OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 4 de setembro de 2011

7 formas fáceis de perder 8 quilos num ano

Sabia que pode evitar calorias sem perder o sabor? Comece já! Perder alguns quilos pode parecer uma tarefa de grande esforço, mas não tem de ser. É simples: substitua! Se substituir algumas comidas por outras, pode ser a solução mais fácil para emagrecer. Para perder 1 kg terá de eliminar 6.000 calorias, quer seja através de exercício físico, quer seja cortando na ingestão de alimentos. Se seguir alguns dos passos a seguir, pode fazer as contas para saber quanto peso pode perder em apenas um ano. Pequenas mudanças podem criar grandes efeitos.

1. Elimine o cone do gelado

Um pequeno passo: em vez de deixar de comer gelado, opte por comer gelado sem ser no cone, desta forma evita consumir 23 calorias. Idealmente, deve preferir gelados de fruta, mas se substituir o gelado comum por gelado de iogurte, evitará 156 calorias em 2 bolas de gelado.
Fazendo as contas: se por semana evitar comer 1 cone de gelado, evitará o consumo de 1.196 calorias num ano; e se optar por iogurte gelado, conseguirá evitar a ingestão de 8.122 calorias!
Total: mais de 1,3 quilos.

2. Mude o mimo doce

Por vezes necessitamos de um mimo doce, mas não temos de consumir uma grande quantidade, basta sentir o sabor. Dois quadrados de chocolate negro com 70% de cacau têm apenas 106 calorias. O chocolate negro é benéfico ao coração devido aos seus antioxidantes. Mas se optar por uma fatia de bolo de chocolate ingerirá 490 calorias.
Fazendo as contas: ao fazer esta mudança 1 vez por semana, conseguirá evitar 20.000 calorias por ano.
Total: 3 quilos.

3. Escolha salada com molho certo

Pense duas vezes antes de ingerir uma salada. Isto porque se optar por 2 colheres de sopa de molho vinagreta em vez de um molho de maionese conseguirá evitar ingerir 125 calorias.
Fazendo as contas: se pelo menos 1 vez por semana substituir o molho da salada, conseguirá evitar ingerir 6.500 calorias por ano.
Total: quase 1 quilo.

4. Faça você mesmo

A maioria dos bolos de pastelaria ou de supermercado são um grande inimigo da dieta. Um queque de 100 gramas tem cerca de 250 calorias, enquanto que uma fatia de bolo caseiro simples como pão de banana tem quase metade, cerca 125.
Fazendo as contas: se uma vez por semana optar por bolo caseiro em vez de bolos de pastelaria, conseguirá evitar cerca de 6.500 calorias por ano.
Total: cerca de 1 quilo.

5. Opte por limão sempre ao natural

Um copo alto com cerca de 500 ml de refrigerante de limão tem cerca de 220 calorias. Poupe calorias e dinheiro ao preparar a sua própria água com limão. Esprema o sumo de um limão (excelente para dar 1/3 da vitamina C necessária por dia) e adicione um pouco de mel a uma garrafa de água para um toque doce, e leve consigo. Se preferir um toque de bolhinhas, pode optar por água com gás natural.
Fazendo as contas: ao optar por uma limonada caseira em vez de refrigerante uma vez por semana, conseguirá evitar a ingestão de 10.816 calorias por ano.
Total: cerca de 1,5 quilos.

6. O melhor é o molho vermelho

O molho de natas é delicioso, mas como é feito à base de gordura animal significa 180 calorias por ½ chávena. Troque o molho branco por molho de tomate e junte alguns vegetais salteados, podendo até colocar um pouco de parmesão ralado por cima. Evitará a ingestão de 100 calorias.
Fazendo as contas: se mudar este molho uma vez por semana evitará a ingestão de 5.200 calorias por ano.
Total: 1,2 quilos.

7. Molhos mas leves

Misture ¼ de chávena de iogurte magro nas saldas de batata e saladas frias em vez de maionese; quase não sentirá a diferença e conseguirá evitar 73 calorias.
Fazendo as contas: ao fazer esta substituição 1 vez por semana evitará 3.700 calorias por ano.
Total: mais de 0,5 quilos.
http://aminhadieta.com/artigos/7-formas-faceis-perder-8-quilos-ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário