OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pesquisa mostra que Brasil já ultrapassou os EUA em relação à porcentagem de crianças com sobrepeso

Pesquisa mostra que Brasil já ultrapassou os EUA em relação à porcentagem de crianças com sobrepeso

Ao contrário do que muita gente pensa, criança fofinha não é sinônimo de criança saudável
Ao contrário do que muita gente pensa, criança fofinha não é sinônimo de criança saudável
Uma pesquisa coordenada pelo pediatra Mauro Fisberg da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontou que 22% das crianças com idades entre dois e cinco anos estão com sobrepeso – porcentagem maior do que a do país mais gordo do mundo, os Estados Unidos - e 6% já estão mais de 15% acima do peso, ou seja, estão obesas.
A obesidade é fator de risco para várias doenças, como diabetes tipo 2 e hipertensão. Além disso, a criança gordinha pode ser alvo de piadas e brincadeiras de mau gosto dos colegas. O pior é que, em muitos casos, o problema de excesso de peso demora a ser solucionado e isso eleva os riscos de complicações na vida adulta. De acordo com uma matéria da Revista Veja, de cada 100 meninos e meninas com obesidade aos dez anos, 80% se tornam um adulto obeso.
Por isso, quanto antes os pequenos adquirirem rotinas alimentares saudáveis, melhor para o seu crescimento e desenvolvimento. Os pais têm grande responsabilidade sobre isso, pois são quem geralmente decide o que os filhos vão comer e em quem os pequenos mais se espelham. A educação recebida e o meio em que se vive exercem grande influência na formação dos hábitos alimentares.
Portanto, é importante tentar identificar dentro de casa o que pode estar afetando de maneira negativa a incorporação de um comportamento saudável à mesa. Um hábito muito comum é querer que a criança coma alimentos nutritivos, enquanto os adultos estão consumindo lanches ou ainda colocar guloseimas longe do alcance da garotada, mas ao alcance dos olhos – o que pode atiçar ainda mais a vontade.

Fonte: Revista Veja (30 de junho de 2010, edição 2171), Guia Veja de Medicina e Saúde; v. 15, revista Vida Simples (julho 2010, edição 94).

http://www.unimednne.com.br/noticia/51/Pesquisa-mostra-que-Brasil-ja-ultrapassou-os-EUA-em-relacao-a-porcentagem-de-criancas-com-sobrepeso.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário