OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 5 de novembro de 2011

EMAGRECER NÃO É TÃO DIFÍCIL

EMAGRECER NÃO É TÃO DIFÍCIL

Clínica Dr. José Umbelino
Emagrecer não é tão difícil.
          Se pudéssemos examinar as células adiposas, veríamos que são estruturas extraordinárias. Cada uma delas é uma obra de arte microscópica da natureza. São as células mais vivas de nosso organismo, a todo o momento procurando vestígios de sobremesa, e sempre prontas para enviar ao cérebro um grito de protesto, e por isso  merecem uma  admiração toda especial, por sua persistência, renascendo como uma fênix, das cinzas do regime que fizemos no mês anterior.

       Só recentemente, é que a ciência começou a desvendar as complexas interações do cérebro com o estômago, e as células gordurosas propriamente ditas. Estamos agora reexaminando o que significa ser gordo. Alguns colegas já concluíram que o peso da pessoa é resultado de um processo dinâmico que visa estabelecer uma sintonia entre o apetite e o metabolismo. A conceituação básica de que as reservas de gorduras influenciam o comportamento na ingestão de alimentos, é tida como contribuição importante para que se possa compreender a obesidade. Os índices de lípase lipoproteínica no sangue, isto é, da enzima que estimula o depósito da gordura nas células adiposas, revelam-se elevadíssimas nos pacientes que perderam muitos quilos, mesmo depois de muito tempo da pessoa se desfazer das suas roupas, dos tempos de gorda, o fantasma da gordura sobrevive no seu perfil bioquímico.

       Alguns pesquisadores acreditam que a chave da obesidade resida no interior das próprias células adiposas, quando a ingestão excede o gasto calórico, as células podem crescer em proporções diferentes por todo o organismo até um máximo de cinco vezes ao seu tamanho normal, elas jamais desaparecem naturalmente. Outra teoria é que talvez a obesidade se relacione com a redução dos índices da enzima denominada ATPase de sódio-potássio, que despende muita energia para introduzir e retirar das células esses dois minerais.
        Até certo nível, a obesidade é uma simples disfunção orgânica. As pessoas engordam porque consomem menos energia do que ingerem, no entanto este ponto de vista não explica porque motivo com a mesma quantidade de alimento algumas pessoas engordam e outras se mantêm magras. Não explica também porque algumas pessoas sentem aquela necessidade de comer mais do que precisam. Como orientação para o tratamento da obesidade, esse ponto de vista, tem sido um fracasso, a não ser para editores de livros de regime, os quais continuam arquitetando sempre uma nova dieta. E muitas pessoas acabam entrando e saindo desses regimes, que prometam resultados quase milagrosos em poucas semanas. Não adianta se enganar, quem quer  emagrecer precisa ter vontade, disciplina e paciência, e o melhor a se fazer é procurar profissionais especializados e seguir à risca suas recomendações.
      Já é do conhecimento de todos, que o acúmulo de gorduras, e outros fatores que levam ao excesso de peso, representam um processo lento. Ninguém engorda de uma hora para outra, isso vai ocorrendo e variando no tempo de forma gradual, sem saltos. Para emagrecer o processo é o mesmo, ou seja, perde-se peso de forma gradual. Portanto, emagrecer e depois conseguir manter o peso vai depender dos hábitos alimentares da pessoa, e do nível de atividade física praticado, esses são os grandes aliados na luta contra o ponteiro da balança.
       Logo, não existem fórmulas mágicas, mas quando há uma preocupação com a saúde e qualidade de vida, a reeducação alimentar, juntamente com a atividade física, torna-se uma grande e valiosa aliada, proporcionando ao organismo, um emagrecimento confiável e saudável, e com isso a vida toma outra direção, ganha qualidade e a auto-estima passa a estar presente em nosso dia-a-dia, pois afinal, a saúde é um dos maiores presentes oferecido a nós, por Deus.

Dr. José Umbelino de Morais
Clínica Geral, Endocrinologia, Medicina Ortomolecular e Medicina Estética.
Membro do Instituto Brasileiro de Ensino e de Medicina Estética e  da Associação Brasileira de Medicina Ortomolecular.
Avenida Brasil, 1818 = Uberlândia-MG
Fone  (34) 3232-7586 e 3212-1505

Nenhum comentário:

Postar um comentário