OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 12 de novembro de 2011

A importância do pequeno almoço

A importância do pequeno almoço


Tomar o pequeno almoço é “terminar o jejum” nocturno

Quando falamos da importância do pequeno almoço, desde o ponto de vista fisiológico, podemos dizer que é a primeira ingestão de alimentos após um jejum prolongado como são as horas durante as quais o nosso corpo está em descanso, ou seja, as horas de sono.
É de vital importância comer ao pequeno almoço alimentos energéticos que o corpo vai precisar após o descanso, para uma reactivação feita graças aos nutrientes do pequeno almoço.
Os especialistas que estudaram a importância do pequeno almoço afirmam que quando não tomamos o pequeno almoço temos mau humor, estamos completamente esgotados e sem vontade de fazer nada, temos um desgaste extra de energia e pode levar-nos à obesidade porque quando começamos a comer, fazemo-lo em excesso, uma vez que o organismo tem fome e não “queima” a energia, apenas a acumula convertendo-a em tecido adiposo.

Alimentos recomendados

Quando se fala da importância do pequeno almoço é necessários ter em conta a idade, ou seja, uma criança tem que comer maiores quantidades de cálcio e alimentos de alto conteúdo energético. O cálcio para o crescimento, os alimentos com grande quantidade de energia são consumidos durante o dia com os estudos e as brincadeiras.
Mas há que ter também em conta vários factores na hora do pequeno almoço: a idade, obesidade, doenças fisiológicas como a diabetes, colesterol, hipertensão.

 

Importância do pequeno almoço e alimentos recomendados

  • Frutas.
  • Cereais integrais e frutos secos.
  • Pão integral.
  • Iogurte, leite magro ou bebidas vegetais com cálcio.
  • Chá, café ou infusões tonificantes.
  • Sumos sem açúcar e frescos (feitos na hora).
  • Mel, em vez de açúcar branco.

Alimentos não recomendados

Quem não gosta de um doce? A verdade é que se menosprezamos a importância do pequeno almoço e todos os dias comemos gorduras saturadas em forma de bolos industriais, iremos ter problemas a curto ou a longo prazo (obesidade, hipoglicemia, etc.).

Não são recomendáveis os seguintes alimentos:

  • Bolos de fabrico industrial.
  • Sumos com açúcar.
  • Bebidas estimulantes e com gás.
  • Abusar do café em substituição do pequeno almoço.
  • Abusar das manteigas, marmeladas com açúcar.

O que acontece se não tomarmos o pequeno almoço?

Muitas pessoas saem de casa sem comer ou tendo apenas tomado um café e algum doce. O problema é que comer pouco e apenas em forma de açúcares e gorduras dá-nos muito pouco “combustível”.
Sempre ressalvámos aqui a importância do pequeno almoço, já que logo a meio da manhã, se não comermos convenientemente, iremos sentir-nos cansados, ansiosos por comer alguma coisa doce e sobretudo pouco concentrados. Ao cabo de duas ou três horas vamos precisar de comer compulsivamente alguma coisa doce pois o cérebro precisa de glicose com urgência.
Em contrapartida, se o pequeno almoço for variado podem-se passar quatro ou cinco horas sem comer e iramos sentir-nos com energia e mais animados, pois estaremos a evitar a hipoglicémia.

A importância do pequeno almoço no rendimento escolar

Existem muitos estudos que afirmam que os alunos que não tomam o pequeno almoço, têm de uma forma geral, piores notas do que os que o tomam. Isto sucede porque o cérebro precisa de glicose de forma constante para render melhor. Comer quatro ou cinco vezes por dia é o melhor “multivitamínico” para o estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário