OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 8 de novembro de 2011

Você está determinado a emagrecer?

O sono e a obesidade


O sono e a obesidade

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), mais da metade dos homens (52%) e 44% das mulheres brasileiras têm sobrepeso. Ao todo, 15% da população está obesa. Estudos do Instituto de Medicina e do Sono indicam que a privação do sono pode influenciar na atividade metabólica, entre elas, no aumento dos níveis do colesterol sérico (relacionado ao estresse) e na diminuição da capacidade do corpo de produzir glicose, alterando no controle do apetite e diminuição do gasto energético.


A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo. Por exemplo, o pico de produção do hormônio do crescimento (também conhecido como GH, de sua sigla em inglês, Growth Hormone) ocorre durante a primeira fase do sono profundo, aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir.

Entre outras funções, ele ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose. Estudos provam que indivíduos que dormem pouco reduzem o tempo de sono profundo e, em conseqüência, a fabricação do hormônio do crescimento.

A leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, também é secretada durante o sono. Pessoas que permanecem acordadas por períodos superiores ao recomendado produzem menores quantidades de leptina. Resultado: o corpo sente necessidade de ingerir maiores quantidades de carboidratos.

O sono é essencial para o equilíbrio de todas as funções fisiológicas e psicológicas do organismo, portanto um sono de qualidade está diretamente ligado aos fatores de preventivos da obesidade. Segundo pesquisa americana, para cada hora a menos de sono, cresce em 20% a possibilidade de haver aumento do peso e os especialistas acreditam que menos de 7 horas habituais de sono pode trazer conseqüências negativas para o corpo e para o cérebro.

Segundo Ana Angélica Evangelista, consultora do sono da Duoflex, o ato de dormir está relacionado ao prazer, portanto a atenção na hora de escolher o travesseiro é a chave para um sono com mais qualidade.

"Os travesseiros com altura regulável e com alpino de corpo são aliados poderosos para uma boa noite de sono. O de altura regulável permite a adequação da altura ao biótipo de cada pessoa, permitindo assim o seu ajuste. Já o alpino de corpo é produzido com gomos massageadores, que estimulam a circulação no contato com o corpo, aumentando o bem estar enquanto se dorme", explica a consultora.

Por Jessica Moraes
http://cyberdiet.terra.com.br/o-sono-e-a-obesidade-5-1-4-435.html

Você está determinado a emagrecer?

Você está determinado a eliminar peso

Peso excessivo é um grande drama para as pessoas que se preocupam tanto com o visual quanto com a saúde. Muitos estão nesta situação, mas geralmente não param para pensar a respeito ou nem assumem que precisam mudar.


Alguns, conformados com a situação, adiam a cada dia a decisão de reduzir de peso. Outros, dão o primeiro passo, mas voltam atrás, fazendo com que o plano de emagrecimento não siga adiante.

Alguns alimentos nos levam a cometer os deslizes, mas, mesmo assim, insistimos em exagerar na pizza de quatro queijos na sexta-feira à noite, na lasanha do domingo e na cervejinha do final de semana, geralmente acompanhados por petiscos muito calóricos. Depois, não entendemos o resultado assustador que o ponteiro da balança indica e deixamos de lado o ideal emagrecimento.

Se você está acostumado a assistir televisão com um pote de sorvete do lado e é capaz de assistir um filme inteiro sem prestar atenção no que está consumindo, cuidado! Este tipo de situação revela hábitos e comportamentos alimentares equivocados, que, muitas vezes, carregamos desde a infância e que acabam se tornando os grandes inimigos de quem deseja emagrecer.

O objetivo desta matéria é alertá-lo em relação aos hábitos e comportamentos envolvidos na sua alimentação que podem ser modificados, contanto que você queira melhorar. Se após realizar este teste você perceber que está cometendo equívocos com o seu corpo e a sua saúde, é hora de dar a volta por cima! Há momentos na vida em que precisamos tomar algumas decisões sérias e definitivas, para assim, evitar problemas maiores, - doenças relacionadas à alimentação é um deles - mas isso, evidentemente, exigirá mudanças de atitude.

Não deixe para amanhã dar um passo à frente e iniciar as mudanças em sua alimentação. Para começar, responda o mini teste. Ele é muito rápido e simples, mas poderá ajudá-lo a se autoavaliar.

Teste a sua motivação para perder peso

Escolha dentre as alternativas, aquela com que mais se identifica:

(A) Eu não consigo - e nem pretendo - modificar a minha alimentação evitando alimentos gordurosos (manteiga, bacon, queijos amarelos, creme de leite, chantilly e doces em geral) ou consumindo mais frutas, verduras e legumes.

(B) Acredito que ter uma alimentação saudável, balanceada com mais frutas, verduras e legumes seja importante não só para a aparência, mas para a saúde. Estou pensando em trocar alguns dos meus hábitos alimentares.

(C) Ultimamente tenho me preocupado mais com a alimentação. Evito gorduras em excesso, inseri frutas, verduras e legumes nas refeições e penso duas vezes na hora de escolher a pizza.

(D) Eu tenho agido para tentar melhorar a minha alimentação: consumo mais frutas, verduras e legumes e consigo consumir menos alimentos gordurosos e calóricos.

(E) Atualmente, eu faço uma alimentação mais saudável. Legumes, frutas e vegetais fazem parte de minhas refeições diárias e consigo evitar alimentos gordurosos. Estou me sentindo melhor e não acho que alimentação saudável seja um bicho-de-sete-cabeças.

Resultado: Veja em qual situação você se encontra

Se você escolheu a letra (A): você precisa mudar.
Você está na defensiva: não tem intenção de tornar a sua alimentação saudável e ainda não está preocupado com os riscos que uma alimentação rica em gorduras (gordura saturada e colesterol) e poucas fibras - pelo baixo consumo de vegetais - podem causar a sua saúde. Ou você está inseguro sobre a sua capacidade de modificar os seus hábitos alimentares, ou ignora informações a este respeito. Cuidado! Procure refletir sobre a sua alimentação, assim, poderá perceber o que está errado no seu dia-a-dia. Se você decidir modificar pequenos hábitos alimentares, estará cuidando do seu corpo, se sentirá mais bonito e o principal, terá muita saúde para esbanjar.

Se você escolheu a letra (B): você sabe o que fazer para mudar, mas ainda não fez.
A primeira atitude para passar por uma reeducação alimentar você já tomou. Você tem refletido sobre a sua alimentação e já tem intenção de modificá-la. Por isto, você não deve desanimar agora e deixar a sua meta anotada num papel, sem concretizá-la, pelo contrário, lute por ela! Se você pretende eliminar peso e ter uma alimentação saudável, este é o momento ideal para começar a modificar os seus hábitos. Antes de consumir aquele doce que você intitula como "irresistível", procure se distrair com outra atividade: procure caminhar, assistir um bom filme, ouça uma música agradável, cultive amizades (ligue para aquela sua amiga que você não vê há meses) ou, porque não, consuma uma fruta, que é mais leve e nutritiva. Vamos lá, mãos a obra!

Se você escolheu a letra (C): você está tentando mudar.
Você já deu os primeiros passos e pretende tentar mudar ainda mais a sua alimentação. Talvez você já tenha elaborado estratégias para perder peso ou para ter uma alimentação mais saudável, como, por exemplo, matricular-se numa academia e tentar seguir um plano de emagrecimento. Lembre-se, no entanto, que o mais importante é que você esteja determinado a passar por uma reeducação alimentar, somente desta maneira você conseguirá atingir a sua meta. Você tem se informado sobre hábitos alimentares saudáveis e sabe o que precisa fazer para chegar lá, portanto, agora você deve ir para a fase de ação, ou seja, deve começar criando pequenas metas de mudança. Após conseguir atingir uma meta, planeje uma outra e assim por diante. Lembre-se: o seu sucesso depende de você, portanto, encare as mudanças de forma positiva!

Se você escolheu a letra (D): você está agindo para mudar.
Muito bem, você já está em fase de ação: se comparar a sua alimentação atual com a de seis meses atrás, com certeza verá que houve melhoras. Você sabe o que fazer e sabe que é capaz de melhorar, mas, não deixe isto acabar aqui. Para que você consiga chegar ao peso que deseja e manter-se saudável, terá que continuar mudando seus hábitos. Portanto, se você deslizar em um final de semana e perceber que consumiu alimentos calóricos além da sua necessidade, não jogue tudo para o alto, procure apenas reduzir a quantidade de alimentos no dia seguinte (isto não significa que você deve ficar sem comer); além disto, procure gastar energia caminhando, dançando ou jogando, desta forma é mais fácil se livrar dos quilos extras. Você está a caminho da sua meta. Continue firme!

Se você escolheu a letra (E): você já conseguiu mudar.
Você já chegou onde desejava: consumir verduras, frutas e legumes e ter uma alimentação pobre em gorduras já faz parte da sua rotina de vida. Você realmente fez as mudanças que precisava para conseguir chegar no seu peso ideal. Mantenha seus hábitos saudáveis, pois você só tem a ganhar, em beleza e em saúde. Parabéns!
http://cyberdiet.terra.com.br/voce-esta-determinado-a-emagrecer-2-1-1-296.html 

As dificuldades para manter o peso


As dificuldades para manter o peso

Muitas pessoas sofrem durante o processo de emagrecimento, ou após perderem peso, quando o ponteiro da balança volta a subir, indicando aumento de peso.


A manutenção de um corpo saudável, conquistado através do emagrecimento, pode, muitas vezes, se tornar um tormento. Alguns motivos podem ser apontados como responsáveis pela volta do excesso de peso. Um deles é emagrecer através de dietas muito rígidas, em que alguns alimentos ou grupos de alimentos são proibidos.

A proibição geralmente gera ansiedade e compulsão para comer, provocando a recuperação de peso. Quem acredita que para a manutenção de peso é preciso eliminar algum alimento está muito enganado. O que realmente conta é não exagerar na quantidade e na freqüência de consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura. É necessário evitar principalmente os alimentos industrializados, sempre prontos nas prateleiras de supermercados e nas vitrines de padarias e confeitarias, que estimulam o consumo por impulso.

Diversos alimentos ajudam na manutenção de peso, principalmente os que possuem muito volume e poucas calorias. Geralmente são as frutas ricas em fibras e água, como o melão e o morango. Hortaliças, legumes e verduras são ricos em nutrientes e por isso devem ser consumidos na quantidade adequada para uma boa nutrição. O consumo de peixes e proteínas de soja em algumas refeições pode ajudar a manter o peso, controlar a pressão arterial e diminuir o colesterol ruim. A carne vermelha, muito rica em nutrientes, deve ser magra, sem gordura.

É preciso aprender a comer corretamente. A manutenção do peso desejado dependerá da disposição para mudar o cardápio, e não apenas durante o processo de emagrecimento. A educação alimentar deve ser a base para uma dieta saudável, priorizando o consumo de alimentos mais leves e pouco calóricos.

Após alcançar o peso desejado, pode haver certa flexibilidade, mas se a pessoa voltar ao padrão de alimentação anterior ao processo de emagrecimento, haverá novamente aumento de peso. Por isso é necessário disciplina para as exceções não se tornarem regra. O ato de alimentar-se deve ser apenas um dos prazeres da vida e não apenas o único.

A atividade física regular é importante para quem deseja manter a forma. Atua como um componente de motivação, mantém o metabolismo em alta, diminui o acúmulo de gordura corporal e aumenta a massa muscular. Produz também um relaxamento confortante e ajuda a diminuir a ansiedade.

Para manter o peso desejado é também muito importante o fracionamento das refeições, normalmente já adotado durante o processo de emagrecimento. É uma forma de controlar o apetite e de produzir mais disposição e energia, mantendo a disciplina sob controle.

O ideal é comer moderadamente e nas horas certas, sem esperar a fome chegar, pois assim haverá menor risco de comer mais do que o necessário. O organismo leva de 15 a 20 minutos para avisar o cérebro que está saciado. Comer devagar, mastigando bem os alimentos, permite que a sensação de saciedade ocorra antes que o consumo se torne exagerado.

O estilo de vida é pessoal, sendo influenciado diferentemente por fatores internos e externos. Para manter o peso, como para muitos outros objetivos na vida, é necessário acreditar no poder de promover mudanças, rever atitudes e o modo de pensar. Não é uma tarefa fácil, por isso não se deve dispensar ajuda de profissionais especializados, quando necessário. Na verdade, só fazemos por muito tempo aquilo que nos dá prazer. É possível alcançar através da alimentação saudável os prazeres que um corpo mais magro, com mais saúde e energia pode proporcionar.
Por:
Flávia Leão Fernandes
CRP 06/68043 Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário