OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

OBESIDADE: EPIDEMIA MUNDIAL.

OBESIDADE: EPIDEMIA MUNDIAL.
A obesidade já chegou aos países em desenvolvimento. Em meio às tentativas de modernização da economia e de urbanização existe uma rápida modificação dos hábitos alimentares que eleva o consumo de gordura e açúcar e diminui a atividade física.
"A epidemia da obesidade em adultos diz respeito ao mundo inteiro, a nós (americanos), mas também à Ásia , África e América Latina, principalmente nas zonas urbanizadas ", afirmou Larry Atkinson, professor de medicina na Universidade de Wisconsin.
O problema afeta também vários países da América Latina, como México, onde 58% da população é muito gorda e 23%
obesa, a África do Norte e o Oriente Médio , especialmente Egito (35% da população .
A obesidade seria então um mal da modernidade?
Não , segundo ele. O melhor remédio é o mais simples: reduzir as porções , o consumo de gorduras e açúcares e deixar o carro.

O GOVERNO AMERICANO ESTÁ PREOCUPADO COM A OBESIDADE NO PAÍS.
Em maio passado o Governo americano enfatizou pela primeira vez a importância de exercícios físicos para a manutenção de uma vida saudável.
Numa publicação que trata sobre os tipos de alimentações recomendadas , a prática de esportes e uma alimentação rica em grãos , cereais, frutas e vegetais foram apontadas como os principais fatores para se ter saúde.
A secretária de Health and Human Services, Donna Shalala, atacou os produtos e programas que prometem a perda de grandes quantidades de peso em pouco tempo. "As pessoas têm que parar de apelar para esses produtos. Deveriam procurar perder peso lentamente e com o auxílio de uma boa alimentação e de exercícios, " declarou.
 OBESIDADE
BEBA BASTANTE LÍQUIDOS, como: água e sucos para eliminar os resíduos metabólicos.
COMA MODERADAMENTE:
- Carboidratos complexos como: massas, batatas, arroz , leguminosas e cereais integrais, para obter energia , vitaminas e fibras.
- Peixes e aves sem pele , para obter proteínas e minerais de alta qualidade.
- Laticínios com baixo teor de gorduras, para obter vitaminas e cálcio.
EVITE:
- Alimentos muito gordurosos ou muito ricos em calorias como: balas, bombons, massas, carnes gordurosas , álcool e batatas fritas.
A obesidade é provavelmente , um dos problemas de saúde mais comuns. Ser obeso significa estar , no mínimo 20% acima do peso ideal, tomando-se por base os parâmetros de altura , idade e estrutura corporal.
Alguns especialistas acreditam que não é só a quantidade de gordura , mas também sua distribuição que causa danos à saúde. Por exemplo: o excesso de gorduras abdominal tem sido associado a problemas mais sérios como o colesterol alto. Já a gordura dos quadris e das coxas não é tão perigosa. A razão é que o fígado coloca a gordura do abdômen em circulação na corrente sangüínea .
Poucas pessoas são realmente "gordas e felizes" . Como ser magro é muito valorizado em nossa cultura, as pessoas acima do peso normal com freqüência têm baixa auto-estima e são discriminadas no trabalho e na sociedade. É difícil para o gordo levar uma vida normal, pois a obesidade pode causar falhas na respiração , irritação na pele e dificuldades de movimentos.
Os adultos com excesso de peso enfrentam maior risco de morte prematura e de contrair doenças do coração , hipertensão , derrame cerebral, diabete e certos tipos de câncer. Outras conseqüências são danos às articulações , levando à osteoartrite e à incapacidade física, um círculo vicioso que causa restrição de movimentos e ganho de peso.
Superar a obesidade é difícil e pode ser frustrante . Ainda assim, jornais e revistas divulgam a constante busca por uma dieta rápida, segura e eficaz. Estima-se neste exato momento, que metade das mulheres e ¼ dos homens estejam em regime de emagrecimento. Nos EUA , mais de 30 bilhões de dólares são gastos anualmente em dietas.
CAUSAS DA OBESIDADE:
Na antigüidade, a maioria da população vivia no campo onde era necessária a ingestão de grandes quantidade de alimentos altamente calóricos para que pudessem ter energia suficiente para poderem plantar , colher , etc.... Hoje em dia , vivemos em cidades, trabalhamos em escritórios, onde nosso gasto energético é ínfimo, mas a alimentação continua a mesma em calorias. Conseqüência: engordar.
O modelo alimentar do homem e que foi seguido durante milhares de anos possibilitando a sobrevivência e a evolução da espécie humana, foi completamente modificado nos últimos anos. Os hábitos alimentares modernos com grandes quantidades de fast-food, pizzas, alimentos pré-cozidos, enlatados e muito calóricos, falta de exercícios entre outros , contribuem significativamente para o surgimento da obesidade em grande parte da população mundial.
Segundo estudos, 2% da população de obesos têm problemas glandulares, 8% possuem distúrbios do pâncreas, portanto são casos médicos. Porém os 90% restantes, são obesos devidos aos hábitos alimentares errados, sendo que a grande maioria - devido aos conflitos emocionais- come em excesso para compensar carências : afetivas, ansiedade, tensão, solidão, tédio , falta de lazer etc.
A sociedade moderna infelizmente faz da boa mesa uma fonte de prazer. Por isso come muito e o que é pior, não come os alimentos necessários e essenciais para o organismo.
As pessoas comem somente os alimentos que mais gostam e na maioria das vezes não são os melhores à saúde do organismo. Hoje comemora-se tudo com comida! Encontros, casamentos, aniversários, visitas, cinema, praias, passeios... em todas as situações o alimento não muito saudável está presente de forma marcante e infelizmente carregado de calorias e carboidratos (açúcar) que só fazem engordar.
As calorias ingeridas em excesso são armazenadas como gordura. Por razões ainda desconhecidas, mas que podem ter uma explicação genética, algumas pessoas engordam com mais facilidade que outras. Na verdade, pesquisadores descobriram recentemente um gene que parece provocar a obesidade. Os hormônios também podem ter alguma influência neste processo.
A maioria das pessoas engorda porque come em excesso e se exercita pouco. Há uma teoria que diz que cada um tem o seu peso ideal ajustado biologicamente , e que o organismo regula seu metabolismo em função disso sempre que essa pessoa come a mais ou a menos. Esta teoria pode ser válida, mas as pesquisas indicam que podemos mudar este ajuste de peso do organismo através de emagrecimento gradual e aumento da atividade física.
A obesidade pode parecer hereditária , mas a verdade é que pais que comem em excesso estimulam seus filhos a fazerem o mesmo. As células de gordura aparecem na infância e a mesma quantidade permanece no corpo por toda a vida. Entretanto , elas aumentam ou diminuem conforme a quantidade de gordura a ser armazenada . Por isso, uma pessoa que foi obesa na infância pode armazenar gordura mais rapidamente que uma pessoa magra desde pequena.
Como o metabolismo fica lento com a idade , algumas pessoas engordam quando chegam à meia-idade. As pessoas mais velhas também são menos ativas ; em ambos os casos , a necessidade de calorias diminui com a idade e a ingestão de alimentos deve levar esses fatores em consideração.
OBS: A obesidade nada mais é do que energia não gasta, portanto seja ativo e gaste toda energia adquirida através da alimentação , caso contrário poderá engordar.
PARA PENSAR:
OBS: AS PESSOAS MAGRAS COMEM O QUE PRECISAM, ENQUANTO AS PESSOAS GORDAS COMEM O QUE QUEREM.- Do livro: Dietas não funcionam. Autor Covert Bailey
CONTROLE DA OBESIDADE:
O maior desafio não é perder peso, mas mantê-lo. A maioria das pessoas recupera todo o peso perdido num prazo que varia entre um e cinco anos. A única forma eficaz de perder peso é uma combinação de exercícios e reeducação alimentar( mudança de hábitos alimentares).
Entretanto , qualquer pessoa que esteja no mínimo 20% acima de seu peso ideal, deverá consultar um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios ou dieta restritiva.
Dietas muito baixas em calorias causam o chamado efeito iôiô : a pessoa perde peso e rapidamente recupera tudo o que perdeu ( ou até mais ) . Os quilos a mais são ainda mais difíceis de perder.
Uma alimentação balanceada que fornece cerca de 1.500 calorias por dia para mulheres e 2.000 para os homens é saudável. Combinada com um programa de exercícios moderados, ela deve propiciar uma perda semanal de ½ a 1 kg. Como o objetivo é encontrar uma alimentação com a qual você vai conviver para manter o peso, é melhor cortar as calorias gradualmente , ingerindo quantidades moderadas de carnes magras , e outros alimentos ricos em proteínas , massas a base de amido, além de muitos vegetais e frutas.
O leite desnatado e outros laticínios de baixo teor de gordura, fornecem o cálcio necessário e os demais nutrientes.
Nenhum alimento está totalmente proibido. Mas o álcool , as sobremesas muito doces, os alimentos muito gordurosos e o sal em excesso, devem ser evitados. A perda de peso acaba compensando o desejo pelos alimentos problemáticos . Um nutricionista pode ajudá-lo a iniciar uma alimentação balanceada e monitorar seu progresso até que você seja capaz de fazê-lo sozinho.
Finalmente as pessoas que têm conflitos emocionais (e por isso comem em excesso para compensar suas carências afetivas:ansiedade, tensão , tédio, solidão e tantos outros) deverão aprender a lidar com estes fatores, superá-los e assim não fazer da comida uma válvula de escape para seus problemas do cotidiano.
LEMBRE-SE: As pessoas precisam comer para viver e não viver para comer .

RISCOS DA OBESIDADE.
- Um obeso vive em média de quatro a seis anos menos do que uma pessoa de peso normal.
- O risco de sofrer de hipertensão é três vezes maior em adultos com sobrepeso.
- Mulheres obesas apresentam um risco 3,5 vezes maior de desenvolver doenças cardiovasculares.
- A probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 é três vezes maior em indivíduos obesos.
- Pessoas obesas com diabetes tipo 2 têm uma expectativa de vida 35% menor do que as não obesas com o mesmo tipo de doença.
- Homens que estão acima do peso apresentam praticamente o dobro do risco de morte por derrame.
- O risco de morte por câncer é 33% maior em homens e 55% maior em mulheres com obesidade mórbida

AS FASES DE MAIOR PERIGO
A probabilidade de ganhar peso, é maior em alguns períodos da vida . São eles:
Pré-escolar - Nessa etapa , as crianças são apresentadas a outras crianças. É a fase de socialização , quando elas muitas vezes adotam comportamentos e hábitos alimentares que induzem à obesidade.
Adolescência - Além das alterações hormonais , é a fase de independência . O adolescente passa a ter mais autonomia sobre suas decisões e, invariavelmente , isso se reflete em mudanças nos hábitos alimentares.
Distúrbios alimentares são a terceira causa de doenças entre garotas adolescentes nos Estados Unidos, de acordo com um relatório da Associação Médica Americana. Os mais comuns são a anorexia e a bulimia.
Gravidez. As causas são físicas . Durante esse período , muitas vezes a mulher engorda mais do que o recomendado e não consegue voltar ao peso normal.
Quanto mais quilos adquirir , maior é a dificuldade de perdê-los.
Menopausa . A queda do estrógeno, o hormônio feminino, desacelera o metabolismo e favorece o ganho de peso. Fonte: Organização Mundial de Saúde.

OBESIDADE INFANTIL:
A obesidade na infância e na adolescência tem um papel determinante na incidência e hipertensão (pressão alta) durante a vida adulta. Essa é uma das conclusões obtidas após o Serão de Pediatria da Sociedade do Estado do Rio de Janeiro (Soperg) realizado para discutir o tema "Nutrição Infantil". Segundo os médicos , é necessário interferir nos hábitos alimentares da família, que, por conseqüência , vão influenciar nos hábitos do adolescente e do adulto.
Através da boa alimentação é possível prevenir desde a infância doenças como câncer , osteoporose, hipertensão e arteriosclerose. Já está comprovado que uma dieta rica em cálcio para adolescentes pode ajudar na prevenção da osteoporose da mulher na fase adulta. De acordo com os médicos, crianças filhas de pais hipertensos devem receber quantidades menores de sal na alimentação Além disso, devem ser estimuladas a praticar hábitos alimentares saudáveis.
Os pais estão enganados quando incentivam seus filhos gorduchos a encherem o prato, acreditando que eles têm uma ótima saúde. Os bochechudos podem ter precocemente problemas de gente grande ligados à obesidade.
Hoje segundo estudos, 30% das crianças estão acima do peso. Segundo a ABESO, os números triplicaram em 15 anos, pois os hábitos saudáveis estão sendo deixados de lado.
As crianças crescem apresentando problemas de diabetes, hipertensão, desvios ortopédicos e colesterol alto.
Os tempos modernos serviram para agravar o quadro; as brincadeiras agitadas, de subir em árvores, jogar futebol , soltar pipas, correr, deram lugar a horas em frente a TV ou ao videogame. Além disso, o apelo das comidas fast food é muito forte, haja vista a concentração de crianças e adolescentes nas praças de alimentação dos grandes Shoppings Centers.
Para evitar que a meninada fora de forma de hoje seja o adulto obeso de amanhã , os pais devem desde cedo incentivar os bons hábitos alimentares , sempre procurando ter em casa alimentos saudáveis como frutas , sucos naturais e se possível deixar as crianças longe dos doces e comidas muito gordurosas. ).
Segundo um estudo do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, um terço dos adultos obesos começou a ter problemas ainda na infância. E mais de 98% das crianças são obesas por excesso de alimentação; incluindo aí doces , refrigerantes e comidas com excesso de gorduras principalmente fast food, além é claro de falta de exercícios (vida sedentária.).Apenas 2% das causas de obesidade têm origens genéticas e hormonais. Dietas baseadas nesse tipo de alimentação pode levar a pressão alta e entupimento de artérias no futuro e riscos de doenças cardíacas.
Atitudes dos adolescentes: Há um senso de invencibilidade entre os adolescentes, eles acham que podem comer o que quiseram. As conseqüências destes maus hábitos alimentares virão no futuro em forma de doenças.
Um estudo americano , aponta que os pneus na cintura são uma ameaça maior que os braços e pernas rechonchudos nas crianças obesas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, uma em cada seis crianças brasileiras de até l0 anos de idade é obesa. Um dos motivos é o péssimo hábito de se alimentar à base de lanches gordurosos, biscoitos, doces e refrigerantes. Se o seu filho está com excesso de peso, leve-o ao médico e fique atenta à alimentação dele.

CONTRA OBESIDADE INFANTIL: (Tome algumas medidas):
1-Escolha exercícios divertidos e faça que pratique pelo menos um esporte, mas deixe que a criança diga o que quer praticar.
2-Corte os refrigerantes- Uma lata deles por dia resulta em mais de 1.000 calorias por semana.
3-Em vez de oferecer aqueles salgados de saquinhos , experimente fazer pipocas sem gorduras no microondas.
4-Peça ajuda na cozinha. A criança se sente mais animada a devorar uma salada quando ela mesma brincou de mestre-cuca ajudando a preparar um jantar leve (sopa).
Os pais devem dar o exemplo através dos bons hábitos alimentares, não comendo alimentos gordurosos , doces e refrigerantes na presença das crianças. Devem incentivar os filhos a comerem frutas ,tomarem sucos naturais e fazerem exercícios/esportes.
Lembre-se . São os pais que fazem supermercado e portanto põem os alimentos à mesa. Por isso sua responsabilidade é grande na formação dos bons hábitos alimentares das crianças.
OBS: Pais obesos, filhos obesos.
Conclusão: Os filhos sempre seguem os hábitos alimentares de seus pais . Pense nisso na hora de escolher os alimentos de sua família.
Ser gordo ou magro é uma escolha, faça sua opção pelo peso ideal.
Homens: 50 quilos para os primeiros 1,50 ( um metro e cinqüenta centímetros mais 2,7 quilos para cada 2,5 centímetros adicionais (é recomendável 10% abaixo do peso ideal.
Mulheres: 45quilos para os primeiros 1,50 ( um metro e cinqüenta centímetros) mais 2,5 quilos para 2,5 centímetros adicionais ( é recomendável 10% abaixo do peso ideal.).

ÍNDICE DE MASSA CORPORAL( ICM)
Este índice pode ser obtido dividindo-se o peso corporal pelo quadrado da altura em metros.
Por exemplo: uma pessoa que pese 67 Kg e meça 1,64 m , tem um IMC de 24,9 Kg/m2. ( 67 dividido pelo quadrado de 1,64 ).
Resultados: de 20 a 25 a pessoa está com peso ideal
De 25 a 30 a pessoa está acima do peso.
DE 30 a 35 a pessoa está com obesidade leve.
DE 35 a 40 a pessoa está com obesidade moderada
Acima de 40 a pessoa está com obesidade mórbida.
COMENTÁRIOS SOBRE OS RESULTADOS:
IMC inferior a 20  -ZONA DE ALERTA: Pele e osso - ela se acha linda; ele, no melhor de sua forma. Cuidado, porém . Magreza excessiva pode ser sinal de doença.
ICM  entre 20 e 25 .ZONA DE SEGURANÇA: Alguns homens e mulheres com esse ICM podem até achar que estão gordos . Trata-se , porém , de uma questão meramente estética. Do ponto de vista da saúde, a gordura aqui não oferece riscos.
ICM superior a 30. ZONA DE RISCO. Abarca gordos e obesos.A perda de peso não só é necessária como urgente.
IMPORTANTE:
Além de verificar se você está dentro da faixa de "peso saudável", é necessário examinar como a gordura se distribui pelo corpo. Para isso, basta fazer uma conta que estabelece a proporção entre cintura e quadril. 
O acúmulo de tecido adiposo no abdome é uma ameaça à saúde do coração. A partir de sua silhueta, veja como calcular a sua predisposição às doenças cardiovasculares.
CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA ( em cm)  dividido
CIRCUNFERÊNCIA DO QUADRIL (em cm)  igual: Se o resultado for 1(um) ou  mais para os homens ou o,8 ou mais para as mulheres , é melhor redobrar a atenção com a balança. 
  
MANEIRA SIMPLES PARA SABER SEU PESO IDEAL: Igual a sua altura já está muito bom. Por exemplo: se você tem 1,70 m  de altura , 70 kg é um  bom peso.   
sintomas de excesso de peso.
Peso corporal superior a 20% do ideal recomendado.
O excesso de peso afeta o nível de energia e a capacidade de desempenhar as rotinas diárias.
Cansaço e/ ou falta de ar durante as atividades normais.
QUANDO PROCURAR O MEDICO.
- Se você tiver um súbito aumento de peso.
- Se o ganho de peso for decorrente do uso de medicamentos.
- Se você precisar de ajuda para mudar seus hábitos de exercícios ou de alimentação.
- Se você não conseguir perder peso, mesmo com exercícios e redução de calorias.
- LEMBRETE: Se você tem algum problema de saúde, converse com seu médico antes de seguir qualquer dieta, principalmente as dietas que exclui algum grupo alimentar.

VOCÊ SABIA?
Ver TV tem relação direta com o início de obesidade. Quanto mais tempo você passa vendo TV, maior o grau de ganho de peso.  

PARA PENSAR
      "SE VOCÊ CONHECE O INIMIGO E CONHECE A SI MESMO, NÃO PRECISA TEMER O RESULTADO DE CEM BATALHAS.
        SE VOCÊ SE CONHECE, MAS NÃO CONHECE O INIMIGO, PARA CADA VITÓRIA GANHA SOFRERÁ , TAMBÉM UMA DERROTA.
        SE VOCÊ NÃO CONHECE NEM O INIMIGO NEM A SI MESMO, PERDERÁ TODAS AS BATALHAS" ( Do livro: A arte da guerra).
Portanto procure conhecer as causas do  excesso de peso  e a si mesmo, pois do contrário não poderá vencer a batalha contra a obesidade.  Durval.
A SAÚDE DEPENDE MAIS DE PRECAUÇÕES QUE DOS MÉDICOS.  (Bossuet -escritor francês.)
"O SUCESSO SÓ SE MANTÉM QUANDO VEM AOS POUCOS ( ROLIM AMARO)
PROCURE PERDER PESO GRADUALMENTE".

Nenhum comentário:

Postar um comentário