Receita de Peru assado com sálvia
* 6 pães franceses
* 12 folhas de sálvia
* Palitos de dente
* 2 cebolas picadas
* 6 dentes de alho
* Pimenta do reino a gosto
* 1 garrafa de vinho branco
* 1 saco plástico um pouco maior que o peru
* Manteiga derretida
* Papel alumínio
* 2 colheres (chá) maisena
* ½ kg de açúcar
* 1 colheres (chá) de shoyo
* 6 cravos
* Suco de 1 limão
Panqueca de ricota e espinafre
Pão de milho
Características:
- Baixo teor de gordura saturada
- Muito baixo teor de sódio
- Fonte de ferro
- Sem glúten
- Sem gordura trans
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de milho verde (150 g)
- 1 xícara (chá) de água morna
- 1 sachê de fermento biológico (20 g)
- 1 colher (café) de sal
- 2 colheres (sopa) de açúcar (20 g)
- 2 colheres (sopa) de óleo de milho (16 g)
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de amido de milho (32 g)
- 2 ½ xícaras (chá) de farinha de arroz (120 g)
Utensílios e equipamentos: Assadeira, Forno convencional, Liquidificador.
Modo de preparo
1. Bater no liquidificador o milho e água morna e depois coar.
2. Despejar esta mistura coada em uma tigela e acrescentar fermento, sal, açúcar, óleo e o ovo. Misturar bem.
3. Juntar o amido de milho e a farinha de arroz.
4. Despejar em uma fôrma untada e enfarinhada e levar para assar no forno pré-aquecido a 180 ºC por 30 minutos.
Rendimento: 9 pedaços de 70 g.
Classificações no cardápio: lanche.
Substitutos na dieta: Pão.
Dica
Alimentos sem glúten são consumidos especialmente por indivíduos com doença celíaca, mas podem ser ingeridos por qualquer pessoa.
Segredinho
O óleo de milho pode ser substituído pelo óleo de canola, que é menos calórico e tem menos gordura saturada.
Receitas para Ceia de Natal
Um friozinho!!! Uma sopa quentinha vai bem...
INGREDIENTES: 1 batata média/ 3 abóbrinhas/ Caldo de frango natural/ ½ maço de couve picada/ 1 cebola/ sal/ 4 copos de água
PREPARO: Cozinhe os legumes no vapor. Bata no liquidificador a batata, a abobrinha, a cebola, o alho e 2 copos de água . Colocar na panela e levar ao fogo. Coloque o restante da água e o caldo de galinha e a couve . Deixe cozinhar.
Ingredientes: 2 batatas/ 1 cenoura/ 1 col de sopa de cheiro verde/ 1 cebola/ 2 coxas inteiras sem pele/ 1 col de sopa de óleo/ 1xícara de arroz integral cozido/ sal á gosto.
Preparo: Desfie o frango sem pele e reserve. Pique a cenoura, a batata e a cebola em pedaços pequenos. Em uma panela, coloque o óleo, a cebola picadinha e deixe dourar. Acrescente o frango e deixe dourar. Vá pingando água. Em seguida coloque os legumes picados e acrescente 2 xícaras de água fervente. Após 10 minutos, junte o arroz cozido e mexa. Tempere à gosto se necessário. Não abuse do sal! Salpique com cheiro verde ( casal) e sirva quente.
Ingredientes: 1 kg de frango (peito e coxas)/6 xícaras de água / 1 cenoura / 1 talo de salsão / 1 cebola / 3 cravos-da-índia / 1 folha de louro / 1 colher de chá de tomilho / 1 xícara de arroz selvagem / 1/2 xícara de ervilhas frescas/ 200 g de cogumelos frescos/ sal á gosto
Preparo: Coloque o arroz selvagem para cozinhar em 5 xícaras de água fervente. Cozinhe por cerca de 50 minutos ou até que o arroz esteja no ponto. Corte a cenoura ao meio no sentido do comprimento, a cebola em 4 e o salsão ao meio. Coloque os pedaços de frango em um caldeirão e acrescente os legumes, cravos, e, folha de louro. Cubra com a água e leve ao fogo baixo, fervendo por cerca de 50 minutos. Retire os pedaços de frango e os legumes. Deixe esfriar e coloque o caldo na geladeira por 2 horas para que a gordura se separe. Elimine a pele do frango e desfie grosseiramente. Corte a cenoura cozida em cubinhos e elimine os legumes restantes. Fatie finamente os cogumelos e refogue em uma panela grande com um pouco de manteiga até estarem macios. Acrescente os cubinhos de cenoura, as ervilhas e o tomilho, misture bem e coloque o arroz selvagem. Salpique com sal e pimenta calabresa. Refogue por 1 minuto e acrescente o caldo já desengordurado. Ferva por 2 minutos e sirva corrigindo o tempero de sal.
1 colher de café de gengibre picado/ 1 colher de chá de alecrim seco
1/2 kg de abóbora cabotiã sem casca, em pedaços/ ½ litro de caldo de frango natural/ 1 litro de água / sal a gosto/ cheiro verde picado
PREPARO: Cozinhe a abóbora na panela á vapor e bata no liquidificador quando estiver cozida com pouca água. Reserve o creme. Aqueça o azeite e refogue nele a cebola, em fogo médio, até ficar transparente. Junte o gengibre e refogue por mais 2 minutos. Coloque o creme de abóbora e mexa bem. Coloque o caldo de frango natural, a água e o sal. Cozinhe em fogo médio por mais alguns minutos. Polvilhe com alecrim seco e sirva. Rende 4 porções de 143 calorias cada.
Ingredientes: 600ml de água / 1 colher de sopa cheia de pasta de soja / 1 fatia grossa de tofu cortada em cubos / 2 colheres de sopa de molho de soja / sal/ salsinha e cebolinha a gosto
Preparo: Coloque a água para ferver em uma panela e quando levantar fervura acrescente a pasta de soja e o tofu cortado e temperado com o molho de soja. Corrija o sal. Desligue o fogo e acrescente a salsinha e a cebolinha picadas.
Preparo: Em uma panela, coloque óleo, doure o alho, acrescente as cenouras, mandioquinha, espinafre, couve, a água quente e deixe cozinhar em panela de pressão por 15 minutos.
Adicione os flocos de cevada integral ou se desejar adicione outro de sua preferência.
Rendimento: 4 porções.
Ingredientes: 4 cenouras/ 1 cebola média/ 1 nabo médio/ 2 dentes de alho/ água/ tomilho/ Pimenta a gosto / 25 g de sementes de girassol/ amêndoas e pistache
Preparo: Coloque as cenouras, a cebola, o nabo, o alho e a água numa panela grande. Tampe e deixe ferver por 15 minutos. Tempere com tomilho, sal e pimenta a gosto e deixe ferver por mais 5 minutos. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Devolva à panela e aqueça bem a sopa. Coloque a sopa nos pratos, adicione molho de pimenta a gosto e sirva guarnecendo com as sementes de castanhas quebradas.
Ingredientes: 1 xícara de lentilha / 1 xícara de ervilha seca / 1 colher de sopa de óleo de canola/1 cebola/ 1 colher de sopa de alho amassado / salsinha / cebolinha / 2 folhinhas de louro/ água / sal á gosto/ 1 colher de sopa de azeite extra virgem
Preparo: Coloque para ferver a água na panela de pressão. Junte as leguminosas com uma pitada de sal. Deixe cozinhar por 15 minutos com pressão. Retire a pressão e reserve. A parte numa panela: Esquentar o óleo de canola, acrescentar o alho e a cebola. Deixar dourar. Junte as leguminosas cozida e o restante dos temperos (louro,cheiro verde e pimenta á gosto). Deixe encorpar o caldo. Desligue o fogo e regue com o azeite extra virgem.
Alimentos que devem ser ingeridos moderadamente: Frutas muito doce/ batata/ frutas secas/ frango de granja/ frutos do mar/ arroz branco/ feijão marrom
Alimentos permitidos: Frutas em geral/ abacate/ ameixa/ pêssego/ mãça/ pêra/ melão/ abacaxi/ castanhas sem sal (amêndoas/ pistaches/ avelã/ sementes de girassol/ castanha do Pará/ castanhas de caju)/ arroz integral/ feijão azuki/ lentilha/ vegetais verde escuros/ legumes amarelos e vermelhos/ mandioquinha salsa/ aveia/ centeio/ alho/ azeite extra virgem/ óleo de linhaça extra virgem.
Dicas gerais:
1- Comer 2 colheres de sopa de farelo de aveia diariamente pela manhã com frutas ou á noite na vitamina de frutas ou sopas de legumes. Substituindo o pão! A tapioca também é um bom substituto do pão pela manhã.
2- Coloque o alho nas preparações diárias como o arroz integral , o feijão azuki e peixes assados. O ideal é ingerir no mínimo 2 dentes por dia.
3- Prepare uma mistura de óleos vegetais extra virgem e utilize diariamente 1 colher de sopa na refeição pronta (saladas/ sopas/ carnes).
Mistura de óleos: Azeite de Oliva extra virgem + óleo de linhaça + 1 ramo de ervas frescas + 2 dentes de alho. Coloque tudo no galeteiro e não deixe faltar á mesa. Sempre que possível substitua a margarina ou manteiga por esta mistura de óleos. Lembre-se não deve aquecer por mais de 80 graus.
Benefícios: Ação antiinflamatória, reduz até 40% o risco de doenças do coração e melhora o metabolismo da glicose.
4- Nos lanches da tarde comer sempre 1 porção (3- 8 unidades) de castanhas: Noz, Pistache, Castanha do Pará, amêndoas, avelãs, macadâmea. Tudo sem sal!
Função: Auxilia na prevenção de doenças cardíacas.
5- As frutas de uma maneira geral são muito benéficas para manutenção da boa saúde. Comer pelo menos 4 tipos de frutas diariamente sempre com casca! Evite as frutas muito doces, como melancia/ banana maçã/ nanica.
6- Comer peixes pelo menos 2 vez por semana. Prefira os peixes assados sem adição de óleos ou gorduras. Para temperar o peixe coloque alho amassado, limão, gengibre em pó e ervas da sua preferência. Utilize este tempero para assar o peixe e não deixar ressecado. Benefícios do peixe: Eles são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames, por conter boas fontes de ômega 3.
7- Tomar 1 copo de suco natural de uva vermelha sem adição de açúcar diariamente. Função: A uva vermelha presente também no vinho tinto, ajuda a aumentar o colesterol bom, o HDL e evita o acúmulo de gordura nas artérias do coração.
E não se esqueça, a atividade física é muito importante para manter ou atingir o peso desejado. Faça exercícios aeróbicos pelo menos 3 vezes por semana durante 1 hora.
Salmão ao forno - Papillote
- 2 (duas) postas (ou filé) de salmão de 200g
- sal e pimenta a gosto
- 1 (uma) clara de ovo
- suco de 1 (um) limão siciliano (amarelo)
- raspas da casca do limão siciliano
- endro dill picadinho
- 3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
- 1 (um) tomate em rodelas
- 1 (uma) cebola em rodelas
- vargem (pouco, uns 4 pedaços)
- cenoura ralada (ou em lascas)
- abobrinha ralada
- alho poro em rodelas
- 2 folhas de papel manteiga cortado oval (ou papel alumínio)
Coloque as duas postas de salmão, uma ao lado da outra em uma vasilha de vidro, em seguida jogue em cima das postas um pouquinho de sal (a gosto), a pimenta (a gosto), e o suco do limão siciliano.
Agora você terá que montar cada posta de salmão em cima de uma folha de papel manteiga, para preparar a trouxinha de salmão.
Para isso, pegue uma das folhas de papel manteiga (ou papel alumínio), em seguida faça uma cama com os ingredientes cortados em rodela. Coloque metade das rodelas de cebola, por cima da cebola coloque metade das rodelas de tomate, em seguida coloque duas vagens tortas e por cima de tudo coloque a posta de salmão (como se fosse uma cama para o salmão).
Por cima da posta de salmão coloque um pouco da cenoura lascada (ou ralada), em seguida a abobrinha lascada e o alho poro. Deixe separado até preparar o creme de manteiga.
Em uma outra vasilha de vidro misture com uma colher a manteiga, o endro dill e a raspinha de limão. Em seguida coloque um pouco desse creme de manteiga por cima dos legumes na trouxinha de salmão.
Para terminar, iremos fechar a trouxinha. Com um pincél, passe a clara de ovo nas bordas do papel manteiga (ele irá funcionar como uma cola), junte as bordas do papel até formar uma trouxa, sem encostar no salmão, com espaço para o ar circular
sso é feito para dar a sensação de um mini-forno dentro do forno, o salmão irá cozinhar com o vapor ali dentro.
Coloque num tabuleiro e leve ao forno (180ºC) por 15 a 18 minutos.
Cuscuz marroquino
- 1 (uma) xícara de cuscuz marroquino
- 4 (quatro) xícaras de água quente
- 1/2 (meio) caldo de legume
- 2 (duas) colheres de sopa de manteiga derretida
- 2 (duas) colheres de sopa de castanha do pará
- 2 (duas) colheres de sopa de cenoura ralada
- 2 (duas) colheres de sopa de uva passa
- 2 (duas) colheres de azeite de pepita de uva
- cebolinha (para decorar)
- sal e pimenta a gusto
Nutrição FUNCIONAL
2. Modulação da expressão gênica pelo meio e pelo nutriente;
3. Tratamento centrado no paciente e não na doença, identificando e tratando causas e não apenas sintomas;
4. Interconexões dos fatores fisiológicos;
5. Equilíbrio nutricional evitando-se carências e excessos;
6. Saúde como vitalidade positiva.
Equilibre seu sistema imunológico
Uma alimentação balanceada auxilia o sistema imunológico a atuar de forma eficiente, defendendo nosso corpo contra organismos invasores. A adoção de hábitos de vida saudáveis ajuda a manter a saúde do sistema imunológico em dia com uma vitaminas, minerais e fibras - tem papel fundamental nesse processo. Outros hábitos que também devem ser adquiridos são: a prática regular de atividade física (pelo menos 3 a 4 vezes por semana, durante 30 minutos), as técnicas de combate ao stress (relaxamento, férias) e boas noites de sono (pelo menos 7 horas por noite). alimentação equilibrada – que contempla o consumo de água, carboidratos, proteínas, gorduras,
Cuidado - o hábito de fumar e o abuso de bebidas alcoólicas inibem a função dos glóbulos brancos (células de defesa) e diminuem a resistência às infecções.
Carinho e bom relacionamento com as pessoas de quem gostamos também fazem parte da receita para manter as doenças bem longe!
Entre esses nutrientes que atuam no bom desenvolvimento cerebral está a colina, que deve ser consumida durante toda a vida (na gestação, é fundamental). A colina é encontrada em grandes quantidades na gema do ovo
e no gérmen de trigo. O Ômega 3 também dá a sua contribuição para o processo de manutenção das funções cerebrais e ajuda a monitorar o humor e as sinapses (estruturas que permitem a comunicação entre os neurônios), consequentemente melhorando a memória. Anote aí: os peixes de água fria (salmão, sardinha). Apesar de ser muito menos badalada do que o salmão, a sardinha também é um peixe muito rico em ômega 3, gordura essencial que tem mostrado efeitos protetores à saúde cardiovascular. Além disso, tem a virtude de ser muito mais barata.[Saiba mais]) e a linhaça XLinhaçaA linhaça é a semente do linho, cujo cultivo, para a extração da fibra usada na fabricação de tecidos, perde-se no tempo. O uso culinário e medicinal das sementes não é menos ancestral.[Saiba mais] são as principais fontes de Ômega 3.
Há diversos outros alimentos que possuem nutrientes benéficos ao cérebro, especialmente aqueles ricos em vitaminas do Complexo B . Por exemplo: os cereais integrais, os vegetais de folhas verde-escuro (como brócolis
e espinafre), os feijões, os ovos, o leite e os seus derivados.
Já as vitaminasC, E e o selênio protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres e, por conta disso, são importantes para a boa manutenção do cérebro, órgão extremamente suscetível aos danos oxidativos.
Entre os alimentos ricos em vitamina C destacam-se as frutas cítricas (como a acerola, limãoou laranja), enquanto as principais fontes de vitamina E são as oleaginosas (amêndoas, nozes, amêndoa, avelã), o abacatee os óleos vegetais. Por sua vez, a castanha-do-brasil (antigamente chamada de castanha-do-pará) é a fonte alimentar mais rica em selênio.
Todos esses alimentos são importantes e contribuem para a sua saúde cerebral, porém não adianta consumi-los só de vez em quando . Eles precisam fazer parte de uma dieta rica, saudável e equilibrada. Desta forma é possível alcançar as quantidades necessárias dos nutrientes importantes para o funcionamento cerebral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário