OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA DIETA NA SAÚDE ORAL


A IMPORTÂNCIA DA DIETA NA SAÚDE ORAL

A nutrição desempenha um papel importante na saúde oral. Ter uma dieta equilibrada em nutrientes pode fazer uma grande diferença à sua saúde bucal.

By Daniela de Araújo Medeiros

A boca é muito importante em nossa saúde, pois é uma das principais portas de entrada das doenças no nosso organismo. É por meio dela que nos comunicamos, expressamos nossos sentimentos, além de ser o caminho pelo qual nutrimos nosso corpo. Devemos mantê-la sempre saudável e com uma aparência agradável.

Uma boca saudável é aquela que proporciona uma boa mastigação e conseqüentemente leva a uma melhor digestão e absorção dos nutrientes. Por isso, cuidar da saúde bucal é fundamental. No intuito de manter a boca livre doenças, dentes resistentes e gengivas saudáveis deve-se procurar ter uma higiene perfeita e uma alimentação balanceada e equilibrada. Assim pode-se evitar o desenvolvimento de doenças.

De que forma a alimentação pode atuar na saúde bucal?  

A nutrição e a dieta têm efeito importante sobre os dentes, gengiva e mucosa oral. Deficiências nutricionais têm impacto sobre os dentes ainda no período pré-eruptivo, sendo uma das causas de defeitos no desenvolvimento do esmalte. Resultados de estudos epidemiológicos mostram evidência consistente de que açúcares na dieta são o principal fator etiológico para a cárie dentária e a limitação de seu consumo em menos de 10% da energia total ingerida deve ser um objetivo global para a saúde bucal. O flúor é importante na prevenção da cárie, mas sua utilização não elimina o processo carioso.
 Não só a dieta pode afetar a saúde oral, mas também a saúde oral pode afetar padrões alimentares. Isto é particularmente verdadeiro nos indivíduos com problemas bucais, onde cáries,  placas bacterianas, gengivites, tártaros, mau hálito e manchas, podem causar desconfortos constantes.

Mudar seus hábitos alimentares pode ajudar a reduzir o risco de cárie dentária. A edição de dezembro de 2010 do Journal of the American Dental Association lembra aos pacientes que ter uma dieta balanceada é importante para manter um sorriso saudável. 

A cárie é causada pela placa – um fino filme de bactérias que recobre os dentes. Depois que você come ou bebe, a placa bacteriana digere os açúcares e produz ácidos que enfraquecem o esmalte dentário. Quanto mais você consome alimentos e bebidas que contêm açúcar, maior é o risco de desenvolver placa e acabar formando cárie. A melhor maneira de proteger seus dentes contra a placa é ficar de olho na quantidade de açúcar da sua dieta e ter uma boa higiene bucal.

Os tecidos orais, como a gengiva, dentes e músculos da mastigação, que são tecidos com as mesmas exigências nutricionais do restante do organismo, necessitam de um aporte adequado de nutrientes para se manterem saudáveis. Esse aporte é conferido por uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e minerais.  Quando ocorre um desequilíbrio nutricional, decorrente de dietas monótonas e pobres nutricionalmente, a saúde oral pode ser acometida por doenças, como o escorbuto, uma doença advinda da carência grave de vitamina C na dieta. Ele tem como primeiros sintomas hemorragias nas gengivas, tumefação purulenta das gengivas (inchaço com pus), dores nas articulações, feridas que não cicatrizam, além de desestabilização dos dentes.  

Além disso, é importante também o consumo regular de outros nutrientes, como as fibras, que são fundamentais para um sorriso bonito, pois alimentos fibrosos (como as verduras e frutas) ajudam a limpar os dentes e tecidos gengivais, ao contrário do que ocorre com os alimentos moles e pegajosos, que tendem a ficar presos entre os dentes, combinando-se com a placa bacteriana e produzindo substâncias ácidas, as quais atacam o esmalte e levam à formação de cáries.

Sendo assim, para reduzir o dano ao esmalte dos dentes e da boca em geral, é importante limitar o consumo desses alimentos. Com base nisso, ai vão algumas dicas reforçadas para manter uma ótima saúde bucal:
v  Alimente-se de forma adequada, escolhendo alimentos nutritivos como frutas, verduras, leguminosas e produtos de origem animal como leite, carnes, ovos;
v  Faça ingestão adequada de minérios como o cálcio, fósforo e potássio para manter os dentes fortalecidos;
v  Consuma alimentos ricos em fibras e grãos. O esforço da mastigação ajuda levar as impurezas com mais facilidade;
v  Consuma maçã, manga, gengibre, abacaxi e limão. Estes alimentos ajudam a limpar os dentes, pois são ótimas fontes de fibras;
v  Inclua a vitamina C na sua alimentação diária para evitar as doenças da gengiva;
v  Evite alimentos gordurosos, molhos, café, refrigerantes, doces, condimentos fortes e cigarro - eles podem provocar cáries e prejudicar o esmalte dos dentes.
E lembre-se: a ingestão destes alimentos não dispensa a higienização. A escova e fio dental também são sempre indispensáveis para manter um sorriso bonito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário