OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 4 de setembro de 2011

Entenda e melhore seu intestino

É sabido que a constipação intestinal atinge a maioria das pessoas causando, principalmente, intenso desconforto. Este sintoma consiste na alteração do trânsito intestinal, caracterizada por diminuição do número de evacuações, com fezes endurecidas e esforço à defecação.

As causas mais comuns para a constipação intestinal estão associadas a vida moderna como: o consumo aumentado de fast-foods, falta de horários regulares para as refeições, falta de exercícios físicos. Além disto, a constipação pode estar associada a algumas doenças (neuropatias, hemorróidas, câncer e outras doenças intestinais) e ao uso de alguns medicamentos.

Para o tratamento da prisão de ventre, a alimentação saudável é a melhor opção. Evite o uso de laxantes, pois estes medicamentos acabam “viciando” a mucosa intestinal e o aumento da quantidade será necessária, criando um clico vicioso e muito ruim. Além disso, existem os efeitos colaterais que devem ser considerados.

Incorpore ao seu dia-a-dia estes 10 hábitos saudáveis que lhe ajudarão ao combate da prisão de ventre:


1. Inclua fibras na sua alimentação consumindo maior quantidade de verduras, legumes e frutas. De preferência, consuma estes alimentos crus e com casca, se possível. Tome sempre cuidado na higienização destes alimentos.

2. Tomar sucos naturais, ou seja, da própria fruta pode ser uma boa opção. Lembre-se que estes sucos não devem ser coados e deve-se evitar adicionar açúcar refinado, pois estes podem provocar ainda mais o sintoma.

3. Substitua os alimentos refinados pelos integrais. Assim, prefira o pão integral ao branco, o arroz integral ao refinado. Pequenas trocam trazem excelentes resultados.

4. Consuma bastante água ao longo do dia. O ideal é consumir de 10 a 12 copos por dia, pois o consumo de água ajuda a manter hidratada a mucosa intestinal.

5.
Faça de 6 a 7 refeições por dia, diminuindo a quantidade consumida em cada refeição. Este hábito simples estimula o intestinal e melhora a constipação.

6. Pratique atividade física regularmente. O fortalecimento dos músculos, principalmente os da região abdominal, facilita o trabalho intestinal.

7. Mastigue bem os alimentos. Não transfira para o intestino o trabalho que deve ser feito pela boca. Se isto acontecer, o trabalho do intestino não será bem feito, prejudicando a evacuação.

8. Estabeleça horário para ir ao banheiro. Fazendo desta maneira, você estará educando seu intestino a funcionar melhor e no horário certo.

9. Alguns cereais auxiliam muito ao combate da prisão de ventre. Podemos citar a aveia, o trigo integral, farelo de trigo, milho, entre outras. Adicionar estes alimentos ao iogurte é uma boa opção para os que querem melhorar o funcionamento do intestino.

10. Evite alguns alimentos como chocolates, chás escuros, carne vermelha, queijos, açúcar, pão branco, refrigerantes, goiaba, jabuticaba, caqui e brócolis. Estas recomendações não substituem a orientação dietoterápica individual, ou seja, aquela que considera alguns hábitos de vida individuais importantes na melhora da constipação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário