A importância do pequeno almoço
por Péon
O
pequeno almoço é a mais importante
refeição do dia. Em algumas culturas o
pequeno almoço é a principal refeição do dia, tanto em relação à quantidade de alimentos ingeridos como pela sua função social que implica começar todos os dias em conjunto com os restantes elementos da família.
Tomar o pequeno almoço é “terminar o jejum” nocturno
Quando falamos da importância do pequeno almoço, desde o ponto de vista fisiológico, podemos dizer que é a primeira ingestão de alimentos após um jejum prolongado como são as horas durante as quais o nosso corpo está em descanso, ou seja, as horas de sono.
É de vital importância comer ao pequeno almoço alimentos energéticos que o corpo vai precisar após o descanso, para uma reactivação feita graças aos nutrientes do pequeno almoço.
Os especialistas que estudaram
a importância do pequeno almoço afirmam que quando não tomamos o pequeno almoço temos mau humor, estamos completamente esgotados e sem vontade de fazer nada, temos um desgaste extra de energia e pode levar-nos à obesidade porque quando começamos a comer, fazemo-lo em excesso, uma vez que o organismo tem fome e não “queima” a energia, apenas a acumula convertendo-a em tecido adiposo.
Alimentos recomendados
Quando se fala da importância do pequeno almoço é necessários ter em conta a idade, ou seja, uma criança tem que comer maiores quantidades de cálcio e alimentos de alto conteúdo energético. O cálcio para o crescimento, os alimentos com grande quantidade de energia são consumidos durante o dia com os estudos e as brincadeiras.
Mas há que ter também em conta vários factores na hora do pequeno almoço: a idade, obesidade, doenças fisiológicas como a diabetes, colesterol, hipertensão.
Importância do pequeno almoço e alimentos recomendados
- Frutas.
- Cereais integrais e frutos secos.
- Pão integral.
- Iogurte, leite magro ou bebidas vegetais com cálcio.
- Chá, café ou infusões tonificantes.
- Sumos sem açúcar e frescos (feitos na hora).
- Mel, em vez de açúcar branco.
Alimentos não recomendados
Quem não gosta de um doce? A verdade é que se menosprezamos
a importância do pequeno almoço e todos os dias comemos gorduras saturadas em forma de bolos industriais, iremos ter problemas a curto ou a longo prazo (obesidade, hipoglicemia, etc.).
Não são recomendáveis os seguintes alimentos:
- Bolos de fabrico industrial.
- Sumos com açúcar.
- Bebidas estimulantes e com gás.
- Abusar do café em substituição do pequeno almoço.
- Abusar das manteigas, marmeladas com açúcar.
O que acontece se não tomarmos o pequeno almoço?
Muitas pessoas saem de casa sem comer ou tendo apenas tomado um café e algum doce. O problema é que comer pouco e apenas em forma de açúcares e gorduras dá-nos muito pouco “combustível”.
Sempre ressalvámos aqui a importância do pequeno almoço, já que logo a meio da manhã, se não comermos convenientemente, iremos sentir-nos cansados, ansiosos por comer alguma coisa doce e sobretudo pouco concentrados. Ao cabo de duas ou três horas vamos precisar de comer compulsivamente alguma coisa doce pois o cérebro precisa de glicose com urgência.
Em contrapartida, se o pequeno almoço for variado podem-se passar quatro ou cinco horas sem comer e iramos sentir-nos com energia e mais animados, pois estaremos a evitar a hipoglicémia.
A importância do pequeno almoço no rendimento escolar
Existem muitos estudos que afirmam que os alunos que não tomam o pequeno almoço, têm de uma forma geral, piores notas do que os que o tomam. Isto sucede porque o cérebro precisa de glicose de forma constante para render melhor. Comer quatro ou cinco vezes por dia é o melhor “multivitamínico” para o estudante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário