Quer emagrecer? vamos para o Spa!
Vamos falar a verdade: Emagrecer é difícil. Envolve mudar hábitos, desejos, ansiedades, e exige uma disciplina férrea. O melhor é ter quem te ensine, e te ajude no início.
Sempre tive curiosidade de saber como funciona um spa. Tinha a idéia de um lugar meio “quartel”, onde as pessoas passam fome e fazem atividades físicas pesadíssimas o dia inteiro. Pesquisando para a matéria “emagrecimento saudável” do mês passado, descobri que, pelo menos as pessoas com quem falei, promovem um “emagrecimento feliz”. Nada de sofrimento, e nada além dos limites de cada pessoa, que vão sendo trabalhados aos poucos.
Em uma parceria com o Spa Serra Morena e sua dona Maria Elisa Duarte, fui passar dez dias fazendo todo o tratamento, as dietas prescritas e os exercícios. Minha missão é contar como é passar uma temporada em um spa, para desmistificar (ou não!) o processo.
No primeiro dia, o susto foi com o tamanho das porções de comida: O almoço foi um salmão maravilhoso, com uns tomatinhos minúsculos. Aliás, o problema é justamente este: A comida é divina, com porções bem pequenas. Para mim, que como bem e gosto de repetir, a comida é uma “porção-amostra”.
Quando pensei que ia começar com calma, fomos “arrastados” para uma aula de fitball. Legal, eu pensei. Uma bolinha macia, pula prá lá e prá cá, não pode ser tão puxado. Quinze minutos de aula e eu já estava ofegante e com os braços queimando. A aula de hidroginástica não ficou atrás. Para quem subestima os exercícios na água, fique sabendo: Saí beeeem cansada.
Fiz uma avaliação com a nutricionista. Ela mede tudo, anota e acompanha ao longo da estadia. Oferece três programas: 800, 1.000 e 1.200 calorias. Você decide que sacrifício quer fazer. O jantar foi outro teste: Um crepe delicioso, mas só um. E gelatina na sobremesa. Mas quando cheguei ao quarto, uma surpresinha: O lanchinho da madrugada (que eu comi na hora) dois biscoitinhos de água, uma pêra e chá. Acabei dormindo cedo (coisa rara na “vida real”).
No segundo dia, a fome continua. As porções são pequenas mesmo, e isso é o mais difícil. Além das refeições, fazemos dois “lanchinhos”. Só que são apenas copos de suco de frutas. Faz falta mastigar (estou me sentindo um “pacman”!). A proposta é essa mesma: aprender a comer pouco, para achar maravilhoso aumentar um pouco a “ração” quando chegar em casa.
No terceiro dia, apesar do frio e da fuga das atividades físicas, perdi 400g. A nutricionista explicou que é um resultado bom, que cada indivíduo perde peso em um ritmo e que uma perda brusca faz muito mal ao organismo.
Com “apoio moral”: É mais fácil romper o hábito de comer muito com companhia. No Spa tem casais de marido e mulher, namorados, uma dupla de amigas, e uma simpática dupla de avó e neta. Os lugares nas mesas são trocados para que as pessoas se conheçam, interajam e se apóiem. As conversas são “monotemáticas”: A gente comenta a quantidade de comida de cada um (com os três programas de calorias, a comida é a mesma, mas as porções diferem), quem pediu arroz com feijão, e faz piadas sobre as montanhas de salada, a única coisa que podemos comer em quantidade liberada . A grande preocupação de todo mundo é como organizar as refeições do dia a dia na volta para casa. Um “parceiro de fome” em casa é mais importante ainda. Não tem nada mais difícil do que encarar uma dieta com a família jogando contra. Em casa, vamos ser agora dois contra um: Minha filha de 18 anos recusa comida saudável, e não come uma verdura. Vamos mudando o cardápio aos poucos, diminuindo as quantidades, e vamos ver o que acontece com a nossa “comedora de estrogonofe”. Tem filho pequeno? Melhor começar cedo o hábito de comida saudável.
No quinto dia, fui à cidade de Petrópolis. Qual o problema? Petrópolis é uma cidade conhecida pela sua gastronomia variada e de altíssima qualidade. Alguns dos mais premiados restaurantes do Brasil estão aqui na cidade, que também é palco do Petrópolis Gourmet, um grande evento de gastronomia. Sempre que vim das outras vezes, comi “do bom e do melhor” (lembra da matéria sobre Petrópolis da edição anterior?). Dessa vez, estou comendo comida gostosa, mas em doses microscópicas. Voltei correndo em linha reta para a segurança do spa, onde ficamos em uma bolha protegida de tentações. A boa notícia é que perdi mais 1,8 kg.
O sexto dia é dia de “prêmio”: O Spa Serra Morena tem um Centro de Tratamentos Estéticos que é coisa de outro mundo. Comecei com uma drenagem linfática facial com a massoterapeuta Livia Reis. Ativa a circulação da pele, reduz o acúmulo de líquidos, e relaaaaaxa… Bom demais.
No sétimo dia, a dor de cabeça me atacou. A nutricionista disse que é normal, porque estou me habituando a uma quantidade de comida diferente. Pode dar cansaço, desânimo, até vontade de chorar. Não é chilique! Faz parte da adaptação à nova alimentação. O dia terminou com outro prêmio: Uma massagem Californiana – Swedish Esalen, feita pela própria dona do spa, Maria Elisa Duarte, que é massoterapeuta. É uma síntese de massagens (sueca, shiatsu, esalen, rebalancing, e terapia das polaridades) para aliviar as tensões musculares, feita com óleos vegetais aromáticos. Cada um tem uma função, e Maria Elisa escolheu para mim lavanda com gerânio. Em um ambiente de penumbra com uma musiquinha suave, você vai relaxando, como se estivesse meio hipnotizado. O relaxamento foi tão grande, que fiquei meio lerda o resto da noite. Dei de cara com uma porta de vidro (nada de grave), e perdi uma chave pendurada debaixo do meu nariz. O spa tem ainda muitas outras terapias, para relaxamento e estética (vinoterapia, drenagens, terapia de pedras quentes, entre várias outras) e um salão de beleza para quem quiser aproveitar e fazer um makeover.
O oitavo dia foi o último completo. Dia de pesar e medir para comparar os resultados e medir o progresso. Perdi um pouquinho mais de 2 quilos, entre 2 e 4 centímetros de medidas e 2% de gordura. Vi que os resultados variam. Tem uns malhadores que vão cortando comida e se matando de malhar para perder o máximo. Tem gente que aproveita para aprender a se alimentar com mais qualidade e entender melhor como diminuir as quantidades sem ficar com fome. Tem quem fique chateado por não perder muito, tem quem, como eu, que não perdia peso há anos, fique motivada com os primeiros resultados.
Na volta para casa, dá um desamparo, mesmo. Não tem mais a comidinha balanceada na mesa, a gente tem que se virar e encaixar novos hábitos no dia a dia corrido.
Algumas dicas legais para emagrecer sem desespero:
- Faça uma “turma” em casa, ou pelo menos uma dupla. Pode ser o marido, um filho, uma amiga…Com apoio é mais fácil comer menos e resistir às guloseimas. Sem competição, é legal fazer uma tabela e ir comparando resultados.
- Sub-metas: É desestimulante colocar metas altas de emagrecimento. Crie sub metas – divida o peso total que você quer perder em 5 ou 6 etapas – e conquiste um degrau de cada vez, com pequenos prêmios. De preferência que não seja uma comilança cheia de calorias. Que tal uma roupa do tamanho novo?
- Muito da fome é psicológico. É ansiedade, stress. Mas há também a fome ligada a alguma deficiência física mesmo. Por isso, antes de entrar em uma dieta, consulte um médico e faça os exames que ele pedir. Isso ajuda também a direcionar melhor a dieta, e para que você vai passar mais fome do que precisa?
- “Perca 5 quilos por semana!”. As dietas de revista são tentadoras. Mas uma perda de peso muito rápida pode colocar sua saúde em risco.
- No spa, somos alertados a ficar atentos à dor de cabeça, fraqueza, sono em excesso tristeza. Como a máquina fantástica que é, o corpo avisa se está sendo maltratado. Em casa, o cuidado é o mesmo. No comecinho estes sintomas, se leves, são normais. Mas se persistirem, repense sua dieta, que pode estar fazendo mais mal do que bem.
- Essa é genial, para controlar as porções: Divida o prato em quatro partes. Duas de salada e legumes, uma de proteína (carne de qualquer tipo e variada) e uma de arroz com feijão (integral de preferência). Acha que ainda está comendo muito? Passe a usar prato de sobremesa!
Famaos tanto em nos aceitar como somos. Mas somos humanas, com vontade de vestir roupas que caem melhor, fazer exercícios sem cansaço, e de viver mais. Emagrecer não é para voltar a ter corpinho de 18. É para ficar mais bonita depois dos 40, mantendo a saúde e a vitalidade. Não é para virar obsessão. É para virar saúde, qualidade de vida, alto-astral.
Serviço: Spa Serra Morena – Itaipava (RJ) – www.spaserramorena.com.br
http://www.novaidade.com.br/quer-emagrecer-vamos-para-o-spa/
Dietas para perder peso
Portanto, emagrecer não é uma tarefa fácil, mas não é impossivel. Com força de vontade e algum sacrificio você pode chegar lá. Lembre-se, não caia na tentação das dietas que prometem perder “5 kg em 3 dias”. O que todos precisamos saber é que se tivermos uma alimentação saudavel combinado com a prática de exercicios fisicos, provalvemente iremos queimar mais calorias e consequentente teremos a tão sonhada perda de peso.
Se você pesquisar na internet o termo dieta, repare que os resultados serão dos mais variados tipos. É a dieta da Lua, dieta da sopa, dieta dos pontos e muitas outras que existem por ai. Não quero dizer para não fazer qualquer dieta e sim evitar as chamadas dietas “milagrosas” que são muito radicais. Isso é muito perigoso para você e sua saúde.
Médicos especialistas afirmam que a dieta ideal é aquela em que você possa comer de tudo, o dia inteiro, em pequenas porções, sempre combinando vitaminas e nutrientes necessários para sua necessidade diária de calorias. Além do mais, é importante a pessoa tomar muita água. A agua é um desintoxicante natural e ajuda demais no emagrecimento. Não esqueça de praticar exercicios fisicos. Comece com uma caminhada bem de leve e depois ao longo das semanas irá aumentando a distancia a ser percorrida.
As vezes, se fizermos atividades simples poderá ajudar na sua dieta: andar de bicicleta, caminhada( como já foi dito), jogar bola, natação, etc. A dieta varia de pessoa para pessoa. Isso mesmo. A dieta que serviu para sua amiga poderá não servir para você. Cada pessoa tem um organismo diferente e ele reage a todo tipo de mudança.
Não pense que uma dieta irá resolver seu problema de peso em poucos dias. É um trabalho lento que se trabalhado corretamente, você vai sentir a diferença no seu dia a dia. Pense nisso. Não caia na besteira de tomar remédio para emagrecer. Isso é muito perigoso. Alguns remédios vendidos como inibidores de apetite pode trazer efeitos colaterais indesejados a sua saude. Só tome remédio se o seu médico prescrever.
Como saúde não tem preço. Cuide dela. É bom para você, é bom para sua saúde.
http://www.dicasmais.net/dietas-para-perder-peso/
Nenhum comentário:
Postar um comentário