OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 4 de setembro de 2011

PENSE COMO MAGRA E DÊ ADEUS À GORDURA

PENSE COMO MAGRA

22:20
PENSE COMO MAGRA E DÊ ADEUS À GORDURA
Você faz um enorme esforço, perde alguns quilos e fica toda empolgada com o resultado. Depois de algum tempo, porém, a força de vontade diminui e, quando vê, seu corpo já recuperou todo o peso de volta.
Se isso lhe pareceu familiar, provavelmente você faz parte do grupo de pessoas que emagrecem o corpo, mas que continuam pensando como gordos. "A única forma de conseguir resultados permanentes é passar a pensar como uma pessoa magra", afirma a nutricionista Teresa Labanca, do Hospital Balbino, no Rio de Janeiro. Ou seja, para chegar lá, é preciso adquirir novos hábitos e ter atitudes de quem está de bem com seu corpo, como:
Não pule refeições

O primeiro mandamento para quem busca o peso ideal é alimentar-se regularmente: no mínimo quatro refeições por dia. Os horários não precisam ser obedecidos à risca, mas não fique mais de quatro horas sem comer. "Quando você fica em jejum, o seu organismo libera substâncias de estresse. Essa é a principal razão para aumentar a compulsão alimentar", diz Teresa.

Apague os pensamentos gordos

Na próxima refeição, tente separar o que é fome e o que é gula. "Durante o almoço, antes de terminar o prato, faça uma pausa de 3 minutos. Se sentir vontade de comer, possivelmente é fome. Mas se achar está satisfeita, é gula", explica Fernanda Pisciolaro, nutricionista e membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, ABESO.
Tenha um diário

É comum ouvir pessoas que estão de dieta dizerem: "Não sei por que não emagreço, eu só almocei salada". Muitas delas se esquecem de mencionar o cafezinho depois do almoço. Por isso, a melhor maneira de identificar os próprios deslizes e, conseqüentemente, corrigi-los, é anotando no papel tudo o que você come ao longo do dia

Treine o autocontrole
Basta um aniversário na família para que toda a sua dedicação alimentar vá por água abaixo. "Você não precisa passar vontade, mas precisa ter autocontrole", afirma Fernanda. "Em vez de comer no automático, faça planos do que vai comer: 1 lanche, 5 salgadinhos e 2 brigadeiros, por exemplo", ensina a nutricionista

Espere 10 minutos antes de beliscar

"Quando der vontade de atacar a despensa, tome 2 copos de água gelada ou chá quente. Depois, distraia-se com outra atividade. A compulsão alimentar dura em média 8 minutos", afirma Fernanda. Uma segunda dica é tomar 1 copo de água morna com 1 colher (chá) de mel e gotas de limão

Seja preguiçosa(o) com o garfo

"O tempo ideal para uma boa refeição é, no mínimo, 25 minutos", ensina Fernanda. Para diminuir o ritmo, crie o hábito de mastigar lentamente, pousando os talheres entre as garfadas. Não tenha pressa; saboreie o alimento.

Está na hora de agir como quem quer emagrecer e se livrar de uma vez por todas dos quilos extras.
http://tiadetediadia.blogspot.com/2008/07/pense-magra.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário