Rótulo de alimentos – você entende?
Dados recentes do Ministério da Saúde demonstram que cerca de 70% da população olham os rótulos dos alimentos ao comprá-los, mas mais da metade não entendem o que está escrito. Baseado nisso, a Anvisa montou uma cartilha bem interessante com algumas orientações sobre o rótulo – seus componentes, o que deve e o que não deve conter nele, etc. Abaixo há a descrição de cada um dos componentes do rótulo e sua importância na educação nutricional:
· Porção: quantidade média do alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias a cada vez que o alimento é consumido, promovendo a alimentação saudável.
· %VD: Percentual de Valores Diários (%VD) é um número em percentual que indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 calorias. Gordura trans não possui %VD.
· Medida caseira: Indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos. Por exemplo: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa. A apresentação da medida caseira é obrigatória.
· Valor energético: energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ).
· Carboidratos: componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos (como batata, mandioca e inhame) e doces em geral.
· Proteínas: componentes necessários para construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. Encontramos nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leguminosas (feijões, soja e ervilha).
· Gorduras Totais: principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.
· Gorduras Saturadas: tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. São exemplos: carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijão, iogurte. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Alto %VD significa que o alimento apresenta grande quantidade de gordura saturada em relação à necessidade diária de uma dieta de 2000 Kcal.
· Gorduras Trans ou Ácidos Graxos Trans: tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados como as margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, snacks (salgadinhos prontos), produtos de panificação, alimentos fritos e lanches salgados que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação. O consumo desse tipo de gordura deve ser muito reduzido, considerando que o nosso organismo não necessita desse tipo de gordura e ainda porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Não se deve consumir mais que 2 gramas de gordura trans por dia.
· Fibra Alimentar: Está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino.
· Sódio: está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura) devendo ser consumido com moderação uma vez que o seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial.
Mas para que entender um rótulo de alimentos? Esses rótulos são além de uma orientação aos consumidores - esclarecimento do que há em cada um e suas quantidades, poder escolher qual alimento é mais saudável ou mais adequado a sua alimentação. E a partir de tais informações você poder se educar nutricionalmente, a qual não está unicamente baseada em "contar calorias", mas sim, como um recurso para atingir bem-estar, saúde e, é claro, corpo tão desejado (consequência de saúde e bem-estar. ;) )
http://www.glamouragem.com/2011/09/rotulo-de-alimentos-voce-entende.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário