OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Promessa de academia: Como não quebrar?

10 dicas para você não fugir da academia

10 dicas para não fugir da academia.
Acabaram as festas de fim de ano e começaram as promessas para perder aqueles "quilinhos" extras. A intenção é ótima, mas sabemos que levar essa promessa até o fim não é tão fácil quanto parece. De acordo com o estudo "Why people quit?", realizado em 1998 pela IHRSA (International Health, Racquet & Sportsclub Association), uma organização de academias americanas, 50% das pessoas que se propõem a se exercitar todos os dias não conseguem se manter motivadas nem por três meses de treinos.

Ir à academia acaba se tornando uma obrigação desagradável, mas algumas estratégias podem te proporcionar a disposição necessária para enfrentar a bicicleta ergométrica depois de um dia de ralação. Aí vão elas:
  1. Vá à academia regularmente. Pessoas que faltam muito à academia não conseguem o resultado esperado, acabam ficando desmotivadas e desistem alegando não conseguir o corpo que queriam. Também deixe de lado as expectativas equivocadas de conseguir o corpo de uma Panicat já no primeiro mês. Isso leva tempo e esforço.
  2. Vá devagar no início, até que o corpo se acostume. É aconselhável começar com pesos mais leves e séries curtas, para evitar dores musculares mais intensas. Lembre-se: elas serão inevitáveis nos primeiros dias. Se for necessário, experimente algum relaxante muscular depois dos exercícios.
  3. Tenha uma companhia para ir com você. De preferência alguém que seja mais frequente à academia para te dar aquele empurrãozinho, ou até mesmo para distrair.
  4. Trace metas. Isso é fundamental! Decida qual será seu peso ideal e determine o quanto de quilos você quer perder ou ganhar por mês para atingir esse objetivo. Para se motivar, presenteie-se toda vez que atingir sua meta, seja com aquele vestido que você namora na vitrine do shopping, ou um par de sapatos que queria há tempos...
  5. Tenha um personal trainer para te orientar durante os exercícios, pelo menos, de duas a três vezes por semana.

  6. Dê preferência a uma academia que seja perto da sua casa para evitar futuras desculpas por preguiça de ir tão longe. Escolha uma hora do dia em que você se sente mais disposta para fazer exercícios físicos. Muitas vezes o horário faz toda a diferença para te motivar a ir ou não. Verifique também se esse horário que escolheu se encaixa a todos os dias na sua agenda.

  7. Se o seu horário de malhar for depois do seu trabalho, não caia na armadilha de passar em casa antes. Antes de sair de casa, já leve com você uma mochila com garrafinha de água, toalha de rosto, roupa de ginástica e seu par de tênis, e saia do trabalho direto para a academia.
  8. Encontre alguma coisa que te faça querer ir sempre à academia, como fazer novos amigos por lá ou ter alguma paquera, por exemplo.
  9. Faça da academia uma necessidade básica. Tenha um horário específico para malhar para evitar ficar "empurrando com a barriga" para mais tarde e acabar não indo. Se necessário, deixe marcado na sua agenda esse compromisso.
  10. Vá até uma loja de roupas de ginástica e escolha aquela que mais te agrada, experimente cores alegres e bonitas, se arrume e se sinta linda. Isso irá te deixar (e muito!) empolgada para malhar. Se for se maquiar, cuidado para não carregar na maquiagem, pois além de ser inconveniente, pode borrar com o suor .Afinal, tem alguma coisa que nos deixa mais animadas do que estarmos bonitas?
Pode unir o útil ao agradável: paqueras na academia são mais uma motivação para não fugir aos treinos! (Foto:  …
O passo mais importante para conseguir ficar 100% de bem com o seu corpo é ter iniciativa e determinação. Não se deixe desanimar pelos números da balança nem se perca em coisas mais interessantes que a academia, como bares ou assistir novela. Obrigue-se a encontrar motivação para estar lá todos os dias, até que chegará uma hora que exercícios físicos se tornarão atividades agradáveis para você e para seu corpo.
"No início é tudo muito chato mesmo, mas não desistam. Quando você começar a perceber os resultados, não vai querer parar nunca!", aconsenha a personal trainer da Forma Academia, Beatriz Santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário