- Dietas malucas ou sem orientação: “dieta da sopa”, “Fulana perdeu 30 quilos em um mês com tal dieta”, “perca 12 kg em uma semana”... Meninas, não caiam nessas furadas, ok? Primeiro que dietas de um só tipo de alimento não lhes trazem nutrientes suficientes que você precisa diariamente - proteína, carboidrato, vitaminas, etc. Além do mais, há grandes chances de você ganhar todo o peso perdido (ou até mais) quando voltar a se alimentar como antes. Essas dietas que prometem perder mais de 8 kg por semana, não confiem: uma pessoa pode perder no máximo 8 kg por semana sem ter prejuízo. Dieta boa é aquela que um nutricionista lhe passa baseada nas suas necessidades e características, com um acompanhamento contínuo e orientações;
- Se matar de fazer exercício: se exercitar é muito bom, mas nada em excesso é. O que pode lhe acontecer é ter perda muscular, desidratação e com o tempo até queda do sistema imunológico, insônia e aumento da pressão arterial;
- Chás, garrafadas, “produtos naturais”: a idéia de que qualquer produto natural que “se bem não faz, mal não vai fazer” é imensamente errada. Não estou condenando tratamentos com plantas medicinais, mas condeno seu uso indevido, sem orientação e, produtos que se desconhecem a origem. O mínimo que pode te acontecer é desses “remédios” não lhe ajudarem a emagrecer e o pior é você parar no hospital com uma intoxicação. Remédio bom tem que ter no mínimo um registro no Ministério da Saúde.
- Automedicação: resolver de uma hora para outra tomar medicamento sem uma orientação profissional nunca dá em coisa boa! Medicamentos supressores de apetite possuem vários efeitos colaterais e podem sim, ser tóxicos se consumidos além do que é recomendado.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.
No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):
|
|
A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano
Nenhum comentário:
Postar um comentário