenta-Caiena (pimenta-vermelha): 3 a 4g ao dia como tempero de pratos quentes e saladas é capaz de aumentar o metabolismo em 20%.
Alimentos termogênicos: perca peso comendo
- Gengibre: Pelo menos 1 pedaço de 2cm, três vezes ao dia. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas.
Alimentos termogênicos: perca peso comendo
- Vinagre de Maçã: 1 colher de chá duas vezes ao dia.
Alimentos termogênicos: perca peso comendo
- Chá Verde: 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das principais refeições. O chá verde e o branco possuem inúmeras propriedades terapêuticas já conhecidas na prevenção de doenças, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue - o que ajuda a diminuir a compulsão por doces - e inibem a ação da amilase, uma enzima responsável pela digestão de carboidratos. Além disso, aceleram o trânsito intestinal.
Alimentos termogênicos: perca peso comendo
- Canela: 1g duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparações com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maça ou banana.
Alimentos termogênicos: perca peso comendo Alimentos termogênicos: perca peso comendo
- Guaraná em pó: em pó ou cápsulas, 2g, duas vezes ao dia. Encontrado em drogarias e casas de produtos naturais.
Estes são os alimentos considerados mais termogênicos, mas a lista não para por aí. Outros também entram na lista: laranja, kiwi, café preto, chá mate, hortelã, alimentos ricos em ômega-3 (salmão, sardinha, cavalinha, bacalhau, etc), algas, soja, brócolis, água de coco, mostarda, aspargos, couve, acelga e até derivados de chocolate cominho, mostarda, cebola, alho e curry.
Anote essa receita fácil de um suco desintoxicante com termogênicos que equilibram o seu metabolismo. Bata na centrífuga três cenouras sem casca, duas maçãs sem casca, um pedaço pequeno de gengibre, uma folha de couve, um punhado de hortelã e um talo de salsão, e beba em jejum pela manhã. A mistura serve para acalmar o fígado e faz o organismo como um todo funcionar melhor.
Apesar de naturais, uma atenção especial deve ser dada aos hipertensos e/ou cardiopatas, gestantes e lactantes, pessoas com hemorróidas e com o aparelho digestivo sensível. Assim, uma avaliação nutricional prévia se faz necessária, uma vez que o exagero no consumo desses alimentos pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura e insônia.

CHÁS TERMOGÊNICOS

Iniciando mais uma semana gelada aqui no Sudeste. Com este tempinho, aumenta nossa vontade por ingestão de coisas quentes. 
Os chás são uma boa pedida. Desde os mais neutros, de frutas (que podem ser acrescidos de adoçante), aos nem tão "saborosos", mas que fazem um bem danado, e de quebra aceleram nosso metabolismo. São eles:
Boldo, carqueja, chás verde, branco e vermelho, laranja amarga, guaçatonga, hibisco e salsaparrilha.




Aproveite e invista em algumas xícaras diárias, você pode inclusive mesclar as ervas, e testar novos sabores! Eles são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais.
http://espacoparamulher.blogspot.com/2011/07/chas-termogenicos.html 

Alimentos Termogênicos

O que são alimentos termogênicos? São alimentos que, quando ingeridos diariamente ajudam a queimar calorias,  aumentando o gasto calórico do organismo durante o processo digestivo e metabólico, o que pode resultar em um aumento  de até 10% das calorias gastas.
Estes alimentos podem ser de grande ajuda durante uma dieta, especialmente quando faltam aqueles útlimos quilos, os mais difíceis de perder, pois aceleram seu metabolismo ainda mais. O nome “termogênico”  vem do efeito de termogênese que promovem no organismo. Em bom português, estes alimentos “obrigam” o corpo a gastar mais energia para conseguir digeri-los, o que acaba representando um gasto calórico mais elevado.
São exemplos de alimentos termogêncos: pimenta, gengibre, vinagre de maçã, chá verde, canela, café preto, mostarda, brócolis, água de coco, cebola, alho, curry e guaraná em pó. Estes são apenas alguns exemplos, existem outros. Mas de nada adianta consumir estes alimentos com açúcar, gordura ou sódio. É necessário que eles sejam inseridos de forma diária dentro de uma dieta saudável para que gerem algum benefício significativo em matéria de emagrecimento. Também é necessário que sejam consumidos de forma diária.
É importante destacar que a quantidade ingerida não é proporcional ao efeito do alimento. Ou seja, não adianta comer dez colheres de pimenta por dia na tentativa de potencializar seus efeitos. O consumo exagerado destes alimentos pode trazer consequencias desagradáveis para seu sistema digestivo e colocar em risco a saúde de quem os ingere, sobretudo em pessoas com cardiopatias, hipertensão e gestantes.
Por isso, saiba que  a intenção desta postagem é apenas te apresentar aos alimentos termogênicos. Quero que você saiba que existem alimentos que podem aumentar e acelerar seu gasto calórico, te ajudando a emagrecer mais rápido. Porém o tipo de alimento apropriado e a quantidade a ser ingerida deve ser discutida de forma criteriosa com um nutricionista.
Para você que teima em não procurar os profissionais que eu recomendo e apelar para o esquema “faça você mesmo”, aqui vai uma receitinha de um alimento de efeitos termogênicos que não faz mal a ninguém: água gelada. Isso mesmo, ao beber um copo de água gelada seu corpo vai ter o trabalho de aquecer esta água até que ela fique na temperatura corporal (algo entre 36º e 37ºC) e este processo consumirá calorias. Para um gasto significativo de calorias, o ideal seria ao menos oito copos de água gelada por dia, totalizando uma queima de cerca de 200 kcal. É quase uma fatia de bolo de chocolate de perda calórica por dia!
Mas atenção: os termogênicos são ótimos auxiliares na perda de peso, mas eles sozinhos, sem uma dieta balanceada e atividade física, não chegam a surtir um efeito significativo. Funcionam bem para acelerar o processo desencadeado pela atividade física, mas não funcionam bem de forma autônoma.
Fica mais essa dica para você que quer acelerar o processo de emagrecimento, com um destaque especial dentre todos os termogênicos para o chá verde, que foi objeto de pesquisa científica pelo American Journal of Clinical Nutrition, comprovando que se for consumido nos horários e quantidades adequadas acelera a perda de gordura corporal. Como se isto não fosse o bastante, ainda melhora o aspecto da pele graças a sua grande quantidade de antioxidantes e de acordo com outra pesquisa publicada pelo The Journal of the American Medical Association ainda teria o poder de prevenir doenças cardíacas.
Converse com seu nutricionista sobre os alimentos termogênicos, melhores combinações e horários de ingestão de cada um deles!
Para perguntas, sugestão de temas e para treinar comigo contato@oseupersonal.com.br
http://www.oseupersonal.com.br/?p=480 

Conheça sete alimentos termogênicos que te ajudam a emagrecer

Eles aumentam o gasto calórico de seu organismo e aceleram os resultados

por Ana Paula de Araujo
Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia, certo? Isso inclui o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer quando o que está em questão são os alimentos termogênicos. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.

De acordo com a nutricionista Daniela Cyrulin, de São Paulo, quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. A nutricionista funcional Luciana Harfenist, do Rio de Janeiro, explica: "As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento e obesidade".

No entanto, sabe-se que não existem milagres quando o assunto é perder peso. Para que esses alimentos mostrem resultado, é necessário aliá-los à dieta regrada e exercícios físicos. Além disso, os termogênicos possuem algumas restrições. "Quem tem hipertireoidismo não deve ingeri-los, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular", exemplifica Daniela. Luciana também lembra que crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.

Saiba quais são os principais alimentos termogênicos e aprenda a utilizá-los - mas sem esquecer de passar antes por uma avaliação nutricional.  
Pimenta vermelha - Getty Images
Pimenta vermelha: Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.
 Chá verde - Getty Images
Chá verde (Camellia sinensis): "Assim como a pimenta, esse chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico", afirma a nutricionista funcional Luciana Harfenist. Para que o efeito aconteça, a nutricionista Daniela Cyrulin aconselha cinco xícaras de chá por dia durante três meses. Mas, cuidado: quem tem insônia não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou noite.
 Canela - Getty Images
Canela: A nutricionista funcional Luciana Harfenist destaca que, além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Polvilhada por cima de frutas (aproximadamente uma colher de chá rasa), contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição deliciosa, como aconselha a nutricionista Daniela Cyrulin.
 Gengibre - Getty Images
Gengibre: Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. "O gengibre pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes e chá, quando misturado com outras ervas", sugere a nutricionista funcional Luciana Harfenist. A quantidade indicada pela nutricionista Daniela Cyrulin é de duas fatias pequenas.
 Chá de hibisco - Getty Images
Chá de hibisco: Esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo. Para que o efeito seja positivo, a nutricionista Daniela Cyrulin aconselha um litro por dia, sendo que, para um litro de água, deve-se usar uma colher de sopa da flor.
 Salmão é rico em Ômega 3 - Getty Images
Alimentos com Ômega 3: A nutricionista funcional Luciana Harfenist explica que o omêga 3 é encontrado em peixes - como salmão e atum - e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.
 Água gelada - Getty Images
Água gelada: Sim, até mesmo a água gelada pode te ajudar a emagrecer! Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a tida como adequada pelo corpo (algo entre 36º e 37ºC). No entanto, o efeito é muito leve. Para melhores resultados, ingira oito copos de água por dia, pois essa medida pode aumentar seu gasto calórico em até 200kcal, como afirma a nutricionista Daniela Cyrulin.
http://www.minhavida.com.br/conteudo/13320-conheca-sete-alimentos-termogenicos-que-te-ajudam-a-emagrecer.htm

Óleo de coco orgânico, nutricosmético, chega ao Brasil

Cultivado sem agrotóxicos e certificado, o óleo de coco extra virgem age na estrutura e funcionamento do sistema metabólico. Destaca-se pela regulação hormonal, melhora do sistema imunológico e produção de energia, além de atuar esteticamente na pele, cabelo e corpo como um hidratante natural
A Barlean´s, empresa especializada na produção de óleos nutricionais orgânicos, apresenta a versão extra virgem 100% orgânica do óleo de coco. Extraído por prensagem a frio, processo que evita a oxidação do óleo. O lançamento é produzido a partir de frutos pré-selecionados da ilha Filipina de Quezon. Lá, os coqueiros existem em seu estado natural e inadulterado, livres de herbicidas, pesticidas e outros contaminantes químicos. Cada plantação, bem como todo o processo de extração do óleo, contém o Certificado Orgânico pelo United States Department of Agriculture (USDA).
O processo de colheita é manual, realizada no ápice do sabor, aroma e princípios ativos do fruto, permitindo excelentes propriedades nutricionais. É também livre de solventes e aditivos químicos, garantindo a certificação orgânica. A novidade traz os benefícios já conhecidos do óleo, como ação antioxidante, redução do mau colesterol, auxílio em dietas, melhora no sistema imunológico e tireóide, regulação da função intestinal, entre outros. “O óleo de coco é rico em triglicérides de cadeia média (TCM), que não necessitam de enzimas para sua digestão e metabolismo, sendo assim favorecem o rápido esvaziamento do estômago e absorção pelo sistema intestinal, auxiliando também em dietas”, explica a nutricionista, Marina Rosalem.
A nutricionista recomenda consumir uma colher de sopa ao dia para alcançar os benefícios do óleo. O produto é kosher e não contém glúten. Pode ser utilizado, ainda, como óleo para massagem corporal ou tônico capilar.
10 motivos para consumir o Óleo de Coco Extra Virgem
1 - Ação cosmética - O óleo de coco pode ser aplicado diretamente sobre a pele e mesmo nos cabelos, funcionando com um “condicionador” natural. Para isso, é só massagear os cabelos com 1 colher das de sobremesa antes do banho. Além de hidratar a pele e não conter radicais livres, previne rugas numa verdadeira ação antienvelhecimento. Isto se deve a “lubrificação” da pele, permitindo que os nutrientes do sangue cheguem até ela. O ácido láurico inibe o crescimento de bactérias da pele, inclusivo a acne, podendo ser usado para massagens e tratamentos cutâneos.
2 - Ação antioxidante - Colabora na diminuição da produção de “radicais livres”. Isto se deve principalmente a ação direta da vitamina-E presente, diminuindo a sua necessidade no organismo.
3 - ColesteroL - Ajuda na redução do mau Coleterol – LDL, pois evita a sua oxidação. Promove a elevação do bom Colesterol – HDL, contribuindo assim na prevenção e tratamento das doenças cerebrais e cardiovasculares.
4 - Colabora no processo do Emagrecimento – De fácil absorção, o óleo de coco é a melhor fonte de Triglicerídeos de cadeia média, não necessita de enzimas para sua digestão e metabolismo. No fígado, estes triglicerídeos rapidamente se transformam em energia, desta maneira não se depositam no organismo. Por isso ela é considerada “termogênica”, ou seja, capaz de gerar calor e queimar calorias. Esta propriedade, aliada a capacidade que o óleo de coco tem de estimular a glândula tireóide, aumenta o metabolismo basal e, conseqüentemente: Emagrece.
5 - Melhora o sistema Imunológico agindo na prevenção e no combate aos vermes, bactérias e fungos. Restabelece a energia “roubada” por estes agentes, pois apresenta a maior concentração de ácido láurico dentre todas as gorduras vegetais. No organismo, este ácido é convertido em monolaurina que tem ações para evitar inúmeras infecções, pois melhora a absorção dos nutrientes aumentando todas as defesas do organismo.
6 - Regula a função intestinal - Tanto nos casos de prisão de ventre ou mesmo nas diarréias, os componentes do óleo de coco agem normalizando as funções intestinais. Ao mesmo tempo, o ácido láurico, através da monolaurina, ajuda a eliminar as bactérias patogênicas (inimigas), protegendo e favorecendo o crescimento da “flora amiga”.
7 - Tireóide - Melhora o funcionamento da Tireóide, tendo ainda ação “antienvelhecimento”. O bom funcionamento da Tireóide faz com que especificamente o mal Coleserol – LDL seja mobilizado, através de processo enzimático, produzindo os hormônios antienvelhecimento: Pregnenolona, Progesterona e DHEA (dehidro- epiandrosterona). Todas estas substâncias são necessárias na prevenção de doenças cardiovasculares, senilidade, obesidade, câncer, dentre outras doenças crônicas relacionadas à idade.
8 - AÇÃO dermatológica - Além do poder bactericida na pele, pode ser utilizada como cicatrizante de feridas, picadas de insetos, alívio em queimaduras e, sobretudo nos eczemas e dermatites de contato, bem como no tratamento do herpes e candidíase.
9 - Diabéticos - Controla a compulsão por Carboidratos, assim como os alimentos ricos em fibras ajudam a manter níveis estáveis de insulina no sangue, conseqüentemente facilitando a vida dos DIABÉTICOS. O óleo de coco proporciona uma sensação de saciedade ainda maior e, acima de tudo não estimula a liberação de insulina, porque é facilmente absorvida, contribuindo desta forma para diminuir o “craving” compulsão por carboidratos, principalmente a doces.
10 - Fadiga Crônica e Fibromialgia - Acredita - se que não é um único tipo de vírus ou bactéria os responsáveis pela Síndrome da Fadiga Crônica e, mesmo da Fibromialgia, mas sim a combinação de vários agentes e fatores. Nestas condições o óleo de coco age neutralizando uma gama enorme destes agentes infecciosos. Melhora o sistema imunológico, acelera o metabolismo, recupera a energia plena eliminando o estado de Estresse e transmitindo jovialidade.
Barlean’s - Fundada em 1989, a Barlean´s é uma empresa especializada na produção de óleos orgânicos da mais alta qualidade. Possui fazendas próprias certificadas organicamente, e as sementes utilizadas na produção dos óleos são 100% testadas, o que garante a não-modificação genética (não-transgênicos) dos produtos. Todas as embalagens e cápsulas gelatinosas são feitas com polietileno de alta densidade, por isso são pretas e opacas, possuem revestimento caramelo, que protege o óleo contra os efeitos degradantes da luz e do oxigênio.
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=179458



Alimentos termogênicos

Por Luana Stoduto, nutricionista*
luana@bemleve.com.br


Os alimentos termogênicos aumentam o metabolismo e a temperatura interna corporal. Com isso, queimam calorias e ajudam a emagrecer. Eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia, porém estes alimentos, por si só, não devem ser encarados como milagrosos.

A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa. Não existe recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida, mas existem algumas indicações.

Gengibre, pimenta vermelha e chá verde têm esse poder. Além de mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), gorduras vegetais e, em especial, a de coco, produtos derivados de chocolate e os que contém ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova) e ácido linolêico conjugado (nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios).

Esses alimentos não possuem efeitos milagrosos. Devem ser inclusos aliados a uma alimentação saudável e associados à prática de exercícios físicos, para que se tenha algum efeito positivo no processo de emagrecimento. Sozinhos não têm nenhum efeito no organismo.

Para fazerem efeito, os termogênicos devem ser introduzidos com regularidade no dia-a-dia. Mas há algumas medidas que queimam calorias sem nenhum sacrifício. Por exemplo, beber água gelada. Consumir oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºc, que é a temperatura corporal interna.

A seguir, seguem alguns alimentos termogênicos que ajudam você a entrar em forma:

Pimenta Caiena (pimenta vermelha) e pimentões:: Aumentam a circulação, melhoram a digestão e aumentam a temperatura do corpo. 3 a 4 gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas é capaz de aumentar o metabolismo em 20%.

Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas. Deve ser consumido três vezes ao dia.

Vinagre de Maçã: 1 colher de chá duas vezes ao dia.

Ômega 3: Aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias. Elimina o excesso de líquidos e aumenta a energia do organismo. Além disso, funciona como anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha). Também está presente na semente de linhaça (misturar duas colheres de sopa a vitaminas, salada de frutas, saladas etc).

Chá Verde: 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das principais refeições. O chá verde e o branco possuem inúmeras propriedades terapêuticas já conhecidas na prevenção de doenças, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue - o que ajuda a diminuir a compulsão por doces - e inibem a ação da amilase, enzima responsável pela digestão de carboidratos. Além disso, aceleram o trânsito intestinal.

Canela: Uma grama duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparada com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maçã ou banana.
Guaraná em pó: Em pó ou cápsulas, 2 gramas, duas vezes ao dia. Encontrado em drogarias e casas de produtos naturais.

Apesar desses alimentos serem naturais, hipertensos,cardiopatas, gestantes e lactantes precisam ter atenção ao consumi-los, já que o excesso pode levar ao aparecimento de sintomas como dor de cabeça, tontura e insônia.

*Luana Stoduto é nutricionista, formada pela Unigranrio e especialista em Administração de Serviços de Alimentação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Alimentos termogênicos: perca peso comendo

Quando se está de dieta, toda ajuda é bem vinda. Na dificuldade de enxugar as gordurinhas, se você é do tipo que acredita que a única maneira de dar certo é fechar a boca, está enganado! O melhor, já comprovado é adotar um estilo de vida saudável, seguindo dois caminhos: reduzir a energia ingerida,ou seja, controlar a alimentação, ou aumentar o gasto calórico, por meio de exercícios físicos.
Isto para alguns não é tão simples e por esse motivo buscam alternativas inadequadas, querendo resultados rápidos e é aí que mora o perigo. Passam horas sem comer, trocam refeições por shakes, seguem dietas da moda, tomam medicamentos sem orientação médica, etc. Qualquer que seja a tática escolhida, sem o acompanhamento de um profissional nutricionista, não resta dúvida de que poderá prejudicar sua saúde.
Se o simples fato de observar uma redução de peso na balança já te anima, cuidado! Ao invés de perder gordura, muito provavelmente, está perdendo massa muscular. Assim, ficará magra e flácida e não é isso que queremos certo? Uma hora você vai cansar de se “privar” e em toda pausa na dieta, conhecerá o efeito sanfona…tudo que perdeu em duas semanas, será recuperado em uma!. Sem falar nos ataques de compulsão que em alguns momentos vão aparecer!
Para perceber os benefícios no ponteiro da balança e manter a saúde, não existe nada mais termogênico do que a atividade física. Afinal, é durante os exercícios aeróbicos que a temperatura corporal alcança os graus mais elevados e a queima calórica torna-se maior, derretendo rapidamente esses estoques de gordura em excesso. No entanto, existem alimentos que imitam o processo em menores proporções, quando consumidos com regularidade (diariamente), ajudam a queimar calorias. São os chamados alimentos termogênicos.
Alimentos termogênicos, como o nome já diz, possuem um efeito térmico, ou seja, aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura do corpo facilitando a queima de gorduras. Porém estes, por si só, não devem ser “encarados” como milagrosos.
Eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia, porém estes, por si só, não devem ser “encarados” como milagrosos. Devem ser inclusos aliados a uma alimentação saudável; e associados à prática de exercícios físicos, para que se tenha algum efeito positivo no processo de emagrecimento. Sozinhos não têm nenhum efeito no organismo.
A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa. Não existe uma recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida, mas existem algumas indicações:
- Pimentões e pimenta-Caiena (pimenta-vermelha): 3 a 4g ao dia como tempero de pratos quentes e saladas é capaz de aumentar o metabolismo em 20%.
- Gengibre: Pelo menos 1 pedaço de 2cm, três vezes ao dia. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas.
- Vinagre de Maçã: 1 colher de chá duas vezes ao dia.
- Chá Verde: 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das principais refeições. O chá verde e o branco possuem inúmeras propriedades terapêuticas já conhecidas na prevenção de doenças, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue – o que ajuda a diminuir a compulsão por doces – e inibem a ação da amilase, uma enzima responsável pela digestão de carboidratos. Além disso, aceleram o trânsito intestinal.
- Canela: 1g duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparações com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maça ou banana.
- Guaraná em pó: em pó ou cápsulas, 2g, duas vezes ao dia. Encontrado em drogarias e casas de produtos naturais.
Estes são os alimentos considerados mais termogênicos, mas a lista não para por aí. Outros também entram na lista: laranja, kiwi, café preto, chá mate, hortelã, alimentos ricos em ômega-3 (salmão, sardinha, cavalinha, bacalhau, etc), algas, soja, brócolis, água de coco, mostarda, aspargos, couve, acelga e até derivados de chocolate cominho, mostarda, cebola, alho e curry.
Anote essa receita fácil de um suco desintoxicante com termogênicos que equilibram o seu metabolismo. Bata na centrífuga três cenouras sem casca, duas maçãs sem casca, um pedaço pequeno de gengibre, uma folha de couve, um punhado de hortelã e um talo de salsão, e beba em jejum pela manhã. A mistura serve para acalmar o fígado e faz o organismo como um todo funcionar melhor.
Apesar de naturais, uma atenção especial deve ser dada aos hipertensos e/ou cardiopatas, gestantes e lactantes, pessoas com hemorróidas e com o aparelho digestivo sensível. Assim, uma avaliação nutricional prévia se faz necessária, uma vez que o exagero no consumo desses alimentos pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura e insônia.
Fonte: Anna Christina Machado Moreira de Castilho – Nutricionista e Personal Diet
Colunista do site: BBEL  – Um estilo de vida
http://www.comerbembarato.com/alimentos-termogenicos-perca-peso-comendo.html 

A DIETA TERMOGÊNICA E O METABOLISMO

O metabolismo energético  é a quantidade de quilocalorias que nosso corpo necessita para realizar as funções vitais e as atividades diárias. O metabolismo de repouso é responsável por certa de 70% do nosso gasto diário. Ele pode ser medido pelo exame calorimetria indireta. Ao comparar o resultado do exame com metabolismo de repouso esperado para as características individuais, observamos se o metabolismo da pessoa é normal, abaixo do normal, ou ainda acima do normal.
Indivíduos com metabolismo de repouso abaixo do recomendado, têm maior dificuldade em perder peso, ou seja, para emagrecer. Apesar da maior parte do metabolismo ser determinado geneticamente, existem algumas mudanças nutricionais e o estilo de vida que podem ajudar o nosso organismo a trabalhar melhor e acelerar a forma como utiliza a energia (caloria).

A atividade física atua diretamente no metabolismo. Sabe-se que a massa magra é um fator determinante de nosso metabolismo basal, pessoas que possuem maior quantidade de massa magra têm um maior gasto energético. Além de aumentar o gasto pela presença dos músculos, por si só aumenta também o percentual de atividade física relacionado ao metabolismo. Por isso a pratica é aconselhada e de preferência com orientação de um profissional capacitado.
A composição dietética também pode auxiliar na alteração do metabolismo. As proteínas dentre os macronutrientes (lipídeos, carboidratos) são as que mais gastam energia para serem metabolizadas. Dessa maneira uma dieta com conteúdo menor em carboidratos e aumentado em proteínas, pode auxiliar no aumento do metabolismo (dieta termogênica). Essa recomendação só deve ser feita com um profissional após avaliação física prévia.
Existem alguns alimentos que precisam de mais calorias para ser digeridos que os outros, eles são denominados alimentos termogênicos. O que se sabe é que esses alimentos são responsáveis por 10% do gasto de energia. Contra indica-se o uso desses alimentos no período noturno para não prejudicar o sono, além disso, existe a recomendação individual e deve ser feita por um profissional.

Alguns exemplos de alimentos termogênicos são: café, pimenta-caiana, gengibre, chá-verde, vinagre de maçã, soja.
Os intervalos regulares entre as refeições atuam diretamente no aumento do metabolismo alimentar, o contrário acontece quando permanecemos por longos períodos sem comer, pois isso ativa em nosso corpo, mecanismos de defesa que acabam estocando gorduras.
Engordar e emagrecer com freqüência não é interessante, pois ao perdermos peso perdemos também massa magra, dessa maneira acabamos reduzindo o metabolismo também, já que ele se relaciona diretamente com os músculos.
Garantir um sono regular, além de saudável pode contribuir para aumentar nosso metabolismo. No período em que dormimos, nosso organismo libera alguns hormônios responsáveis pela manutenção da magra muscular, além de oxidação de gorduras, principalmente a abdominal.
Alguns distúrbios hormonais como os da tireóide podem reduzir o metabolismo, é importante procurar tratamento médico e seguir as recomendações.
Por Natália Lúcia – Graduanda em Nutrição
 http://www.nutricio.com.br/dieta-termogenica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário