OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 5 de novembro de 2011

Dietas ???


Dietas?

by Sabrina Mix

Oi, pessoal!
Para hoje, separei um post bem interessante que li no blog da minha querida Luciana Kotaka. Espero que gostem!
Alguma vez você já fez ou já pensou em fazer uma dieta? Provavelmente sim. Esta é uma realidade para muitas pessoas que almejam o peso desejado. O problema é que muitas vezes o desânimo e a falta de incentivo fazem as pessoas desistirem no meio do caminho. Para isso, a revista Ponto Light criou 6 dicas para combater os principais problemas que ocorrem durante uma dieta.
O primeiro é a dor de cabeça, que costuma ocorrer devido a falta de glicose. Para essa situação, o correto é alimentar-se de carboidratos magros (como pães e biscoitos integrais) a cada três horas.
Outro sintoma é o cansaço devido a diminuição da quantidade de energia consumida, fato que pode ser suprido com refeições que contenham todos os nutrientes exigidos pelo corpo.
O mau hálito ocorre devido a concentração baixa de carboidratos que deixa o sangue mais ácido. Para evitar este problema é necessário evitar jejuns superiores a seis horas e dar preferência ao consumo de frutas.
Sair com os amigos pode ser outro problema pois em alguns casos esses encontros levam à fast foods, praças de alimentação e outros lugares que podem comprometer a sua dieta. Para tal é necessário se programar durante a semana para uma provável ocasião especial, economizando calorias.
Um outro problema bem comum é a dor de estômago, ocorrida principalmente por intervalos longos de jejum. Mais uma vez é importante garantir pequenas refeições a cada três horas, evitando este tipo de problema.
Por último a famosa ansiedade, que às vezes nos faz querer comer uma barra inteira de chocolate. Para controlar estes desejos o ideal é a prática de exercícios físicos, já que estes regulam os hormônios relacionados ao bem estar e aceleram a queima de energia, favorecendo a sua dieta.
Texto de Victor Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário